Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Nota de imprensa

Educação e Acção Social são prioridade - Assembleia aprova orçamento de 29 milhões


A Assembleia Municipal de Cinfães aprovou, ontem, o Orçamento e o Plano de Actividades para 2010. Os documentos foram aprovados por maioria, com 6 abstenções dos deputados eleitos pelo PSD. A Educação e a Acção Social são as principais apostas para o próximo ano. Pereira Pinto, autarca cinfanense, defende que o Orçamento e Plano de Actividades assumem de forma clara, a responsabilidade na definição e preparação do futuro do concelho, garantindo rigor e estabilidade. Os documentos prosseguem as premissas estabelecidas em anos anteriores: continuar a estratégia de rigor, contenção da despesa e redução de endividamento; manter as prioridades claramente definidas, a Educação e Acção Social, e criar condições para a realização dos projectos municipais tirando o máximo benefício das oportunidades de co-financiamento estabelecidas pelo QREN e comparticipações do Orçamento do Estado.Segundo o presidente do município de Cinfães, o Orçamento agora aprovado e que totaliza uma verba que ronda os 29 milhões de euros, pretende dar continuidade às obras e projectos em fase de execução, indo de encontro às necessidades da população e autarcas das respectivas freguesias. Funções Sociais no topo das prioridades Os documentos têm na Educação e Acção Social as áreas prioritárias de intervenção. De referir que, na Educação, foi desenvolvido, nos últimos anos, um vasto conjunto de acções, nomeadamente, a construção de novos equipamentos, bem como a requalificação dos existentes, também a implementação do programa de actividades de enriquecimento curricular, prolongamento de horários, generalização do serviço de refeições escolares a todas as escolas do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesse sentido, o Orçamento e Plano para 2010 reflectem a necessidade de reforçar o investimento realizado e desenvolver uma acção concertada assente nos seguintes objectivos estratégicos: promover o aumento da qualidade educativa concelhia, articular políticas de educação e formação, racionalizar e redimensionar o parque escolar de acordo com as propostas na Carta Educativa.Relativamente ao sector da Acção Social, outra área que tem estado no topo das prioridades do município, para 2010 prevê-se a continuidade dessa aposta, nomeadamente, no apoio aos novos equipamentos bem como aqueles em fase de construção. Está também previsto o apoio para a execução de algumas acessibilidades a esses mesmos equipamentos, como por exemplo ao Lar Residencial da Associação de Solidariedade Social de Espadanedo.
G.A.P.
Câmara Municipal de Cinfães

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, reune pela última vez no ano de 2009

Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, reúne pela última vez este anos.

Oiça aqui parte desta assembleia muito concorrida em termos de público. Devido a um problema aúdio pedimos desde já desculpas pela qualidade de som apresentado.



1ª Parte da Assembleia Municipal Castelo de Paiva 30 Dez 09




2ª Parte da Assembleia Municipal Castelo de Paiva 30 Dez 09




3ª Parte da Assembleia Municipal Castelo de Paiva 30 Dez 09





4ª Parte da Assembleia Municipal Castelo de Paiva 30 Dez 09


terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Desemprego diminuiu pela primeira vez este ano em Aveiro

Aveiro, 29 Dez (Lusa) - O desemprego no distrito de Aveiro diminuiu pela primeira vez este ano, segundo a União de Sindicatos de Aveiro (USA), que desvaloriza esta diminuição, considerando que se trata de uma "redução manipulada".

Segundo a USA, que cita dados do Instituto de Emprego de Formação profissional (IEFP), em Novembro passado havia 37843 pessoas inscritas nos centros de emprego do distrito, menos 260 que no mês anterior, o que representa uma diminuição de 0,68 por cento.

No entanto, esta estrutura sindical afecta à CGTP/IN realça que o número de desempregados registados só não é maior porque o IEFP "tem vindo a fazer uma limpeza sistemática dos ficheiros".

Em declarações à agência Lusa, Joaquim Almeida, coordenador da USA disse que "nos primeiros nove meses deste ano, essa limpeza totalizou no distrito 22412 desempregados registados, e só no mês de Setembro, foram retirados dos ficheiros 3573 desempregados".

"Se considerarmos que metade dos desempregados anulados dos ficheiros estão correctos, então estaremos a falar de um número de desempregados real que ronda os 50 mil", adiantou o mesmo responsável, que perspectiva que, no próximo ano, o desemprego no distrito vai continuar a aumentar.

"No distrito vivemos e trabalhamos sobretudo para o mercado interno que para se desenvolver implica poder de compra das populações, nomeadamente dos trabalhadores e reformados. Ora, havendo um ataque à negociação da melhoria dos salários e aumentos das pensões de 1,2 por cento não é por aqui que dinamizamos o mercado interno", concluiu.

Joaquim Almeida recorda, por outro lado, o clima de incerteza que se vive nas empresas de calçado Rohde e Investvar (que utiliza a marca Aerosoles), que representam cerca de 1600 trabalhadores.

O número de desempregados registados em Novembro no distrito de Aveiro representa 10,22 por cento da população activa do distrito.

Em termos de variação mensal o desemprego registado desceu ligeiramente em 11 dos 19 concelhos do distrito (Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Mealhada, Oliveira do Bairro, Ovar, São João da Madeira, Sever do Vouga e Vagos).

As mulheres continuam a ser as mais afectadas, estando inscritas no mês de Novembro 21596 desempregadas, correspondendo a 57,06 por cento do desemprego no distrito.

Ao nível etário a falta de trabalho atinge principalmente a faixa etária dos 35 aos 54 anos, com 16746 desempregados, o que corresponde a 44,25 por cento do desemprego registado no distrito, mas o desemprego de jovens com idade inferior a 35 anos é já de 37,57 por cento, estando inscritos 14219 jovens.

Aveiro, continua a ser o quinto distrito com mais desemprego registado.


Tribunal de Aveiro analisa hoje novo pedido de falência da Aerosoles

O Tribunal de Aveiro começou hoje a analisar o pedido de insolvência do grupo norte-americano Aerogroup Internacional sobre a Investvar. A empresa que ainda utiliza a marca Aerosoles considera, no entanto, que não existe fundamento para este processo.

O "Diário Económico" refere que o pedido do grupo norte-americano vai começar a ser analisado hoje pelo Tribunal de Aveiro, recordando que em causa estão 1,5 milhões de euros de dívida da empresa portuguesa junto do grupo americano, a qual reporta à falta de pagamento de “royalties”.

Já a Investvar, empresa que detém a marca Aerosoles até final de Fevereiro de 2010, disse ontem desconhecer a existência de qualquer pedido de insolvência intentado pela Aerogroup Internacional, proprietária da marca Aerosoles, considerando "não existir fundamento para tal processo de insolvência". Na passada quinta-feira,

"A administração do grupo Investvar considera não existir fundamento para tal processo de insolvência (caso ele efectivamente exista)", disse a empresa em comunicado.

Como o Negócios tinha já avançado, o pedido de insolvência do Aerogroup, proprietário da marca de calçado Aerosoles, deu entrada na comarca do Baixo Vouga, em Aveiro, a 22 de Dezembro, depois de os italianos da Ka&Ka já terem feito o mesmo pedido há cerca de três meses por causa de uma dívida de 500 mil euros relativa a serviços de design.

Jornal de Negócios

Município adere ao programa “Fruta nas Escolas”

A autarquia de Cinfães aderiu ao projecto da Comissão Europeia “Fruta para as Escolas”. A candidatura apresentada ao Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas foi aprovada e aplica-se às escolas do 1º ciclo, onde serão distribuídas este ano lectivo, obrigatoriamente, maçãs, peras, clementinas, tangerinas, bananas, cenouras e tomates.

O Regime de Fruta Escolar, instituído no âmbito da União Europeia, consiste na distribuição de uma peça de fruta, pelo menos duas vezes por semana, aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas públicas. O objectivo é promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e para a redução dos custos de saúde associados a regimes alimentares menos saudáveis, não substituindo programas já existentes, como o do leite escolar, nem a distribuição de fruta nas refeições escolares.

As necessidades e produtos a disponibilizar serão avaliados anualmente. Este ano lectivo serão distribuídas maçãs, peras, clementinas, tangerinas, bananas, cenouras e tomates.

Além da distribuição de frutas e legumes, o programa exige aos Estados-membros a elaboração de estratégias que incluam iniciativas educativas e de sensibilização, bem como a partilha de bons hábitos alimentares, designadamente, a organização de visitas a quintas, a mercados e a centrais hortofrutícolas, assim como fornecimento de sacos de sementes destinados à realização de sementeiras.

A entrega de materiais didácticos alusivos à temática, como livros, cadernos de actividades, jogos, DVD e CD-ROM, e a realização de actividades que contribuam para o enriquecimento da página electrónica do Regime de Fruta Escolar são outras das medidas propostas.

São ainda contempladas nestas medidas de acompanhamento a distribuição aos professores de livros e de material didáctico sobre hábitos de alimentação saudável e, ainda, iniciativas que visem potenciar o Regime de Fruta Escolar junto dos agregados familiares das crianças.

G.A.P.


Iniciativa insere-se no programa “Cinfães Natal” - Câmara promove Mês do Teatro

Janeiro será dedicado ao teatro.A Câmara Municipal de Cinfães preparou um programa destinado à população escolar, concretamente aos alunos do 1º ciclo. A programação arranca dia 7 de Janeiro e assenta em duas ideias-chave: a Escola vai ao Teatro e o Teatro vai à Escola. A iniciativa insere-se no programa “Cinfães Natal” e conta com a parceria do Teatro Regional da Serra do Montemuro.

O Mês do Teatro começa com uma ida à aldeia de Campo Benfeito, na freguesia de Gosende, em Castro Daire, onde está sedeado o Teatro Regional da Serra do Montemuro. Serão contempladas, no dia 7 de Janeiro, as escolas do 1º ciclo de Boassas, Oliveira, Vila Nova, Desamparados, Covelas, Ferreiros, Bustelo e Gralheira. Os alunos terão a oportunidade de assistir à peça “Mãos Grandes”, um espectáculo divertido e acessível, com uma forte vertente pedagógica.

Depois será a vez de o Teatro vir à escola no dia 27 também com a exibição da peça “Mãos Grandes”. Assim, às 10h a companhia Teatro Regional da Serra do Montemuro deslocar-se-á ao Centro Escolar de Fonte Coberta e da parte da tarde, às 14h30, irá passar pelo Centro Escolar de Stº. António em Santiago de Piães.


“Mãos Grandes”


Trata-se de uma peça com personagens divertidas e coloridas de palmo e meio que dão vida a um espectáculo dirigido essencialmente para as crianças. Cada vez mais a nossa sociedade nos afasta de tradições e costumes, que um dia estiveram bem presentes em todas as aldeias do país. O moinho e o forno tornaram-se locais sem vida, sem cor, sem emoções. O Teatro Regional da Serra do Montemuro tenta renascer estes espaços e dar a conhecer aos mais pequeninos que o pão não vem das superfícies comerciais, que há todo um processo que vale a pena conhecer. O uso dos fantoches aproxima as crianças, estimula a sua curiosidade e atenção. As cores e os movimentos despertam a sua criatividade.



G.A.P.

Câmara Municipal de Cinfães


segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Presépios enfeitam a vila de Nespereira


Informação institucional
A vila de Nespereira está a viver, este ano, a quadra natalícia com um espírito diferente. Respondendo ao repto lançado pelo presidente da Junta, Mário Leitão, a população construiu vários presépios pelos lugares da freguesia. Ao todo, são 10 os presépios que podem ser apreciados nos lugares de Ervilhais, Pindelo, santa Marinha, Lourosa, Paradela, Pereira, Feira, Vila Chã, vista Alegre e Feira Franca. Os presépios estarão expostos até ao dia de Reis.

Filipe Valente, foi reconduzido no cargo de presidente Centro Social de Real

Filipe Valente, venceu as eleições para  a presidência do Centro Social de Real com 134 votos, tendo-se registado 3 nulos e 2 votos em branco.




O fascínio das S.Silvestres


Há largos anos que os amantes da corrida prestam homenagem ao Papa Silvestre (pensamos que terá sido o fervor ao catolicismo que levou o primeiro organizador das corridas de fim de ano a denominá-las de corrida de S.Silvestre) falecido no último dia do ano. Nos dias de hoje há um vasto leque de provas deste género (em Castelo de Paiva já se realizaram duas 1984/1985), que se realizam antes e depois do último dia do ano, o que, quanto a nós retira o simbolismo a estes interessantes eventos.



Contudo, os milhares de atletas portugueses continuam a ocorrer às S.Silvestres, optando pela prova que mais apreciam. O Grupo Desportivo tem dado preferência à prova de Gaia. O percurso é belo, na zona ribeirinha, tendo só um senão para os atletas de Castelo de Paiva, o traçado é demasiado plano e com um traçado destes os beneficiados são os atletas rápidos, mas os atletas mais resistentes como os do Grupo Desportivo, também retiram benefícios de se confrontarem com atletas de velocidade.



Foram 6 os atletas de Castelo de Paiva, que ajudaram à festa, festa que reuniu 563 atletas classificados e 51 equipas completas. Obtendo o Grupo Desportivo o 10º lugar, o que para quem encara estas provas como de preparação... não está mal!



Resultados

 

Seniores Fem - 13ª Amélia Vieira

Seniores Masc - 21º Sérgio Azevedo/ 28º Vítor Barbosa

Vet +40 anos - 16º Carlos Silva/ 28º Alberto Silva

Vet +45anos - 21º Fernando Ramos

Colectivo - 10º GDCCP

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Reunião de Câmara - Plano e Orçamente para 2010 não foi apresentado

Decorreu no final de tarde de quarta feira dia 23 de Dezembro, no salão nobre dos paços do concelho habitual reunião de câmara(quinzenal).
Uma reunião que tinha como ponto forte na ordem de trabalhos apresentação do plano e orçamento para o ano de 2010.
Segundo o Presidente da Câmara, Gonçalo Rocha, o documento apenas será apresentado em Abril do próximo ano.
Mais o Edil, garantiu que "A Câmara está falida"



Reunião de Câmara Municipal (1ª parte) - Clique para ouvir

Reunião de Câmara Municipal (2ª parte) - Clique para ouvir


quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

30º. ANIVERSÁRIO DO CENTRO SOCIAL COUTO MINEIRO DO PEJÃO

Informação institucional

O Centro Social do Couto Mineiro do Pejão contou com o salão do refeitório e salão polivalente cheios para assistir e participar no Jantar Comemorativo do 30º. Aniversário da Instituição e simultaneamente o seu Jantar de Natal.

Tendo sido convidadas várias entidades/organizações, destacamos e agradecemos a presença de: Governo Civil de Aveiro, Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Juntas de Freguesia de Pedorido e Raiva, Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e Couto Mineiro, URBE, Centro Social “Os Cucos”, Centro Social Santa Maria de Sardoura, Associação Humanitária “Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva”, APPACDM de Castelo de Paiva, Associação Familiares Vitimas da Tragédia de Entre-os-Rios, Paivense FM, Fundadores, Directores, Funcionários e Colaboradores. Aos que por motivos vários não puderam estar presentes, deixamos também o nosso agradecimento.

Pelas 20.30h iniciou-se o jantar, que teve lugar no salão/refeitório do Infantário da Instituição, onde os presentes tiveram a oportunidade de deglutir as iguarias gastronómicas preparadas pelo pessoal das cozinhas do Infantário e do Lar do Centro Social, com a colaboração das Técnicas e outras funcionárias.



De registar a apreço e a satisfação expressas por muitos, elogiando para além do acolhimento que é ponto de honra desta casa, a forma como sempre recebemos os convidados e como sempre os presenteamos com os nossos manjares.


Terminado o jantar, passou-se ao salão polivalente da Instituição, para apreciação das sobremesas, sessão de agradecimentos, os discursos habituais e comemoração do aniversário.


Durante a sessão foram exibidas, através de videoprojector, num gesto de retrospectiva e recordação, fotografias alusivas às várias actividades desenvolvidas pela Instituição ao longo destes 30 anos. Actividades e eventos importantes, dinâmicas diárias com os utentes (crianças e idosos), visitas de Entidades Públicas e Privadas, execução de obras importantes na Instituição entre outras, constituíram este momento de recordação para muitos e de conhecimento do Centro Social para outros.




Nos discursos habituais destas ocasiões, coube ao Presidente da Assembleia Geral da Instituição, Dr. Rocha Pereira, o início dos discursos. Felicitou a presenças de todos os convidados (Representantes das Entidades, Directores, Associados e funcionários), e em nome da comunidade associativa e institucional que representa, partilhou algumas preocupações que, enquanto dirigente considera de importante reflexão, nomeadamente em termos da nova mentalidade para os processos de gestão deste tipo de Entidades – IPSS, como também no que se refere aos apoios sociais e públicos que permitam a continuidade e sustentabilidade destas Instituições, de forma a contribuir para um melhor apoio à comunidade local. Terminou a sua intervenção com um apelo à união de sinergias de todos, para uma maior participação na vida social desta IPSS.



Seguiu-se o discurso do Presidente da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, Dr. Lopes de Almeida que dirigiu uma palavra especial aos funcionários e colaboradores do Centro Social, referindo que é em torno da causa social e das actividades que a Instituição desenvolve que esta área do Couto Mineiro tem de certa forma progredido e contribuído para a dinâmica local e para a manutenção dos cerca de 70 postos de trabalho, tendo em conta as várias situações de desemprego local que se tem verificado. Por isso, apelava à consciência dos responsáveis políticos presentes, no sentido de olharem de forma positiva e participativa para esta Instituição.


A intervenção seguinte foi do Governo Civil de Aveiro, aqui representado pelo seu Chefe de Gabinete, Dr. Fernando Mendonça. Com um discurso objectivo, simples mas caloroso, o representante do Governo Civil de Aveiro, começou por felicitar a Instituição, apresentando os seus parabéns pela data que comemora, enalteceu este tipo de Instituições, o trabalho que desenvolvem no apoio à comunidade, na causa que defendem e, agradeceu aos Directores actuais pela obra feita, mas também àqueles que no passado deram o seu contributo para que ela fosse possível. Terminou com uma mensagem de gratidão, de carinho e de apoio a todos que defendem esta causa - O Apoio Social, desejando votos de muitos sucessos, um Bom Natal com muita Harmonia e Solidariedade.


Seguiu-se o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Dr. Gonçalo Rocha. Depois dos habituais agradecimentos, o Presidente da Câmara disse que é sempre com muita honra e satisfação que visita esta Instituição, que apesar dos seus 35 anos de idade não a viu crescer mas, que pelo que ouve e pelo conhecimento que tem, sempre teve uma opinião formada muito positiva desta casa. Expressou ainda a mais sentida gratidão pela “obra”, pelo desempenho da Instituição na colaboração, na disponibilidade e ainda no apoio quepresta à população. Disse que tinha plena consciência do papel importante que este Centro Social tem para comunidade Paivense. Desejando votos de muito sucesso, um Bom Natal e que, da parte da Câmara Municipal, haveria sempre a porta aberta para receber, apoiar e colaborar com a Instituição. Terminou com uma palavra de esperança e confiança no trabalho que está a ser desenvolvido pelo Centro Social.

O Presidente da Direcção do Cento Social do Couto Mineiro do Pejão - Sr. Lino
Pereira, iniciou o seu discurso com um agradecimento sincero aos representantes públicos e privados das organizações e entidades convidadas, aos fundadores, aos directores, aos funcionários e colaboradores presentes.


De imediato fez uma breve alusão aos trinta anos de vida da Instituição, lembrando todas as dificuldades que passou até ser aquilo que hoje se vê. Falou do escasso apoio financeiro das entidades oficiais, na falta de solidariedade institucional e em muitas outras situações que em certo momento possam ter criado algum desânimo e constrangimento mas, com o orgulho, a ambição e o querer juntos, foram suficientes para continuar e seguir em frente. Neste contexto podem ser consideradas três grandes etapas que marcaram a vida deste Centro Social: a etapa de fundação, etapa de consolidação e etapa de expansão, esta ainda em marcha. Referiu sobre esta etapa as obras feitas nas duas últimas décadas (Aquisição e construção do actual Lar de Idosos, aumento da frota automóvel, Piso superior do Infantário, Clínica médica entre outras), e as que estão projectadas (ampliação do Lar de Idosos e Enfermaria de Cuidados Continuados)

Fez ainda questão de referir o reconhecimento aos fundadores e directores que, com muito sacrifício e boa vontade, contribuíram para que esta casa tivesse chegado onde chegou. Considera que a Instituição é de todos: Dirigentes, funcionários e associados e, aquilo que hoje é, a todos se deve, mas especial e particularmente aos funcionários. Lembrou ainda que esta comemoração serve também de homenagem aos fundadores e directores já falecidos.

Dirigindo-se aos responsáveis autarcas e parceiros presentes, lembrou também a situação actual com a qual estas instituições são obrigadas a lutar para sobreviver, aos imensos obstáculos e dificuldades que devem ser objecto de reflexão e de discussão. Além das dificuldades materiais, não se deve negligenciar um outro não menos importante problema: a estreiteza de horizontes e a falta de solidariedade institucional existente no concelho.
Lembrou ainda o Presidente do Centro Social que uns dos factores que devem preocupar (e preocupam) todas as Instituições do concelho são os relacionados com a sua sustentabilidade. Todos sabem que estas Instituições exercem a sua actividade sem fins lucrativos, e a proliferação desmedida de IPSS no concelho, a acrescentar à concorrência desleal de algumas, fazem com que possa vir a colocar em causa a subsistência de uma ou outra organização.
Pelo que atrás se expos e pela e qualidade do serviço prestado por estas Instituições, é entendimento do Presidente da Direcção desta IPSS, que devem os naturais e residentes do concelho reflectir sobre esta realidade e os responsáveis autarcas locais em particular, sobre este desenvolvimento económico e social que gente anónima deste sector e principalmente os seus directos responsáveis, gratuitamente, provocam sem nada auferirem financeiramente para si mas tão só para bem servir os outros e principalmente os mais desfavorecidos.


Terminou o seu discurso agradecendo uma vez mais a todos, pela solidariedade prestada, pelo apoio dado e pela “festa” e comemoração que hoje se festeja. Desejou ainda votos de Boas Festas a todos e um Ano de 2010 cheio de muita
saúde, paz e harmonia.



Após o discurso do Presidente da Direcção do Centro Social, as quatro funcionárias que estão na Instituição desde a sua Fundação: Dª. Maria Lassalete, Dª. Francina Gomes, Dª. Jacinta Silva e Dª. Irene Teixeira, em nome dos restantes funcionários, procederam à entrega de um ramo de flores e uma placa comemorativa, oferecida ao Sr. Presidente da Direcção, em homenagem pelos 30 anos da sua vida, que dedicou, voluntariamente, ao serviço desta IPSS como fundador e Dirigente.



A Dª. Francina, como funcionária mais antiga entre os presentes, falou aos convidados relembrando o tempo em que a IPSS era apenas constituído por 5 funcionárias, o crescimento e desenvolvimento do Centro Social nas últimas décadas, e na implicação que teve na sua vida profissional e pessoal. Neste capítulo, referiu a passagem dos seus três filhos pela Instituição, hoje já adultos e pais.




A Cerimónia terminou com o cantar dos Parabéns, com o partir do Bolo de Comemoração do “30º. Aniversário” e com um brinde de champanhe entre todos.

Enquanto Tesoureiro da Direcção desta Instituição e, simultaneamente, Secretário-geral, não quero deixar de manifestar também, os meus sinceros parabéns pelo 30º.
Aniversário do Centro Social, e desejar os maiores sucessos e felicitações para o futuro desta “comunidade”.

No entanto, não podia deixar de expressar, a exemplo dos “discursantes”, algumas considerações pessoais sobre a Instituição, da qual já faço parte desde 1990 como elemento dos Corpos Sociais, e desde 2003 com funcionário.

“A necessidade aguça o engenho”.

Neste sentido, penso que este tipo de organizações para adoptarem práticas de gestão social é preciso que sejam dados passos rápidos, porém seguros, com apoio de outras pessoas e/ou outras organizações até que chegue o momento em que ela (Instituição) se sinta segura, com solidez financeira capaz de perceber o seu limite, mas sem deixar de apostar na qualidade dos seus serviços, no propósito e na causa que têm como objectivo, na inovação das suas práticas e na manutenção e aumento dos seus recursos (físicos e humanos), de modo a que perceba que este é um caminho sem volta. Pois neste caminho o seu crescimento, a sua liberdade e a manutenção dos seus “negócios” estão em jogo e dependem do percurso que ela trilhar.

Os princípios conceituais da responsabilidade deste tipo de gestão social devem ter um papel preponderante na continuidade deste tipo de Instituições. Assim, a começar por uma boa Liderança, uma boa Intencionalidade, um bom Envolvimento de todos, o Conhecimento da Causa e por último, o princípio da Responsabilidade Social que é, de certa forma, o comprometimento com a sustentabilidade, fizeram e fazem que esta e as Direcções antecessoras do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, apesar de constituídas por voluntários, tivessem contribuído na transformação social desta “casa”, sendo essa intenção desejada e alcançada.


Contudo, sempre colocamos a nossa humildade ao serviço da nossa ambição!

Como sempre foi, e continuará a ser, esta Instituição está aberta à comunidade, disponível para colaborar e no seu horizonte a “Acção Social” pelo bem que faz ao próximo é, e será sempre, o seu maior orgulho.

CM de Castelo de Paiva reforçou o abastecimento de água nas zonas de Gaído e Arejinha, na freguesia de Pedorido


Obra por administração directa em Pedorido

Reforçado abastecimento de zonas de Gaído e Arejinha


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva procedeu, recentemente, a obras de reforço do abastecimento de água aos lugares de Gaído e Arejinha, na freguesia de Pedorido, numa intervenção por administração directa, que representou um investimento superior a 25 mil euros.



Trata-se de resolver uma situação que já vinha sendo reclamada pelos habitantes daqueles lugares, que se queixavam da deficiência do abastecimento publico, não só pelo estado obsoleto da canalização, que originava constantes perdas de água, como também pela falta de pressão, que impedia que o abastecimento fosse garantido de forma satisfatória em todas as zonas destes lugares da freguesia de Pedorido.

Para além de Gonçalo Rocha, na ocasião de testar o reforço deste abastecimento, estiveram presentes também o Vice – Presidente António Rodrigues e o Vereador José Manuel Carvalho, tendo o edil paivense evidenciado o seu contentamento pelo facto destas populações ficarem agora melhor servidas, com o caudal necessário e beneficiando do sistema de distribuição das Águas do Douro e Paiva.

O autarca paivense não deixou, entretanto, de realçar, o empenhamento dos trabalhadores municipais, que conseguiram resolver a situação com a rapidez e a eficácia necessária.





CO/GIRP

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

REDE SOCIAL DE CASTELO DE PAIVA DESTRIBUI ALIMENTOS PELAS FAMILIAS CARENCIADAS DO CONCELHO

A cerca de 85 agregados de todas as freguesias

REDE SOCIAL DE CASTELO DE PAIVA DISTRIBUI ALIMENTOS A FAMILIAS MAIS CARENCIADAS



A exemplo do ano transacto, a Rede Social de Castelo de Paiva deu ontem inicio à acção de distribuição de alimentos do Banco Alimentar Concelhio, ás famílias mais carenciadas do concelho, numa iniciativa que tem a colaboração das Juntas de Freguesia, das IPSS, Segurança Social, Conferência S. Vicente de Paulo e do núcleo local da Cruz Vermelha Portuguesa.

Todas estas entidades contribuíram na elaboração da listagem final das pessoas que vão receber os cabazes de alimentos, estando contabilizadas cerca de 85 famílias de todas as freguesias do concelho.

Recorde-se que a ultima recolha de alimentos para o Banco Alimentar de Castelo de Paiva decorreu nos principais hipermercados do concelho, nomeadamente, no Mini Preço, Intermaché, LIDL e no Supermercado Douro, sendo que, os bens mais recolhidos foram leite, arroz, massas, conservas, bolachas, feijão, café, óleo, azeite, cereais, papas e todo o tipo de alimentos enlatados.

Sob o lema “ dividir pão para multiplicar sorrisos “, o Vereador da Acção Social da edilidade paivense, José Carvalho, congratulou-se com o sucesso desta campanha de angariação de alimentos, enaltecendo aqueles que não foram indiferentes a esta causa, evidenciando agora que, com a ajuda de todos, “ estamos a contribuir para um Natal mais feliz e solidário para muitas famílias desfavorecidas e carenciadas do concelho “.


GIRP/ Carlos Oliveira

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Debate sobre Direitos Humanos – realidade ou utopia?


Associação para a Promoção Social e Profissional de castelo de Paiva, levou a efeito na Confeitaria Tropicália, um debate intitulado “ Direitos Humanos – Realidade ou Utopia” . Moderado por Ricardo Ramalho foram convidados a Prof. Clara Oliveira, Dr. Ricardo Jorge e Prof. Nicolau Matos.

Pode ouvir na íntegra todo o debate nesta página


Competir ao nível do mar, em época de Natal


Quer se aceite, ou conteste, esta é uma quadra especial. O homem torna-se mais solidário, o espírito natalício manifesta-se até nos pequenos pormenores. Ao deslocarmo-nos para Aveiro, Eixo, para participarmos em uma prova de atletismo de Natal, e apesar da baixa temperatura, fomo-nos apercebendo do quão é especial esta quadra, para que o exacerbado consumismo esteja a tirar a beleza a este espaço temporal que tem a suprema beleza quando ao serviço da família. A "família" atletismo correu na freguesia do Eixo e pode dizer-se que esta prova patrocinada pelo Diário de Aveiro, foi tecnicamente aceitável. De Castelo de Paiva, do Grupo Desportivo, participaram 7 atletas, 3 dos escalões de formação, 2 dos de seniores e 2 do de veteranos. Nos de formação, assistimos a duas importantes vitórias, uma no escalão de Infantis por José Vieira e outra no de Iniciados por Bruno Vieira, estes irmãos preparam-se para serem notícia no distrito caso nada de estranho aconteça. Amélia Vieira, quarta senior feminina também está em franco crescimento, assim como, Sérgio Azevedo, segundo classificado, um atleta em consolidação.


Resultados

Infantis - 1º José Vieira/ 6º Pedro Vieira

Iniciados - 1º Bruno Vieira


Seniores

Femininos - 4ª Amélia Vieira


Seniores

Masculinos - 2º Sérgio Azevedo

Veteranos + 40 anos - 6º Manuel Silva/ 19º Manuel Vieira

Mensagem de Natal do Presidente da ACICP

Caros Associados,
É chegado o Natal, época de festa e amizade, tempo de convívio e aproximação entre pessoas. Mais do que a tradicional festividade religiosa, a quadra natalícia é um período especial em que valores da fraternidade, solidariedade e da tolerância adquirem um renovado sentido e maior autenticidade. É também um período que no plano associativo, convida á reflexão e ao balanço das actividades desenvolvidas.
A ACICP precisa de todos e todos podem contar com a ACICP. As tarefas são sempre inúmeras e renovadas: revitalizar o comércio e a indústria, promover a formação e desempenho de excelência, criar emprego, alargar as oportunidades dos nossos associados. Aproveitemos então esta época de união e partilha para iniciarmos um novo rumo.
A todos o paivenses, e aos nossos associados em particular, desejo, em meu nome e de toda a direcção da ACICP, um Natal Feliz e um Ano Novo cheio de paz, saúde, tranquilidade e … muitos bons negócios.
O Presidente
António Novais

sábado, 19 de dezembro de 2009

VOTA - Cristiana Silva


Este domingo, dia 20 de Dezembro vote na Marcoense e aluna da Academia de música de Castelo de Paiva, Cristiana Silva na meia-final do programa da TVI “Uma Canção Para Ti”.
Sem a sua ajuda a Cristiana não consegue passar à segunda meia-final (dia 27) e à Final que decorrerá na passagem de ano no Campo Pequeno.
Pode começar já
VOTAR
760 10 40 01 OU
GRATUITAMENTE NO SITE DA TVI
CADA VOTO FAZ A DIFERENÇA!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Agenda desportiva para este fim de semana



Campeonato Distrital da 1ª Divisão A.F.Aveiro




15ª Jornada - At. Cucujães - Paivense dia 20 ás (15h)


Campeonato Distrital da 2ª Divisão A.F.Aveiro - Seríe A


Mosteirô F.C. - S.Martinho dia 20 ás (15h)
FUTSAL
Campeonato Distrita 2ª Divisão
Bairros - Albergaria dia 19 ás 18h - Pav.Municipal Castelo de Paiva
Angeja - Casal dia 19 ás 18g



Taça Fundação da Inatel - Aveiro (Seríe A)

Sab dia 19 ás 15 h
Pessegueiro - Folgoso
Dom dia 20 ás 10h
Real - Oliveirense


AROUCA SÃO PAULO CLUBE, já divulgou o seu programa de festas para 2010


AROUCA SÃO PAULO CLUBE, divulgou o seu calendário de festas para o próximo ano.

Confira aqui:


CALENDÁRIO DE FESTAS - 2010


FEVEREIRO
07 – ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO DE ANO NOVO

MARÇO
05 – SESSÃO SOLENE DO 31.º ANIVERSÁRIO DO AROUCA SÃO PAULO CLUBE
07 – ALMOÇO DO 31.º ANIVERSÁRIO DO AROUCA SÃO PAULO CLUBE

ABRIL
11 – ALMOÇO BENEFICENTE

MAIO
16 – ALMOÇO DA RAINHA SANTA MAFALDA

JUNHO
12 – NOITE PORTUGUESA
27 – FESTA DA SARDINHA PORTUGUESA E FEBRAS

JULHO
18 – ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO

AGOSTO
08 – ALMOÇO DO DIA DOS PAIS

SETEMBRO
19 – ALMOÇO DE NOSSA SENHORA DA MÓ

OUTUBRO
17 – ALMOÇO BENEFICENTE

NOVEMBRO
06 – NOITE PORTUGUESA
28 – 19.º FESTIVAL DE FOLCLORE E 30.º ANIVERSÁRIO DO RANCHO AROUCA

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Excelente participação dos Karatecas do Grupo Desportivo


Grupo Desportivo continua, como é hábito, a promover Castelo de Paiva. Em Alcabideche, no municipio de Cascais, desenrolou-se o Campeonato Nacional de Karaté, estes campeonatos, como tinhamos previsto foram muito equilibrados. Centenas de atletas oriundos de vários pontos do país mostraram que é possível competir e lutar com toda a ética. Os elementos do Grupo Desportivo, onze, estiveram de forma excelente tendo conquistado quatro lugares de pódio, sobressaíndo o triunfo de Beatriz Teixeira, cadete feminina em Kumite -47Kg. João Garcês, era um mestre satisfeito já que os seus jovens instruendos estiveram como ele previa e a imagem deixada nestes nacionais foi relevante, apesar do pouco apoio que a secção tem, o comportamento dos atletas conseguiu disfarçar totalmente esse handicap.


Resultados


KUMITE


Cadete Fem -47Kg - 1º Beatriz Teixeira/ 3º Ana Tavares


Junior Fem -48Kg - 3º Juliana Ribeiro


Junior Masc -61Kg - 2º Rogério Silva

Associação Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva organiza debate intitulado "Direitos Humanos -realidade ou utopia"

A Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva, vai realizar um debate intitulado "Direitos Humanos -realidade ou utopia" no próximo dia 21 de Dezembro, pelas 14h00, na Tropicália Confeitaria em Castelo de Paiva.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Projecto Incluir - Roteiro Social 2009

align="justify">Informação institucional

Como vem sendo hábito ao longo da sua execução, o Projecto Incluir vai promover mais um Roteiro Social no qual irão ser visitadas as acções do Projecto Incluir de acordo com o programa em anexo. Nesse sentido vimos pelo presente convida-los a percorrer o Projecto Incluir fazendo ao mesmo tempo a cobertura do Roteiro Social 2009. De realçar o Desfile a acontecer na Discoteca Autarquia onde os Beneficiários irão pisar a passerele.




Requalificação dos balneários do Estádio Municipal de Cinfães




Informação institucional


O presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Pereira Pinto, acompanhado pelo vice-presidente Manuel Domingos visitou as obras de remodelação e requalificação dos balneários do Estádio Municipal de Cinfães. Um investimento superior a 167 mil euros e que está em fase final de conclusão.A intervenção foi feita em dois espaços distintos: na zona de balneários, onde foram executados quatro balneários desportivos, um balneário dos árbitros, sala de tratamentos, posto médico, rouparia, bilheteira, despensa e espaços de circulação interior; e na zona administrativa, composta por sala da direcção, gabinete do director, gabinete do treinador, sala de troféus e sala de recepção.Numa segunda fase, é objectivo da autarquia avançar também com uma intervenção nos restantes espaços do equipamento desportivo, nomeadamente, na zona do bar, sanitários, bancadas e zona envolvente ao recinto de jogo.
Requalificação das zonas envolventes
Paralelamente decorreu a obra de remodelação e beneficiação das zonas envolventes ao Estádio Municipal. A intervenção, que contemplou a beneficiação dos arruamentos envolventes, também se encontra em fase terminal e representa um investimento que ronda os 150 mil euros. O objectivo passou pela melhoria das condições de tráfego automóvel e pedonal, dotando esta zona de infra-estruturas necessárias para a melhoria das condições de vida.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

10 distritos do Norte e Centro em alerta amarelo devido ao frio, chuva e neve


Lisboa, 15 Dez (Lusa) - A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) vai colocar quarta-feira em alerta amarelo 10 distritos do Norte e Centro do país devido ao frio, chuva e queda de neve, que poderá ser intensa em alguns locais.
Segundo a ANPC, o alerta amarelo, segundo de uma escala de quatro, vai ser accionado às 00:00 de quarta-feira nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra, prolongando-se por 24 horas.
A Protecção Civil coloca em alerta azul, o mais baixo de uma escala de quatro, os restantes distritos de Portugal continental.
Os alertas têm como objectivo aumentar a prontidão dos dispositivos de resposta operacional e informar a população sobre medidas de prevenção e precaução, de acordo com a Protecção Civil.
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para os próximos dias a continuação do tempo frio e a ocorrência de chuva nas regiões do sul a partir do final do dia de hoje, precipitação que vai progredir para Norte e que poderá ser temporariamente forte.
Segundo o IM, face às baixas temperaturas previstas poderá nevar acima dos 400 metros de altitude. Na região Sul, poderá cair neve nas Serras de Monchique e São Mamede durante a próxima madrugada.
Em comunicado, a Protecção Civil volta a recomendar que seja dada "especial atenção" à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, uma vez que aumenta o perigo de acidentes rodoviários, e aconselha velocidades reduzidas.
A ANPC sugere também, em áreas afectadas por gelo ou neve nas estradas, o transporte na viatura e colocação nos pneus de correntes de neve sempre que as condições de circulação o justificarem.
Os automobilistas devem seguir as indicações da ANPC e "não ignorarem eventuais cortes de estradas ou indicações de vias alternativas".
A Protecção Civil aconselha igualmente o uso de várias camadas de roupa, que não devem ser muito justas, a não realização de actividades físicas intensas e contacto imediato com o 112 (número de emergência) sempre que surgirem sinais de hipotermia.
A quem viajar para áreas onde é habitual a queda de neve ou formação de gelo nas estradas, a ANPC recomenda que se levem "alimentos, água, roupa quente e de cores vivas, depósito de combustível cheio e lanterna".
A Protecção Civil chama ainda a atenção para os cuidados a ter com os aquecimentos em casa, para evitar incêndios ou intoxicações, nomeadamente com as lareiras, em locais fechados e sem renovação de ar, e com os aquecedores.

Autarcas de Arouca e Castelo de Paiva reunem hoje em Lisboa a propósito da Central de Biomassa

A propósito da Central de Biomassa na região

Autarcas de Arouca e Castelo de Paiva reúnem hoje com o o Secretário de Estado da Energia e Inovação
 
 



A propósito do anunciado projecto da Central de Biomassa, a instalar na zona de fronteira entre os concelhos de Arouca e Castelo de Paiva, os presidentes das Câmara Municipais de Arouca e Castelo de Paiva, Artur Neves e Gonçalo Rocha, reúnem hoje á tarde em Lisboa, com o Secretário de estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho.



Recorde-se que este projecto intermunicipal foi apresentado em Abril deste ano, ocasião em que se falou na entidade promotora e num investimento que rondará os 80 milhões de euros e poderá, eventualmente criar, mais de meia centena de postos de trabalho, podendo ser a maior unidade de produção de energia renovável a partir de resíduos florestais, a funcionar em Portugal.

A ZIF – Zona de Intervenção Florestação de Castelo de Paiva vai ajudar a divulgar e a sensibilizar os proprietários para a utilidade deste equipamento que ficará localizado num terreno de 18 hectares na zona de partilha das freguesia de Real e Santa Eulália, junto à EN 224, e que poderá ser utilizado por proprietários de outros concelhos vizinhos, já que se estima uma produção de 300 mil toneladas / ano, sendo que os fornecedores desta unidade de produção de energia renovável vão receber cerca de 30 euros por tonelada de resíduos entregues.
Para além de considerar que, este investimento público / privado pode contribuir para dinamizar o sector florestal na região, o presidente Gonçalo Rocha partiu para esta reunião com boas perspectivas e fez questão de sublinhar o interesse e o proveito económico que este projecto pode ter para as famílias e para aqueles industriais que se dedicam ao sector da exploração florestal, destacando que esta unidade pode potenciar ganhos para a economia local na ordem dos 15 milhões de euros anuais.



GIRP/Carlos Oliveira

Vila de Castelo de Paiva continua a acolher a magia e animação de Natal


Iniciativa da ACI com apoio da autarquia paivense

Magia e a animação do Natal na vila de Castelo de Paiva

* PICOLÉ ENTUSIASMOU MIUDOS E GRAÚDOS NO LARGO DO CONDE





Desde o início do mês que as actividades natalícias começaram a encher as ruas da vila de Castelo de Paiva de magia, cor e muita animação, num programa promovido em conjunto pela Associação Comercial e Industrial e a Câmara Municipal, que se estende até ao final deste mês, contemplando uma acção que visa dinamizar o comércio local, atrair visitantes e festejar esta quadra festiva com solidariedade e alegria, num ambiente de total confraternização.




Depois das iniciativas já realizadas no dia 8, com a abertura oficial do programa de animação, e perante milhares de pessoas, o momento mais emotivo do evento, com a chegada do Pai Natal de charrete ao Largo do Conde e depois o seu périplo em pelas ruas da vila, as acções de Natal prosseguiram em Castelo de Paiva no passado Domingo, dia 13, com outras novidades a marcar o programa, sempre com a presença do Pai Natal e os passeios de charrete pelas ruas da vila, com uma actuação da Academia de Música de Castelo de Paiva, seguindo-se um espectáculo com a conhecida PICOLÉ, a palhaça que fez furor na Praça da Alegria, na RTP, continuando mais tarde a Quermesse Social. E pode dizer-se que a tarde de Domingo, foi um sucesso, com muita gente a trazer as crianças ao Largo do Conde para este momento de magia e diversão…


Para o próximo Domingo, dia 20, a grande novidade da programação apresentada, será ás 14h30 o desfile de Pais Natal do Moto Clube Paivense e Pais Natal a cavalo, bem como a distribuição de prendas a todas as crianças presentes, estando agendada a cerimónia de entrega de prémios das melhores decorações das Rotundas da urbe paivense.

O encerramento desta programação de animação de Natal, terá lugar no dia 9 de Janeiro, com a realização do XII Encontro de Cantares das Janeiras.

Para além do apoio da edilidade paivense, esta iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, conta com o apoio da Câmara Municipal, da Academia de Música, da Igreja Paroquial de Sobrado, do Moto Clube de Castelo de Paiva, Juntas de Freguesia, entre outras entidades.



GIRP/COliveira

Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, continua a promover as suas actividades "Natalícias"

Informação institucional

A Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, com o apoio da Câmara Municipal, tendo em vista a promoção do comércio local, está a desenvolver durante este mês de Dezembrovárias acções:


Acções já desenvolvidas:

Dia 8 de Dezembro
14:00 - inauguração da casinha do Pai Natal
14:30 - Insufláveis para as crianças , com presença de animadores
15:30 - Passeio de charrete com o Pai Natal
Sessão de fotografias com o Pai Natal

Dia 13 de Dezembro
14:30 - Espectáculo Academia de música de Castelo de Paiva,
15:30 - Espectáculo com a Picolé
Sessão de Fotografias com o Pai Natal

Acções a desenvolver:

Dia 20 de Dezembro:
14:30 - Desfile de Pais Natal do Motoclube Paivense
Desfile de Pais Natal a cavalo
Entrega de presentes às crianças
Entrega de prémios das melhores rotundas
Sessão de fotografias com o Pai Natal
Quermesse Social

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Fundo de Recuperação começa esta semana a definir o futuro da "nova" Investvar


Porto, 14 Dez (Lusa) - O Fundo de Recuperação de Empresas, detido pelos cinco maiores bancos nacionais e pelo Tesouro, começa esta semana a trabalhar na reestruturação da Investvar, cujo capital assumiu por decisão do Ministério da Economia.
O modelo de viabilização foi anunciado quarta-feira pelo secretário de Estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento e permitirá, segundo Fernando Medina, garantir a sustentabilidade do maior grupo português de calçado.
Conforme adiantou à agência Lusa fonte do Ministério da Economia, o Fundo de Recuperação terá agora cerca de um mês para convocar uma assembleia-geral da Investvar, em que deverá ser definida a nova administração da empresa.
A Lusa contactou a administração da ECS Capital, que gere o Fundo, mas não obteve mais esclarecimentos.
Segundo se lê no portal do ministério, o projecto de viabilização negociado entre o Estado e o Fundo de Recuperação visa promover a "retoma sustentada" da actividade industrial da Investvar, admitindo-se a "possível alienação" da actividade comercial após a cessação dos direitos de comercialização da marca Aerosoles na Europa, prevista para Março.
Isto implica a "necessária separação e gestão autónoma das actividades industrial e comercial da Investvar", já que o Ministério entende que "a degradação empresarial do grupo nos últimos anos resultou de uma actividade comercial sobredimensionada".
Com três fábricas - uma em Esmoriz e duas em Castelo de Paiva, com cerca de 650 trabalhadores - a Investvar possui ainda uma rede de 120 lojas na Europa.
Apesar de o modelo de viabilização assegurar "a manutenção de uma parte significativa dos postos de trabalho associados à actividade industrial", o sindicato diz ter sido informado pelo ministério da inevitabilidade de uma reestruturação.
"Há trabalhadores que irão ter que sair da empresa, ainda não sabemos quem e quantos, mas serão quer da parte industrial, quer comercial", disse à Lusa a dirigente sindical Fernanda Moreira.
Segundo a sindicalista, o número de trabalhadores a dispensar será ainda definido pela nova administração da empresa, mas Fernando Medina terá assegurado que o Governo iria "garantir o máximo possível de postos de trabalho e que maioria iria ser salvaguardada".
Entretanto, e de forma a "organizar o arranque da produção" da Investvar, cujas fábricas estão paradas, foi decidido o recurso ao 'lay-off', em princípio a partir do dia 15.
Em declarações à Lusa na quarta-feira, Fernando Medina salientou que o plano de recuperação "assegura três elementos fundamentais: a manutenção em Portugal de uma parte importante da produção industrial da empresa; uma solução que terá accionistas de natureza privada, a quem o Estado alienará as suas acções; e uma gestão privada que irá executar o plano de recuperação".
Na sua opinião, "esta é a melhor solução que foi possível encontrar" para a Investvar, porque, "além de garantir a manutenção da actividade industrial da empresa, assegura a propriedade totalmente privada da empresa, com a saída do Estado da posição de accionista onde estava colocado, bem como a sua gestão privada".

CM de Castelo de Paiva promove, em colaboração com a ACICP, Concurso de Decoração Natalícia de Rotundas no concelho

Numa colaboração directa com a ACICP
Câmara Municipal promove concurso sobre Decoração Natalícia de Rotundas
Aproveitando uma parceria estabelecida com a ACIP – Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai promover este ano um Concurso de Decoração Natalícia de Rotundas, orientado para a participação de duas categorias, ao nível de associações e dos agrupamentos escolares do concelho. A avaliação definida para este concurso terá em consideração o valor artístico da criação, impacto visual, legibilidade, utilização de materiais recicláveis e enquadramento no meio onde a decoração esta inserida, sendo que serão atribuídos prémios aos três classificados em cada uma das categorias do concurso, no valor de 400, 150 e 100 euros, respectivamente.Os resultados do concurso serão dados a conhecer publicamente após a reunião decisória do Júri, que terá lugar na tarde do próximo Domingo, dia 20, havendo a possibilidade de a população, para além de conhecer no local próprio as diversas criações natalícias, voltar “ on – line “ no sitio da Câmara Municipal – www.cm-castelo-paiva.pt, tendo este resultado o mesmo valor que a votação de um membro do Júri, que será composto por três personalidades. A votação “ on – line “ poderá ser efectuada já a partir das 14 horas do dia 15 de Dezembro, estendendo-se até às 14 horas da próxima Sexta – Feira, dia 18.
Carlos Oliveira / GIRP

Coro Litúrgico de Fornos organiza o tradicional Concerto de Natal

O Coro Litúrgico de Fornos organiza o tradicional Concerto de Natal, com a participção do coro infanto-juvenil "Os Pequenos Girassóis" da paróquia de Fornos. O Concerto realiza-se no próximo sábado dia 19 de Dezembro pelas 21.00 na Igreja Paroquial de Fornos. Serão executados diversos temas alusivos à quadra natalícia e será interpretada, pelos dois coros, a Cantata de Natal de Jos Wuytack com arranjos de Rita Vieira e Sara Pinheiro.
Coro Litúrgico de Fornos

O Costinha deixou-nos ….


A exemplo de muitas terras deste nosso Portugal, existem pessoas que são tratadas pelo apelido ou por uma alcunha, e não por aquele que foram baptizados.
Refiro-me ao Costinha de Bairros, como era conhecido o sr. Joaquim Moreira da Costa.
Sobre ele é a primeira vez que escrevo publicamente.
Conheci-o em 1991. A política aproximou-nos. Era ele Presidente da Junta de Freguesia de Bairros. Após sair da Junta de Freguesia foi eleito membro da Assembleia Municipal, pelo PSD.
Só a doença o fez retirar da vida política activa.
A amizade, a estima e consideração que tinha pelos seus verdadeiros Amigos, fazem com que nunca me vá esquecer dele.
Hoje a amizade, que se iniciou com ele, prolonga-se ao seu filho, que tal como o pai também é conhecido pelo mesmo nome.
Ao Costinha se devem muitas das coisas positivas que se fizeram em Bairros. A Banda era a sua paixão.
Costinha, obrigado por tudo e até sempre.
Paulo Ramalheira Teixeira
Castelo de Paiva, 14 de Dezembro de 2009


(*) O Castelo de Paiva on-line aproveita para endereçar as sentidas condolênçias á familia enlutada

Paivense e S.Martinho vencem os seus adversários


A equipa do S.C. Paivense venceu este fim de semana a equipa do Arco, lanterna vermelha do campeonato por três bolas a zero. Com esta vitória a equipa de Castelo de Paiva somou mais  3 pontos e assim subiu uns lugares na tabela classificativa.

Concluída que está a a 9ª jornada o Paivense ocupa nesta altura a 8ª posição com os mesmos pontos do Mourisquense e do S.Roque.

A equipa do Paivense defronta na próxima jornada o Cucujães.

O Campeonato Distrital da 1ª Divisão da A.F.Aveiro é liderado pelo Bustelo com 35 pontos.

No que toca á 2ª Divisão Distrital (Serie A)o S,Martinho, recebeu e venceu o Alvarenga por 4 – 2.

A equipa canarinha ocupa a 5ª posição com 14 pontos, enquanto o Canedo é líder isolado com 25 pontos.

No que toca á próxima jornada a realizar no dia  20 Dezembro o S.Martinho desloca-se a Mosteirô

sábado, 12 de dezembro de 2009

Resultados do Futsal

O Bairros está de volta ás vitórias. A equipa foi Esgueira vencer a equipa local por 2-4.
Por outro lado o Casal que no fim de semana tinha vencido o derby regional(Bairros) acabou por consentir um empate caseiro frente ao Cambra (4-4) uma equipa que luta pelos primeiros lugares do campeonato.

Futebol - Inatel






Realizaram-se esta tarde três partidas referentes á Taça Fundação da Inatel de Aveiro. uma destas partidas colocou frente a frente duas equipas do concelho.

Muita disputa de bola a meio campo

Em Folgoso no derby a equipa da freguesia da Raiva venceu o Paraíso por 3 - 2.



Na outra partida o Oliverense recebeu e venceu o Pessegueiro por 3 - 1.

O Oliveirense, venceu mas podia ter mesmo dilatado o marcador se "Tiago" tivesse convertido esta grande penalidade.

Vale 1 - Real 0




sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Banda de Fornos, organiza concerto de Natal


A Banda Musical de Fornos, à semelhança do que tem sucedido em anos anteriores, promove o tradicional Concerto de Natal.

Este Concerto será realizado no dia 12 de Dezembro com início às 21H30 na Igreja de São Pelágio na freguesia de Fornos, com entrada livre.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Sindicato lamenta despedimentos na Investvar, mas congratula-se com viabilização

Porto, 09 Dez (Lusa) - O Sindicato do Calçado de Aveiro e Coimbra lamentou hoje que a solução avançada pelo Ministério da Economia para a Investvar implique despedimentos, ainda por quantificar, mas congratulou-se com a viabilização da empresa.

"Gostaria que a solução não envolvesse uma reestruturação, mas isso não é possível. Há trabalhadores que irão ter que sair da empresa, ainda não sabemos quem e quantos, quer da parte industrial, quer comercial", afirmou a dirigente sindical Fernanda Moreira em declarações à agência Lusa, no final de uma reunião com o secretário de Estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento.

Segundo a sindicalista, o número de trabalhadores a dispensar será ainda definido pela nova administração da empresa, a nomear "o mais rapidamente possível", mas Fernando Medina terá afirmado que "iriam garantir o máximo possível de postos de trabalho e que maioria iria ser salvaguardada".

"Foi a solução possível", considerou Fernanda Moreira, recordando que, já com a anterior administração de Pedro Ribeiro da Cunha, "também estava em cima da mesa uma reestruturação, que diziam ser necessária para a empresa ser viável".

Entretanto, e de forma a "organizar o arranque da produção" da Investvar, cujas três fábricas (em Castelo de Paiva e Esmoriz) estão paradas, foi decidido o recurso ao 'lay off', em princípio a partir do dia 15.

De acordo com Fernanda Moreira, os trabalhadores "depois vão sendo chamados gradualmente, conforme a necessidade do arranque da produção".

O Ministério da Economia avançou hoje como solução para a viabilização da Investvar a entrada no capital do grupo do Fundo de Recuperação de Empresas, detido pelos principais bancos portugueses, que separará as componentes industrial e comercial da empresa e apostará na parte produtiva.

"Estão neste momento reunidas as condições fundamentais para termos uma empresa que seja sustentada e viável, actuando naquilo que sabe verdadeiramente fazer e fazia bem: uma empresa industrial na área do calçado", disse à agência Lusa o secretário de Estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento, no final da reunião com dirigentes do sindicato.

Para Fernanda Moreira, a transferência da gestão da Investvar para privados "é positiva porque terá que haver uma maior responsabilidade e cuidado com o que estão a fazer, porque estão a trabalhar com o seu dinheiro".

Com cerca de 650 trabalhadores nas três fábricas que tem em Portugal (em Castelo de Paiva e Esmoriz), a Investvar possui uma dívida superior a 40 milhões de euros aos principais bancos nacionais e ao Estado.

O grupo, que registou prejuízos na ordem dos 17,7 milhões de euros em 2008, possui ainda mais 550 trabalhadores nas fábricas da Índia e na rede de cerca de 120 lojas que detém na Europa.

Depois de várias injecções de capital, somando mais de 40 milhões de euros, as sociedades de capital de risco públicas InovCapital, Change Partners e AICEP Capital controlavam já mais de 50 por cento do capital da Investvar.

Vila de Castelo de Paiva acolhe a magia e animação de Natal


Iniciativa da ACI com apoio da autarquia paivense

Vila de Castelo de Paiva acolhe a magia do Natal

· programa estende-se até ao final do mês


Desde o início do mês que as actividades natalícias começaram a encher as ruas da vila de Castelo de Paiva de magia, cor e muita animação, num programa promovido em conjunto pela Associação Comercial e Industrial e a Câmara Municipal, que se estende até ao final deste mês, contemplando uma acção que visa dinamizar o comércio local, atrair visitantes e festejar esta quadra festiva com solidariedade e alegria, num ambiente de total confraternização.



Na tarde do passado Feriado, dia 8, realizou-se a abertura oficial do programa de animação, e perante milhares de pessoas, o momento mais emotivo do evento foi a chegada do Pai Natal de charrete ao Largo do Conde e depois o seu périplo em pelas ruas da vila.

Durante a tarde foi ainda inaugurada a Casinha do Pai Natal, onde teve lugar um convívio e sessão de fotografias com o Pai Natal e a realização de passeios de crianças em charrete, insufláveis, animação de rua com mímica, palhaços e pinturas faciais, para além da desejada diversão em carrosel infantil, assim como uma Quermesse Social.

Para o próximo Domingo, dia 13, estão agendadas outras iniciativas, sempre com a presença do Pai Natal e os passeios de charrete pelas ruas da vila, estando prevista para as 14h30 horas uma actuação da Academia de Música de Castelo de Paiva, seguindo-se um espectáculo com a conhecida PICOLÉ, a palhaça que fez furor na Praça da Alegria, na RTP, continuando mais tarde a Quermesse Social.

No dia 20, a grande novidade da programação apresentada, será ás 14h30 o desfile de Pais Natal do Moto Clube Paivense e Pais Natal a cavalo, bem como a distribuição de prendas a todas as crianças presentes, estando agendada a cerimónia de entrega de prémios das melhores decorações das Rotundas da urbe paivense.

O encerramento desta programação de animação de Natal, terá lugar no dia 9 de Janeiro, com a realização do XII Encontro de Cantares das Janeiras.

Para além do apoio da edilidade paivense, esta iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, conta com o apoio da Câmara Municipal, da Academia de Música, da Igreja Paroquial de Sobrado, do Moto Clube de Castelo de Paiva, Juntas de Freguesia, entre outras entidades.



GIRP/COliveira

Aerosoles - Bancos assumem gestão da Investvar este mês


A viabilização da Investvar passa pela entrada no seu capital do Fundo de Recuperação de Empresas, que integra os principais bancos nacionais e vai assumir a gestão da sociedade ainda este mês.

A solução foi hoje anunciada por Fernando Medina, secretário de Estado da Indústria e do Desenvolvimento.

Segundo explicou o governante, o Fundo de Recuperação de Empresas - onde estão os credores da Investvar (CGD, BES, BCP, BPI e Santander), a ‘private equity' ECS Capital e o Tesouro - vai passar a gerir as actividades industrial e comercial da empresa já este mês.

O objectivo é recuperar a companhia para depois vendê-la, sendo que alguns dos 650 postos de trabalho vão ser suprimidos.

"Diário Económico"

Associação desportiva do Couto Mineiro, apresentou o equipamento da sua equipa de Cicloturismo



A Associação Desportiva do Couto Mineiro (ADCM) apresentou publicamente o equipamento da sua equipa de cicloturismo no dia 5 de Dezembro.
Perante os cicloturistas inscritos na Associação o Vereador da Câmara Municipal de Castelo de Paiva José Manuel Carvalho e o dirigente da Associação António Amaral levantaram o véu sobre o manequim que vestia o equipamento que os cicloturistas paivenses inscritos na Associação Desportiva do Couto Mineiro vão vestir daqui em diante.
Em representação da Associação, Ricardo Jorge agradeceu a presença de todos os autarcas, dirigentes, patrocinadores e cicloturistas, salientando o facto de estarmos perante uma actividade da Associação que cobre já mais de metade das freguesias do concelho, tendo inscritos de 6 das suas 9 freguesias.
Ricardo Jorge referiu ainda que os cicloturistas que se inscreverem também na Federação de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta terão uma comparticipação financeira por parte da Associação nesse custo.
Em representação da Câmara Municipal de Castelo de Paiva o Vereador José Manuel Carvalho agradeceu o convite formulado e enalteceu o trabalho da Associação Desportiva do Couto Mineiro, bem como o facto da secção de cicloturismo ter associados em seis freguesias, deixando no ar a promessa de em breve serem 7 as freguesias abrangidas, contando com a sua própria inscrição.