A Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel, e a Torre de Vilar, no concelho de Lousada, são os próximos monumentos a servirem de mote à iniciativa “21 Dias com o Património”.
No sábado, dia 21, a sessão terá lugar na Igreja de Entre-os-Rios, e no domingo, dia 22, irá decorrer na Junta de Freguesia de Vilar de Torno e Alentém, seguindo-se uma visita à Torre. As duas intervenções estão marcadas para as 16.00 horas e a entrada é gratuita.
Promovida pela Rota do Românico, a actividade tem como objectivo dar a conhecer este projecto turístico-cultural à comunidade local e, simultaneamente, envolvê-la e sensibilizá-la para o valor do seu património e para a necessidade de o proteger e difundir, de modo a que se possa converter na base de um desenvolvimento económico sustentável.
A Igreja de Entre-os-Rios situa-se num importante território da época da Reconquista. A criação do território da Anegia está documentada desde o ano de 870. A primeira referência à Igreja remonta ao final do século XI. O actual templo não corresponde a uma época tão tardia. Foi alvo de uma reforma ocorrida no século XIV.
A Torre de Vilar, mais do que uma construção militar, é um símbolo do poder senhorial sobre o território. Testemunha a existência da domus fortis, a residência senhorial fortificada, no Vale do Sousa. Terá sido construída entre a segunda metade do século XIII e o início do século XIV. Segundo as Inquirições de 1258, Sancte Marie de Vilar era Honra de D. Gil Martins e dos seus descendentes, da estirpe dos Ribavizela.
Desde o início do mês de Julho, a actividade “21 Dias com o Património” já percorreu 13 dos 21 monumentos da Rota do Românico: as Igrejas do Salvador de Unhão, de São Vicente de Sousa, de São Mamede de Vila Verde, do Salvador de Aveleda, de São Pedro de Abragão, de São Gens de Boelhe e do Salvador de Cabeça Santa, os Mosteiros de São Pedro de Ferreira, de Santa Maria de Pombeiro e de São Pedro de Cête, a Ponte de Vilela, a Ermida da Nossa Senhora do Vale e a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa.
Depois da Igreja de Entre-os-Rios e da Torre de Vilar, a actividade prossegue, no mês de Agosto, no Marmoiral do Sobrado (Castelo de Paiva), com sessão na sede da Junta de Freguesia, no dia 28, sábado, e na Igreja de Meinedo e na Ponte de Espindo (Lousada), no dia 29, domingo.
Na Igreja de Airães (Felgueiras) vai realizar-se no dia 18 de Setembro, sábado, pelas 16.00 horas, e no Mosteiro de Paço de Sousa e no Memorial da Ermida, ambos no concelho de Penafiel, em data a definir.
Cláudia Costa
Comunicação
Rota do Românico do Vale do Sousa
Sem comentários:
Enviar um comentário