quarta-feira, 25 de julho de 2012


Contestando a decisão anunciada pelo Secretário de Estado das Obras Públicas
PRESIDENTES DAS CÂMARA DE CASTELO DE PAIVA E CINFÃES RECLAMAM CONSTRUÇÃO DO IC35 ATÉ ENTRE-OS-RIOS



Os presidentes das Câmaras Municipais de Castelo de Paiva e Cinfães, Gonçalo Rocha e Pereira Pinto, anunciaram hoje uma tomada de posição conjunta, contestando a possível intenção do Governo, em avançar somente com a construção de um pequeno troço de 4 km do IC 35, entre Penafiel e Rãns, ignorando a urgente necessidade da obra na sua totalidade, até à Ponte de Entre-os-Rios /Castelo de Paiva.


A este propósito, o autarca paivense mostra-se revoltado e descontente com tal decisão, na medida em que apenas se contempla um curto troço urbano da periferia de Penafiel e logo na zona da EN 106 que apresenta menor índice de sinistralidade, exigindo que o Governo avance com a construção desta acessibilidade, prometida em 2001 no “ memorando “ de António Guterres, na sua totalidade, servindo também os concelhos de Castelo de Paiva, Cinfães e Marco de Canaveses, evidenciando que esta estrutura rodoviária, que há muito já devia estar concluída e em utilização, é fundamental para o desejado desenvolvimento desta região do Vale do Sousa e Tâmega.
Não se compreende – refere o edil paivense – que depois de tanto tempo de espera e de martírio, se anuncie agora, apenas a construção de um pequeno troço, que embora útil no contexto desta importante acessibilidade, quase nada vem beneficiar as terras de Castelo de Paiva e Cinfães, caracterizadas como zonas deprimidas e que mais sofrem o peso da interioridade, sem ligações condignas aos grandes centros e aos principais eixos rodoviários do Litoral.
Recorde-se que a construção do IC 35 é uma velha aspiração das populações dos concelhos de Penafiel, Castelo de Paiva, Marco de Canaveses, e Cinfães, fundada na convicção de que tal construção, como se pode constatar no respectivo estudo de impacto ambiental, “ produzirá melhorias a vários níveis, pelo aumento da acessibilidade, essencialmente junto aos nós, maior facilidade de escoamento de produtos, o que se revelará muito positivo devido à grande actividade de extracção de granitos existente no local, potenciando ainda, a instalação de novas actividades, a redução dos tempos de viagem e custos de combustível, poupança de materiais e maior segurança na circulação viária, tendo em conta o nível de sinistralidade que apresenta a actual EN 106, diariamente com um intenso fluxo de pesados de mercadorias ”.
A construção do IC35 é fundamental para a redução das assimetrias regionais, a interioridade e o isolamento das populações e, o presidente Gonçalo Rocha evidencia que, foi neste contexto, a partir da tragédia da Ponte Hintze Ribeiro, que a esperança da rápida construção do prometido IC35 se criou, consolidando-se na recente concretização das obras do lado de Castelo de Paiva, na construção da nova ponte e nos poucos quilómetros que separam a travessia sobre o Douro e a EN 106, quase sempre congestionada de tráfego e um verdadeiro calvário de todos aqueles que, por esta estrada, todos os dias têm que circular, atravessando zonas de forte densidade populacional.
Partilhando as mesmas preocupações do edil de Cinfães, o presidente da CM de Castelo de Paiva realça que, não se pode contrariar agora, aquilo que durante anos foi prometido e nunca cumprido, até porque não faz sentido nenhum avançar com um pequeno troço e deixar para as “ calendas gregas “ o restante trajecto do IC35 até Entre-os-Rios, a aguardar por melhores dias, ou por uma conjectura económica mais favorável, sendo fundamental avançar com a construção da acessibilidade no seu todo e não apenas num pequeno percurso do lado onde a circulação rodoviária está mais facilitada, sendo que, esta é uma obra há muito reivindicada por ambos municípios, e que se apresenta como uma mais-valia para a economia local, com claros ganhos de tempo e custos logísticos, aliando-se uma clara melhoria da capacidade de atracção e fixação do tecido económico, resultando em criação de empregos nestes concelhos de Castelo de Paiva e Cinfães, com taxas elevadíssimas de desemprego.
Nestes termos, Castelo de Paiva e Cinfães, na margem esquerda do Douro, reclamam a construção desta acessibilidade na sua totalidade, na certeza de que o IC 35, mesmo sem perfil de auto-estrada, terá que garantir um acesso mais rápido e seguro à A4 e ao Vale do Sousa, região onde se localiza o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e outros importantes equipamentos públicos e privados.
Assim, as autarquias de Castelo de Paiva e Cinfães manifestaram hoje, a vontade e o propósito de remeter uma carta ao Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, evidenciando o seu forte descontentamento pelo facto de não avançar a obra na sua totalidade, consignada na 1ª fase do trajecto, entre a A4 em Penafiel e Entre-os Rios.
GIRP/Carlos Oliveira

7 comentários:

Anónimo disse...

Ministro Socialista vem a Castelo de Paiva anunciar IC 35 em campanha eleitoral de 2009.
Depois das eleições o mesmo ministro deu o dito por não dito.
ONDE ESTAVAM OS AUTARCAS DE CASTELO DE PAIVA? Protestaram? Fizeram caravanas? Anunciaram medidas? NADA!NADA!
Agora - talvez porque o Governo é outro partido - vem chorar sobre o "leite derramado". É a história do costume.

Anónimo disse...

PELO MENOS JÁ ALGUEM COMENTA. ANDAM TODOS A DORMIR E NINGUÉM FAZ NADA EM PROL DO ESENVOLVIMENTO C. PAIVA. JÁ PASARAM 11 ANOS QUE ESSA PONTE CAIU.

O Directo disse...

Esses autarcas não fizeram caravanas. Fizeram foi campismo. Cada um acampou na sua autarquia e sem muito ruído, para não acordar os vizinhos...

Anónimo disse...

Este comentário já tem teias de aranha.....

Anónimo disse...

O comentário de 26 de Julho das 10.03 já tem teias de aranha

ALMERINDO disse...

Ó ANÓNIMO DAS 10:03, ÉS DO PSD? ENTÃO É BOM QUE NADA SE FAÇA... É POR CAUSA DE PESSOAS COMO TU QUE CASTELO DE PAIVA ESTÁ COMO ESTÁ..

Anónimo disse...

Mesmo assim acabar a 222 para a V.da Feira ficará mais em conta ! Não ?

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva