BIBLIOTECA MUNICIPAL PROMOVE NOVA EDIÇÃO DAS “ CONVERSAS NA BIBLIOTECA “
A Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva vai prosseguir, na tarde da próxima segunda –feira, 5 de Novembro, com a iniciativa “ Conversas na Biblioteca “, cujo convidado será a Dr.ª Rosário Machado, actual directora da Rota do Românico do Vale do Sousa, sedeada em Lousada.
Maria do Rosário Neves Pereira Correia Machado nasceu a 19 de Julho de 1969, em Lisboa. Casada, mãe de 3 filhos. Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Em 2002 termina uma Pós-graduação em Gestão de Centros Urbanos, promovida pela Urbe, no âmbito da qual efectuou estágios em Londres e Turim. Conclui em 2006 a Pós-Graduação em Turismo, Ordenamento e Gestão do Território, no âmbito do Plano de Formação para a Rota do Românico do Vale do Sousa. Em 2011 termina o Curso de Gestão Pública na Administração Local pelo CEFA.
O seu percurso profissional principia por terras de Moçambique, em 1996. No ano seguinte, com pequenas incursões, já em Portugal, como formadora, em Maio de 1997, aceita o desafio de vir para a região, coordenar tecnicamente o projecto Pacto Territorial para o Emprego do Vale do Sousa. Integra, no ano de 2001, o quadro de pessoal da VALSOUSA - Associação de Municípios do Vale do Sousa, como Coordenadora do Gabinete de Apoio Técnico e Desenvolvimento.
Pelas funções que desempenhava, esteve envolvida na concepção e desenvolvimento de vários projectos, designadamente, o Vale do Sousa Digital e a Rota do Românico do Vale do Sousa. Em 2006, por nomeação do Conselho de Administração da VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa, passa a Directora da Rota do Românico.
Foi autora de vários artigos sobre a temática do desenvolvimento regional, património, cultura e turismo, sendo também colunista da revista património e membro do Conselho Editorial do Jornal de Notícias.
Nesta sua presença nesta iniciativa da Biblioteca de Castelo de Paiva, Rosário Machado vai falar certamente de desta região, destacando porventura o património histórico que se encontra estruturado na Rota do Românico, germinada, em 1998, no seio dos concelhos que integram a VALSOUSA - Associação de Municípios do Vale do Sousa - Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, e alargada, em 2010, aos restantes municípios da NUT III – Tâmega (Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende), unindo num projecto supramunicipal um legado histórico e cultural comum.
GIRP/Carlos Oliveira
2 comentários:
Onde posso aprender alguma coisa, estarei presente.
fazes muito bem. mas não fiques no concelho, senão cada vez estás mais burrro
Enviar um comentário