VEJAM a DESCRIMINAÇÃO....comparem com a obra concluída e não inaugurada da Variante à EN 222, que “ encravou “ na ZI das Lavagueiras e custou 54 milhões de euros por 9,4 kms ...
Ligação rodoviária à Ermida apresentada pelo Governo
dez anos após a inauguração da ponte
O Governo e a Estradas de Portugal apresentam na próxima Sexta-feira, em Baião, o traçado definitivo da Via Rápida Baião/Ponte da Ermida, sessão que acontece no dia que se cumprem dez anos após a abertura daquela travessia sobre o Douro, mas continua a esquecer e a ignorar as reivindicações da autarquia paivense, ao não avançar com o IC 35 entre Castelo de Paiva e Penafiel e a conclusão da Variante à EN 222, no troço de ligação entre Covide - Canedo.
A apresentação do traçado da via, que ainda não tem data de lançamento do concurso apesar de há um ano o Secretário de Estado ter prometido o arranque das obras ainda em 2008, vai ter lugar às 11:30 no salão nobre da Câmara de Baião.
dez anos após a inauguração da ponte
O Governo e a Estradas de Portugal apresentam na próxima Sexta-feira, em Baião, o traçado definitivo da Via Rápida Baião/Ponte da Ermida, sessão que acontece no dia que se cumprem dez anos após a abertura daquela travessia sobre o Douro, mas continua a esquecer e a ignorar as reivindicações da autarquia paivense, ao não avançar com o IC 35 entre Castelo de Paiva e Penafiel e a conclusão da Variante à EN 222, no troço de ligação entre Covide - Canedo.
A apresentação do traçado da via, que ainda não tem data de lançamento do concurso apesar de há um ano o Secretário de Estado ter prometido o arranque das obras ainda em 2008, vai ter lugar às 11:30 no salão nobre da Câmara de Baião.
A nova estrada, prolongamento da variante à EN 321 – entre a vila de Baião e a auto-estrada A4, através da variante à EN 211, que também serve Marco de Canaveses – tem cerca de dez quilómetros e um custo estimado de 25 milhões de euros.
"Com a apresentação do traçado da ligação Baião/Ermida cumpre-se o compromisso do Secretário de Estado das Obras Públicas, do ministro Mário Lino [titular da pasta] e do primeiro-ministro", disse ao
Marão Online, o presidente da câmara de Baião, José Luís Carneiro.
O autarca de Baião salientou, ainda, que a ligação rodoviária entre Baião e Resende "é um elemento importante na construção da coesão entre o Baixo Tâmega e o Douro Sul".
Para que esta coesão fique concluída será necessário que o Governo acelere a construção da ligação entre Soalhães (EN 321) e Cinfães, empreitada que deverá ser dividida em dois lanços, o primeiro até à EN 108, com ligação pela barragem do Carrapatelo e posteriormente com a construção de uma ponte sobre o rio Douro.
Os dois municípios do Douro Sul integram a NUT Tâmega, passando a parceiros de facto com os vizinhos da margem Norte do Douro, após a extinção das comunidades urbanas e das actuais associações de municípios, estruturas associativas que vão fundir-se numa única associação territorial com 12 municípios e mais de meio milhão de habitantes.
Jorge Sampaio inaugurou
a ponte da Ermida em 1998
A ponte da Ermida, com 430 metros de extensão e 72 metros acima do nível do rio Douro, abriu ao trânsito a 04 de Julho de 1998 para satisfação das populações de Resende e de Baião, que receberam numa grande festa o ex-Presidente da República Jorge Sampaio.
A ponte, que estabelece a ligação entre as estradas nacionais 108 (margem direita) e 222 (margem esquerda), custou cerca de três milhões de euros, tendo sido comparticipada pelo programa comunitário Feder.
As duas câmaras municipais também contribuíram para o pagamento da obra.
Uma obra com quase um ano de atraso
A ligação Baião/Ermida já regista quase um ano de atraso relativamente às previsões optimistas do Governo, que continua a ignorar o IC 35 entre Castelo de Paiva e Penafiel e a conclusão da Variante à EN 222 em Castelo de Paiva, cujo troço entre Cruz da Carreira e Pedorido, com 9,4 km e um custo acima dos 50 milhões de euros, está em funcionamento sem ter sido sequer inaugurado, e sem ter seguimento na zona da Póvoa, no limite sul do concelho.
Recorde-se que a construção do IC 35, estabelecendo uma ligação rápida entre a A4 em Penafiel e a A25 no Nó de Talhadas, servindo os concelhos de
Castelo de Paiva, Arouca, Vale de Cambra e Sever do Vouga, foi um compromisso do Governo do Engenheiro António Guterres, sendo de realçar, também, que existe um compromisso assumido na visita efectuada ao município de Castelo de Paiva, por parte do Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, em Dezembro de 2005, que até hoje continua a ignorar a necessidade urgente desta ligação rodoviária, fundamental para o desenvolvimento desta região do extremo norte do distrito de Aveiro.
Segundo o Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, que inaugurou em Março de 2007 melhoramentos na EN(R)-108, o projecto entre Baião e a Ermida devia arrancar no terreno ainda este ano, mas vamos acelerar todo o processo.
"A nossa previsão é que os estudos se concluam este ano [2007], seja lançado o concurso público nos finais deste ano ou início do próximo ano e a empreitada seja adjudicada durante 2008, iniciando-se as obras nesse mesmo ano", disse na altura Paulo Campos.
O Secretário de Estado não se comprometeu, porém, com outras duas obras que contribuem para a coesão regional da NUT Tâmega – uma das zonas mais deprimidas do país –, nomeadamente a ligação Quintã (Soalhães)-Mosteirô (EN 211), em fase de conclusão do projecto, e com a ligação da Pala a Cinfães (EN 222), que inclui a construção de uma nova ponte sobre o Rio Douro.
Carlos Oliveira
"Com a apresentação do traçado da ligação Baião/Ermida cumpre-se o compromisso do Secretário de Estado das Obras Públicas, do ministro Mário Lino [titular da pasta] e do primeiro-ministro", disse ao
Marão Online, o presidente da câmara de Baião, José Luís Carneiro.
O autarca de Baião salientou, ainda, que a ligação rodoviária entre Baião e Resende "é um elemento importante na construção da coesão entre o Baixo Tâmega e o Douro Sul".
Para que esta coesão fique concluída será necessário que o Governo acelere a construção da ligação entre Soalhães (EN 321) e Cinfães, empreitada que deverá ser dividida em dois lanços, o primeiro até à EN 108, com ligação pela barragem do Carrapatelo e posteriormente com a construção de uma ponte sobre o rio Douro.
Os dois municípios do Douro Sul integram a NUT Tâmega, passando a parceiros de facto com os vizinhos da margem Norte do Douro, após a extinção das comunidades urbanas e das actuais associações de municípios, estruturas associativas que vão fundir-se numa única associação territorial com 12 municípios e mais de meio milhão de habitantes.
Jorge Sampaio inaugurou
a ponte da Ermida em 1998
A ponte da Ermida, com 430 metros de extensão e 72 metros acima do nível do rio Douro, abriu ao trânsito a 04 de Julho de 1998 para satisfação das populações de Resende e de Baião, que receberam numa grande festa o ex-Presidente da República Jorge Sampaio.
A ponte, que estabelece a ligação entre as estradas nacionais 108 (margem direita) e 222 (margem esquerda), custou cerca de três milhões de euros, tendo sido comparticipada pelo programa comunitário Feder.
As duas câmaras municipais também contribuíram para o pagamento da obra.
Uma obra com quase um ano de atraso
A ligação Baião/Ermida já regista quase um ano de atraso relativamente às previsões optimistas do Governo, que continua a ignorar o IC 35 entre Castelo de Paiva e Penafiel e a conclusão da Variante à EN 222 em Castelo de Paiva, cujo troço entre Cruz da Carreira e Pedorido, com 9,4 km e um custo acima dos 50 milhões de euros, está em funcionamento sem ter sido sequer inaugurado, e sem ter seguimento na zona da Póvoa, no limite sul do concelho.
Recorde-se que a construção do IC 35, estabelecendo uma ligação rápida entre a A4 em Penafiel e a A25 no Nó de Talhadas, servindo os concelhos de
Castelo de Paiva, Arouca, Vale de Cambra e Sever do Vouga, foi um compromisso do Governo do Engenheiro António Guterres, sendo de realçar, também, que existe um compromisso assumido na visita efectuada ao município de Castelo de Paiva, por parte do Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, em Dezembro de 2005, que até hoje continua a ignorar a necessidade urgente desta ligação rodoviária, fundamental para o desenvolvimento desta região do extremo norte do distrito de Aveiro.
Segundo o Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, que inaugurou em Março de 2007 melhoramentos na EN(R)-108, o projecto entre Baião e a Ermida devia arrancar no terreno ainda este ano, mas vamos acelerar todo o processo.
"A nossa previsão é que os estudos se concluam este ano [2007], seja lançado o concurso público nos finais deste ano ou início do próximo ano e a empreitada seja adjudicada durante 2008, iniciando-se as obras nesse mesmo ano", disse na altura Paulo Campos.
O Secretário de Estado não se comprometeu, porém, com outras duas obras que contribuem para a coesão regional da NUT Tâmega – uma das zonas mais deprimidas do país –, nomeadamente a ligação Quintã (Soalhães)-Mosteirô (EN 211), em fase de conclusão do projecto, e com a ligação da Pala a Cinfães (EN 222), que inclui a construção de uma nova ponte sobre o Rio Douro.
Carlos Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário