Biblioteca Municipal recebe apoio de fundos comunitários
Pereira Pinto, na assinatura do contrato co-financiamento para biblioteca municipal
O presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Pereira Pinto, assinou, na semana passada, na Fundação de Serralves, o contrato de co-financiamento para a Biblioteca Municipal, no âmbito do ON2 - O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte). Este contrato garante um financiamento de 834.352 mil euros ao projecto, actualmente, em fase de concurso público, pelo preço base de 1.359.285,52 euros.
Actualmente instalada na Casa da Cultura, a nova Biblioteca Municipal será edificada junto ao Auditório Municipal, em construção, na Quinta da Fervença, adquirida pela Autarquia em 2004.
O projecto da Biblioteca Municipal de Cinfães, aprovado pelo Instituto do Livro e das Bibliotecas em Maio de 2009, é de tipologia BM1 (Biblioteca Municipal Tipo 1) e contempla, entre outras áreas e funcionalidades, secções de adultos e infantil, sala polivalente, área de animação, sala do conto e zonas de empréstimo, de consulta local e de periódicos e zonas de documentos áudio, vídeo e multimédia.
Trata-se de um investimento que, na globalidade com a construção e apetrechamento rondará os 2 milhões de euros, cujo concurso público já está a decorrer. A Biblioteca Municipal de Cinfães que integrará a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas será complementada pelo Auditório Municipal, actualmente em fase de apetrechamento, e pelos arranjos envolventes.
Além da Biblioteca Municipal de Cinfães foram aprovados mais 89 contratos envolvendo mais de 56 milhões de euros de investimentos em Cultura e Património na região Norte.
Na cerimónia, que decorreu na biblioteca do Museu de Serralves, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Carlos Lage, afirmou que os 90 projectos têm como “traço comum a oferta de bens e produtos culturais”.
A execução destes projectos terá de começar no prazo máximo de seis meses, a contar de ontem, e terminar até 2012.
GAP
1 comentário:
O Ministério da Cultura À Camara de Castelo de Paiva ainda não pagaram tudo ...à de Cinfães estão a dar agora....
Enviar um comentário