GONÇALO ROCHA QUER CONTINUAR A VALORIZAR A VERTENTE
TURISTÍCA
CASTELO DE PAIVA MARCOU PRESENÇA NA 28ª EDIÇÃO DA BTL EM LISBOA
O concelho de Castelo de Paiva esteve representado na 28ª
edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira deste sector em
Portugal, um certame anual com uma grandeza internacional, que congrega
expositores nacionais e estrangeiros e que ontem encerrou nas instalações da
FIL, tendo marcado presença na cerimonia de abertura, o presidente da edilidade
paivense, Gonçalo Rocha, que soube destacar a grande importância da presença do
município paivense nesta iniciativa de grande promoção turística, que serve, na
sua opinião, para reforçar a aposta de afirmação pela positiva da Terra de
Paiva.
Através do espaço único da Comunidade Intermunicipal do
Tâmega e Sousa, o concelho de Castelo de Paiva esteve novamente presente,
naquele que é o salão referência para a indústria do Turismo Nacional, e nesta
nova participação, Castelo de Paiva promoveu os produtos que, definitivamente,
captam mais público para o nosso território, nomeadamente a gastronomia e
vinhos, turismo de natureza e touring cultural e paisagístico, sendo que, neste
enfoque, além de divulgar o que de melhor por cá se produz, com momentos de
degustação, pretendeu-se divulgar Castelo de Paiva como destino atractivo para
os apreciadores da natureza e dos diversificados desportos que por cá se praticam,
e ainda divulgar os eventos que mais dinâmica conferem ao concelho,
nomeadamente os festejos de S. João e a Feira do Vinho Verde, que este ano se
evidenciam pelos grandes concertos que estão em perspectiva, com João Pedro
Pais e a banda espanhola “ La Frontera “.
.
Segundo o autarca de Castelo de Paiva, o objectivo desta
participação, integrada no espaço da entidade regional de turismo Porto e Norte
de Portugal, esteve orientada para a divulgação num espaço único e
privilegiado, com milhares de visitantes, das potencialidades turísticas deste
concelho duriense e, em simultâneo, dar a conhecer o destino Castelo de Paiva a
potenciais clientes do certame, que conta com a presença de centenas de
expositores, sendo que, profissionais do sector e público em geral, puderam
comprovar o que de melhor tem Portugal e seus produtos estratégicos,
nomeadamente o turismo activo, de natureza, gastronómico, enoturismo e
actividades de dimensão cultural, sem esquecer aquilo que nos marca como
destino de férias de excelência, o sol e a praia.
Ao lado de Melchior Moreira, actual presidente da entidade
de turismo Porto e Norte de Portugal, e de outros autarcas da região, o
presidente Gonçalo Rocha destacou que, depois da acção de promoção levada a
cabo com sucesso, no espaço do Aeroporto Internacional do Porto, esta nova
presença no palco da BTL em Lisboa apresenta-se como uma oportunidade única e
de excelência de mostrar Castelo de Paiva ao mundo, com aquilo que de melhor
têm o município, com exposição de produtos regionais, com uma grande componente
orientada para a gastronomia local, doçaria tradicional e os renomados e
famosos vinhos verdes, bem como a oferta hoteleira disponível nesta terra do
Vale do Paiva, evidenciando também, que o município tem muitas outras potencialidades
turísticas que importa promover e dar a conhecer, acreditando que, depois desta
acção de divulgação no maior certame de turismo do país, mais visitantes tenham
vontade e o desejo de vir conhecer Castelo de Paiva.
Considerando o sector do turismo essencial para ajudar a
alavancar a economia local, o edil paivense mostrou-se orgulhoso com mais esta
iniciativa, aproveitando como sempre, para fazer uma retrospectiva do concelho
e realçar as potencialidades, os encantos do território e a sua beleza paisagística,
elogiando a doçaria e famosa gastronomia local, a excelência dos seus vinhos
verdes e espumantes da Sub Região do Paiva, ao mesmo tempo que aproveitou a
ocasião para anunciar mais uma grande edição da Feira do Vinho Verde de Castelo
de Paiva, como habitual no inicio de Julho,
Para o autarca paivense, é extremamente importante e
crucial, que Castelo de Paiva possa continuar a mostrar o seu potencial, os
seus recursos endógenos, insistindo naquilo que já anunciou na passada semana,
na possibilidade de vir a ser criada uma Rota dos Ofícios Ancestrais para dar a
conhecer aos visitantes um conjunto de actividades económicas das gentes
paivenses, sempre prontas a receber e a dar o seu melhor a quem nos visita, sem
esquecer o valor e a importância da Rota do Românico e a mais valia que tem
para o município e para a região, não esquecendo, por ultimo, de evidenciar
que, Castelo de Paiva é sempre uma terra que vale a pena conhecer, porque tem o
essencial e uma grandeza fantástica, que são pessoas simples, humildes e muito
acolhedoras, um património único de uma terra que se apresenta com alma e com
chama e que sabe receber bem, apostando cada vez mais, num futuro mais
promissor.
Gonçalo Rocha considera ser fundamental que a Comunidade
Intermunicipal do Tâmega e Sousa promova os produtos e ajude na
internacionalização das empresas do território, destacando que é necessário
retirar a região do anonimato em termos políticos, apostando na diferenciação e
apostando em produtos com valor acrescentado, assumindo que em termos de
indicadores, a região está ainda aquém daquilo que é a média nacional em termos
de produto interno bruto para o turismo.
Também presente na BTL, o vereador do turismo do Município
de Castelo de Paiva, José Manuel Carvalho frisou que a região Norte está na
moda e o território tem de aproveitar o fluxo crescente de turistas para
alavancar o turismo da região e de Castelo de Paiva.
Carlos Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário