Páginas

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Município adere ao programa “Fruta nas Escolas”

A autarquia de Cinfães aderiu ao projecto da Comissão Europeia “Fruta para as Escolas”. A candidatura apresentada ao Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas foi aprovada e aplica-se às escolas do 1º ciclo, onde serão distribuídas este ano lectivo, obrigatoriamente, maçãs, peras, clementinas, tangerinas, bananas, cenouras e tomates.

O Regime de Fruta Escolar, instituído no âmbito da União Europeia, consiste na distribuição de uma peça de fruta, pelo menos duas vezes por semana, aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas públicas. O objectivo é promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e para a redução dos custos de saúde associados a regimes alimentares menos saudáveis, não substituindo programas já existentes, como o do leite escolar, nem a distribuição de fruta nas refeições escolares.

As necessidades e produtos a disponibilizar serão avaliados anualmente. Este ano lectivo serão distribuídas maçãs, peras, clementinas, tangerinas, bananas, cenouras e tomates.

Além da distribuição de frutas e legumes, o programa exige aos Estados-membros a elaboração de estratégias que incluam iniciativas educativas e de sensibilização, bem como a partilha de bons hábitos alimentares, designadamente, a organização de visitas a quintas, a mercados e a centrais hortofrutícolas, assim como fornecimento de sacos de sementes destinados à realização de sementeiras.

A entrega de materiais didácticos alusivos à temática, como livros, cadernos de actividades, jogos, DVD e CD-ROM, e a realização de actividades que contribuam para o enriquecimento da página electrónica do Regime de Fruta Escolar são outras das medidas propostas.

São ainda contempladas nestas medidas de acompanhamento a distribuição aos professores de livros e de material didáctico sobre hábitos de alimentação saudável e, ainda, iniciativas que visem potenciar o Regime de Fruta Escolar junto dos agregados familiares das crianças.

G.A.P.


Sem comentários:

Enviar um comentário