Valorização do concelho passa pelos Percursos “ Viver Payva Douro “
CASTELO DE PAIVA MARCA PRESENÇA NO “PORTO WELCOME CENTER”
*Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa em destaque
O município de Castelo de Paiva está marcar presença na campanha promocional “Tâmega e Sousa enogastronómico” que a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), está a dinamizar desde 23 a 25 de Março, na loja interactiva Porto Welcome Center, localizada na Praça das Cardosas, no Porto, uma iniciativa que contou hoje com a presença do edil paivense Gonçalo Rocha, que esteve em contacto com diversos visitantes neste espaço de promoção.
Na participação de Castelo de Paiva nesta acção no Porto Welcome Center destaca-se a forte divulgação do I Festival da Lampreia de Castelo de Paiva e a degustação de iguarias gastronómicas e doçaria tradicional, com especial enfoque para a apresentação da Casa de Payva, com a realização de degustação de produtos regionais e provas de vinhos verdes e licores, para além de outras formas de divulgação dos grandes eventos que o município tem programados para este Verão e para as potencialidades turísticas do concelho, nomeadamente o potencial da frente ribeirinha que o concelho apresenta em relação ao Rio Douro e que em breve terá uma valorização fantástica com o arranque do projecto dos Percursos Pedestres “ Viver Payva Douro “.
Para o autarca paivense Gonçalo Rocha, é extremamente importante e crucial, que Castelo de Paiva possa continuar a mostrar o seu potencial, os seus recursos endógenos, insistindo na importância da concretização dos grandes projectos orientados para os Percursos Pedestres, já com financiamento confirmado no âmbito da Comissão Directiva do Norte 2020 e relacionados para as temáticas dos rios, serra, vinhas e minas, procurando dar a conhecer aos visitantes um conjunto de actividades económicas das gentes paivenses, sempre prontas a receber e a dar o seu melhor a quem nos visita, sem esquecer o valor e a importância da Rota do Românico e a mais valia que tem para o município e para a região, não esquecendo, por ultimo, de evidenciar que, Castelo de Paiva é sempre uma terra que vale a pena conhecer, porque tem o essencial e uma grandeza fantástica, que são pessoas simples, humildes e muito acolhedoras, um património único de uma terra que se apresenta com alma e com chama e que sabe receber bem, apostando cada vez mais, num futuro mais promissor.
Considerando o sector do turismo essencial para ajudar a alavancar a economia local, o presidente Gonçalo Rocha recorda a recente presença do município no palco da BTL em Lisboa e mostra-se orgulhoso com mais esta presença de sucesso, destacando que, outras acções de promoção turística do concelho serão concretizadas no corrente ano, evidenciando que estas presenças são sempre assumidas como oportunidade única e de excelência de mostrar Castelo de Paiva ao mundo, com aquilo que de melhor têm o município, com exposição de produtos regionais, com uma grande componente orientada para a gastronomia local, doçaria tradicional, fumeiro e os renomados e famosos vinhos verdes, bem como a oferta hoteleira disponível nesta terra do Vale do Paiva, salientando também, que o município tem muitas outras potencialidades turísticas que importa promover e dar a conhecer, acreditando que, depois destas acções de divulgação, mais visitantes tenham vontade e o desejo de vir conhecer Castelo de Paiva.
Promover os saberes e sabores do Tâmega e Sousa junto dos turistas e visitantes da cidade do Porto é o principal objetivo desta campanha, cuja abertura oficial decorreu ontem e contou com a presença do presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Inácio Ribeiro, e do presidente da TPNP, Melchior Moreira, para além da directora do Departamento Operacional da TPNP, Isabel Castro.
Carlos Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário