Páginas

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Pavilhão Municipal de Rio de Moinhos, vai ser inaugurado

Vão ser inaugurados no dia 11 de Janeiro de 2009 a partir das 14 horas o Pavilhão Desportivo Municipal de Rio Moinhos bem como as Novas Instalações da banda de Música, com espaço para as Actividades Culturais e as Obras de Requalificação da Avenida da Vista Alegre.
A criação destes espaços com destaque para o novo Pavilhão Municipal, corresponde a uma aspiração de todos os munícipes de Rio Moinhos, no sentido de dotar a freguesia com modernas instalaçõesao serviço do desporto, cultura e também melhorar as vias de comunicação.

Cantata de Natal em Ramires

A Igreja Paroquial de Ramires vai receber a tradicional Cantata de Natal, no próximo sábado, dia 3 de Janeiro. Por isso a partir das 21h30, vão actuar o Coral Etnográfico de Cinfães e a Banda de Música da Casa do Povo de Ferreiros.
GAP

XI Encontro de Cantares das Janeiras a 10 de Janeiro


A exemplo de anos anteriores, realiza-se no próximo dia 10 de Janeiro (sábado), às 21 horas, no espaço da Alameda da Igreja de Sobrado, a 11ª edição do Encontro de Cantares das Janeiras, uma iniciativa promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Neste evento, que todos os anos motiva entusiasmo e alegria, pretende-se juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm viva esta secular tradição.
“Trata-se de uma forma genuína de reviver velhas tradições que, apesar das mudanças evidenciadas na sociedade actual, ainda se mantém activa neste concelho “, conforme refere o Vereador da Cultura, Manuel Rocha.
Já na opinião de Paulo Teixeira, presidente da autarquia, este secular costume de cantar as Janeiras, “para além de estimular a defesa do património cultural, desperta os valores da etnografia, concretizados na antiguidade dos cantares, na riqueza dos trajes regionais e na adequação dos instrumentos utilizados, tudo evidenciado num espírito de solidariedade e fraternidade que interessa preservar”.
Os grupos e associações interessados em participar devem informar a Câmara Municipal, através do Pelouro da Cultura, até ao dia 5 de Janeiro.

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DESCAMBOU EM PEDORIDO…

Apelidada de uma das assembleias mais concorridas do concelho de Castelo de Paiva, começa a ser motivo de preocupação o aspecto contraditório de tal afirmação.
Cerca de 9 pessoas assistiram aquela que foi a ultima assembleia do ano de 2008, sendo que dois dos presentes não são residentes da freguesia, o que não deixa de ser motivo de admiração, uma vez que o número presente tem aumentado significativamente nas últimas assembleias.
Para que haja uma certa descentralização, o presidente da Assembleia de Freguesia marcou esta assembleia para o lugar da Póvoa.
Como observadores atentos, estiveram; Gonçalo Rocha presidente da comissão política concelhia do PS (Partido Socialista) como também Lino Pereira. O Vereador socialista na Câmara de Castelo de Paiva, tem sido uma presença habitual nas diversas assembleias de freguesia em todo o concelho.
Esta assembleia que ficou marcada por alguns casos menos agradáveis, como por exemplo o confronto verbal entre José Luís Pinto e os presidentes de junta e assembleia. Na base desta discussão estiveram as declarações prestadas por José Luís Pinto á Paivense Fm. O membro da assembleia (José Luís Pinto) disse que “ a junta de freguesia é em seu entender a pior junta após o 25 de Abril de 1974”. Declarações que caíram mal no seio da autarquia.
No tempo destinado á participação do público, vários foram os casos aí levantados, como por exemplo o que envolveu um assistente e o presidente da assembleia. Face a isto o assistente sentiu-se intimidado pela forma como Manuel Rodrigues se lhe dirigiu a este.
Mas as trocas de palavras não se ficaram por aqui. O caso da homenagem ao Dr. Ribeiro de Magalhães veio agitar ainda mais as águas. Houve quem acusasse o Presidente da Assembleia de agir de forma arrogante e intimidatória, para com um seu concidadão.
Gonçalo Rocha, viria a tomar da palavra mas apenas para desejar boas festas aos presentes.
Por outro lado Lino Pereira aproveitou a ocasião e usou da palavra. O socialista, falou na desertificação e no desemprego que afecta não só a freguesia mas também o concelho.
José Luís Pinto membro da bancada laranja , viria a ser por várias vezes acusado, por João Campos, de demagogo na forma como levava à mesa os assuntos agendados pela bancada do PSD.
Entre os vários pontos da ordem de trabalhos estava o Plano e Orçamento para 2009. Um ponto que foi ultrapassado e votado favoravelmente.
Como vem sendo hábito não faltaram os ataques à Câmara Municipal. João Campos, acusou Paulo Teixeira de ser o grande responsável por Pedorido não ter tido obras de destaque. O autarca, afirmou que a Câmara de Castelo de Paiva, não pregou um único prego nesta freguesia. João Campos foi mais longe ao afirmar que “o Sr. Presidente da Câmara é o grande responsável pelo atraso dos ordenados aos autarcas desta freguesia (cerca de 15 meses) devido ao não pagamento de subsídios por parte da Câmara à Freguesia de Pedorido.
Mas não se ficaram por aqui os ataques a Paulo Teixeira.
A questão do abastecimento de água à freguesia por parte das Águas do Douro e Paiva, foi uma das questões aí levantadas.
De destacar também, a ausência de alguns dos membros da bancada Socialista. Foi necessário recorrer ao voto de qualidade para que alguns assuntos fossem aprovados, chegando mesmo a haver entre linhas alguns comentários quanto à existência de desmotivação política no seio desta assembleia
Assim sendo algo vai mal no baixo concelho de Castelo de Paiva. Terá o PS um candidato à altura nas próximas eleições para fazer face a estas situações? Ou será que o PSD, já não tem as mesmas soluções ?
Por António Pinto

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Concurso de Fotografia

AJAACP - Associação Juvenil Ambiental e Arqueológica de Castelo de Paiva, relembra as actividades realizadas em 2008
Torneio Ténis de Mesa, Torneio Badminton, Formação Xadrez, Apresentação de um espectáculo de teatro,Comemoração do Dia da Árvore, Comemoração do Dia Sem Carros, Comemoração do 7º Aniversario da AJAACP, Formação dos dirigentes associativos.Sensibilização Ambiental,Projectos OTL (Paiva Natural e Desenvoltura).
Concurso de Fotografia (data de entrega de trabalhos alargada até dia 5 de Janeiro de 2009)

Associação Comercial Idustrial de Castelo de Paiva

No mês de Dezembro, a Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, em parceria com a Câmara Municipal, AP Castelo de Paiva, com o apoio das Juntas de Freguesia de Castelo de Paiva, e com a colaboração da Rádio Independente Paivense, Rede Social de Castelo de Paiva, Academia de Música e Comerciantes locais, desenvolveu um conjunto de Acções de Natal que atraíram milhares de pessoas ao Centro Urbano.
No dia 5 de Dezembro realizou-se a visita do Pai Natal de Helicóptero por todas as escolas do Concelho, seguindo-se depois no dia 7 a descida de Helicóptero do Pai Natal na Praça da Independência e a inauguração da casinha do pai Natal, onde foram tiradas fotografias e entregues rebuçados às centenas de crianças presente no evento.
No dia 14 realizou-se a Quermesse social e o encontro de Pais Natal;
O encerramento desta programação teve lugar no dia 21 de Dezembro, com um Passeio Motard, um espectáculo da Academia de Música de Castelo de Paiva, e com a entrega dos presentes às crianças das escolas de Castelo de Paiva. Mais uma vez voltámos a atrair ao centro urbano de Castelo de Paiva milhares de pessoas.
Não podendo ainda esquecer que a Associação Comercial com a colaboração das Juntas de Freguesia do Concelho, colocou um carrossel infantil, durante todo o mês de Dezembro no centro da Vila e distribuiu senhas às crianças para todas poderem andar.
Estas acções visão dinamizar o comércio local, atrair visitantes e festejar esta quadra festiva com Solidariedade e alegria, num ambiente de total confraternização.
Sob o lema Faça compras no comércio local...Castelo de Paiva agradece... o objectivo de dinamizar o comércio local foi um sucesso, fazendo com que grande parte das compras natalícias fosse feita no centro urbano de Castelo de Paiva.

Aprovado licenciamento de linha eléctrica

O projecto para estabelecimento da linha aérea a 60 kv entre Cabril e Carrapatelo foi aprovado pela Câmara Municipal de Cinfães, depois de prestados esclarecimentos pela EDP, Distribuição e Energia, SA.
O Executivo Municipal revoga, assim, a deliberação de 13 de Outubro de 2008, quando afirmou “o seu desacordo” à implementação do projecto, sustentando que “o concelho já é atravessado por várias linhas de média, alta ou muito alta tensão” e fazendo depender “a decisão final” da Autarquia “de uma reunião” em que fosse “equacionada toda a situação existente ou a existir num futuro próximo”.
Concretizada a reunião, recentemente, entre os membros da comissão municipal (constituída pelos Presidentes da Assembleia e da Câmara Municipais, por um representante do PS e da coligação PSD/CDS-PP na Assembleia Municipal e por um presidente de Junta de Freguesia) e representantes da EDP, “tomou-se conhecimento que o estudo, há cerca de um ano, sofreu alterações de traçado, sendo aceites várias sugestões do Município, incluíndo a redução do número de linhas previstas. Perante as explicações obtidas e o processo que foi posto à discussão pública, os elementos presentes consideraram ter sido dada uma resposta favorável às várias pretensões”.
A linha aérea projectada percorrerá as freguesias de Tendais, Cinfães e de S. Cristóvão de Nogueira.
GAP

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Associações recebem totalidade do subsídio anual

A Câmara Municipal de Cinfães está a disponibilizar a totalidade do subsídio anual atribuído às associações do concelho, depois de já ter entregue 50 por cento do valor às instituições associativas que apresentaram a aprovação do Plano de Contas de 2007 e do Plano de Actividades para 2008.
A Autarquia estabeleceu ainda os montantes de subsídio a atribuir, no decorrer da época 2008/2009, às associações desportivas do Município que “entregaram a documentação comprovativa da sua actividade”:
- Clube Desportivo de Cinfães (III divisão nacional) – séniores: 50 mil euros;
- Académico Desportivo de Fornelos (I divisão distrital) – séniores: 10 mil euros;
- Grupo Desportivo da Casa do Povo de Oliveira (I divisão distrital) – séniores: 10 mil euros;
- Nespereira Futebol Clube (I divisão distrital) - séniores: 10 mil euros;
- Grupo Desportivo de Boassas (II divisão distrital) – séniores: 5 mil euros;
- Clube de Caça e Pesca de Entre Douro e Paiva: 1750 euros;
- Clube de Caça e Pesca de Travassos: 1750 euros;
- Clube de Caça e Pesca de Nespereira: 1750 euros;
- Associação de Caçadores do Montemuro: 1750 euros;
- Clube de Caça e Pesca de Tendais: 1750 euros;
- Casa do Futebol Clube do Porto de Cinfães: 1750 euros.
A Câmara Municipal de Cinfães também deliberou comparticipar, com 40 por cento, a aquisição de uma viatura de 9 lugares pela Junta de Freguesia de Travanca; e subsidiar as iniciativas “Noites de Verão 2008” (216 euros) e Encontro de Coros (112 euros), promovidas pela Associação Cultural e Recreativa Rancho Infantil de Tendais e pela Associação Cultural e Recreativa “Grupo Coral” de Sta. Cristina de Tendais, respectivamente.

domingo, 28 de dezembro de 2008

CONCERTO DE ANO NOVO, COM A ORQUESTRA RUSSA «SILVER STRINGS»

Arouca acolhe, no próximo dia 2 de Janeiro, o Concerto de Ano Novo da Orquestra Russa «Silver Strings», sob a direcção do maestro Alexander Afanasyev. O concerto tem lugar no Cinema Globo d’Ouro, a partir das 21:30. A Orquestra «Cordas de Prata» visita Arouca pela segunda vez, depois de, em 2006, ter encantado todos quantos assistiram ao seu concerto.
A Orquestra de Balalaicas de S. Petersburgo – «Cordas de Prata» - chamada, até 1999, «Músicos de Kolpino», é considerada colectividade profissional desde 1993. Esta orquestra, uma das mais antigas orquestras amadoras da Rússia, foi fundada em 1918 em Kolpino, nos subúrbios de S. Petersburgo.
GICMA

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Paulo Teixeira liderou sondagem

Numa sondagem realizada entre os dias 22 e 26 de Dezembro Paulo Teixeira levou a melhor sobre o candidato socialista Gonçalo Rocha


O candidato social democrata, Paulo Teixeira, liderou uma sondagem realizada pelo castelopaiva-online nos últimos cinco dias (22 a 26 de Dezembro de 2008). O actual presidente da câmara, obteve 67 votos (38%) contra os 60 votos (34%) registados pelo candidato socialista Gonçalo Rocha. Quanto a Lino Pereira, o nº 1 dos socialistas nas últimas eleições obteve 14% das votações com 24 votos. E no que toca a indecisos a percentagem ronda os (14%) - 24 votos.

Cantata de Natal em Cinfães

A próxima Cantata de Natal, inserida no programa natalício da Câmara Municipal de Cinfães, vai realizar-se amanhã, dia 27, na Igreja Paroquial de Cinfães, às 21h30. Actuarão o Coral Etnográfico de Cinfães e a Banda Marcial de Cinfães.
Nos dias 29 e 30, segunda e terça-feira, prosseguirão as “oficinas de Natal” da Casa da Cultura, actividades lúdicas destinadas às escolas do 1.º CEB de Vila Chã, de S. Cristóvão de Nogueira e de Fonte Coberta.
A mostra bibliográfica “O Natal e os Livros” continua patente na Casa da Cultura, até 2 de Janeiro de 2009.

GAP

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Acto eleitoral

Realizou-se em 19/12/08 uma Assembleia Geral do Grupo Desportivo que tinha como ponto único a eleição dos órgãos sociais para o biénio 2009/2010.
O acto eleitoral decorreu com toda a tranquilidade. As vozes que se fizeram ouvir ainda estão inebriadas com os sucessos conquistados pela colectividade e que se traduziram na conquista de quase todos os títulos que havia a conquistar no atletismo de montanha de Portugal e ainda acrescido da conquista da 1ª Taça Ibérica.
Existe de facto uma dinâmica de vitória. Há a percepção que os títulos ou a conquista dos mesmos não será permanente; existe contudo a convicção que o Grupo Desportivo tem uma identidade própria resultando daqui uma imperiosa necessidade de vitaminar toda a estratégia de consolidação deste movimento que os seus mentores querem imparável.
Esta colectividade (Grupo Desportivo) que se transformou no clube mais ecléctico de Castelo de Paiva (pese a escassez de recursos financeiros) demonstrou mais uma vez que é possível ser-se ambiciosos e ao mesmo tempo pragmáticos. Os objectivos são reais: pista de crosse permanente, oficina de atletismo e remodelação do edifício Sede. Há perspectiva de resolução a curto prazo para estes desideratos e foi nesse sentido que sócios e candidato, numa simbiose de Paixão, Arrojo, dedicação e responsabilidade, apontaram para um colégio directivo que constará de 15 elementos, mas que nunca prescindirá de nenhum dos sócios e amigos do grande Clube de Castelo de Paiva.
Ficou assim escalonada a lista dos timoneiros que arcarão com as responsabilidades de fazerem com que a luz não se apague.
Assembleia Geral :
Presidente José António dos Santos Vilela
1º SecretárioSérgio Nuno Ferreira Azevedo
2ºSecretárioCarlos Alberto Moreira da Silva

Direcção:

Presidente Manuel da Rocha Vieira
Vice-Presidente Nuno Miguel da Silva e Sousa
Vice-Departamento das Artes Patrícia Andrade
Vice-Instalações Manuel dos Santos Gonçalves
Tesoureiro Joaquim da Rocha e Silva
1ºSecretário António Henrique Damas Moreira
VogaisJosé Barbosa da Rocha
Vítor Jorge de Oliveira Barbosa

Conselho Fiscal:
Presidente António Henrique Noronha de Freitas
Jútilia Correia Quintas
Relator João Manuel de Jesus Teixeira
GDCPV

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

MUSEU MUNICIPAL PROPÕE VIAGEM À INFÂNCIA DE OUTROS TEMPOS

Bonecas de trapos, brinquedos, livros e objectos escolares, fotografias e peças de vestuário, tudo remete para a memória de uma infância passada há algumas décadas atrás. A forma de vestir, os rituais de baptismo e comunhão, a vida na escola. O Museu Municipal propõe esta viagem no tempo, com a exposição «De pequenino se faz o menino», patente até 18 de Janeiro de 2009.
GICMA

Cinfães aderiu ao Simplex Autárquico do Douro

Cinfães integrou o conjunto de 22 municípios que formalizaram a adesão ao Simplex Autárquico do Douro, a 19 de Dezembro, em Lamego. Simplificação administrativa e modernização dos serviços são os principais conceitos do Programa.
Segundo comunicado da Presidência do Conselho de Ministros, “o Simplex Autárquico tem por objectivo melhorar a qualidade de vida dos munícipes e reduzir os encargos administrativos para os cidadãos e para as empresas”. As “medidas de simplificação administrativa” visam “reduzir a burocracia para os cidadãos e os custos de contexto para as empresas”.
O Programa Simplex Autárquico do Douro (informação disponível em www.simplex.pt/autarquico) é constituído por medidas intersectoriais, “que dependem da colaboração entre a administração central e local”; intermunicipais, “que dependem da articulação entre os municípios participantes”; e municipais, “que dependem do exclusivo compromisso de cada autarquia”.
Cinfães irá executar, segundo o Protocolo, 2 medidas intersectoriais:
contratação pública electrónica (“criação de mecanismos de autenticação e de utilização da assinatura electrónica do cartão de cidadão na tramitação procedimental pré-contratual e na elaboração de contratos no quadro do novo Código de Contratação Pública” e “publicitação dos contratos públicos na plataforma electrónica do Governo”);
registo on-line dos estabelecimentos industriais (“implementação do registo desmaterializado de estabelecimentos industriais da competência dos Municípios”);
5 medidas intermunicipais:
disponibilização, no sítio do Município na internet, de formulários, de regulamentos municipais (“urbanização e edificação, taxas, etc.”), de “actualização e consolidação da informação institucional sobre a autarquia” e de “deliberações municipais” e “elaboração de um Plano de Modernização e de Simplificação dos municípios da Região Demarcada do Douro com novas medidas de simplificação para o período 2009-2010”;
e 2 medidas municipais:
E-Educação (“desenvolvimento de uma plataforma para gestão das funções educativas: transportes escolares, atribuição de subsídios da acção social escolar, gestão de almoços e prolongamentos e gestão de parque escolar”); e E- Contact (“desenvolvimento e implementação de um serviço on-line de apoio aos docentes das Escolas EB1/JI, que facilite a sua interligação com o Município e agilize os respectivos procedimentos, tais como requisição de consumíveis; gestão de ocorrências; pedidos de auxílio técnico; disponibilização de documentos de apoio, etc.”).
O protocolo de adesão ao Simplex Autárquico do Douro foi assinado, nos Paços do Concelho de Lamego, pelo Governo, Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro, Associações de Municípios do Douro Superior, do Vale do Douro Norte e do Vale do Douro Sul e pelos Municípios.
GAP

Exposição de Fotografias "Almoço na Relva 2008” - 17 de Janeiro, 18h00, Câmara Municipal de Paredes

O Município de Paredes, através do Pelouro da Cultura, vai organizar a Exposição de Fotografias "Almoço na Relva 2008", da autoria das crianças que participaram neste evento, no próximo dia 17 de Janeiro, pelas 18h00, na Câmara Municipal de Paredes. "Faça um piquenique em família. Nós oferecemos o chapéu e a animação", foi o convite feito a toda a população, no âmbito do Almoço na Relva 2008.
GICMP

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Paulo teixeira, volta a candidatar-se ás próximas eleições Autárquicas de 2009

O PSD de Castelo de Paiva revelou hoje que Paulo Teixeira volta a ser o candidato do partido à presidência da autarquia, num anúncio feito dois dias depois do PS ter avançado com a candidatura do actual vereador Gonçalo Rocha.
PSD e PS são os únicos partidos com representação na Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Nas últimas autárquicas, o PSD venceu com um margem de apenas seis dezenas de votos, tendo como opositor, pelo PS, o antigo vice-presidente social-democrata da Câmara Lino Pereira.
Em declarações à Lusa, o líder da Concelhia social-democrata, Rui César Castro, atribuiu a vitória tangencial de há quatro anos a um processo-crime que corria contra Paulo Teixeira e que recentemente culminou com a absolvição do autarca.
"Agora é diferente", sustentou Rui César Castro.
No processo judicial que enfrentou, Paulo Teixeira era acusado de vender como se fossem seus terrenos que a sua família já tinha alienado à autarquia para construção de um novo recinto da feira local.

Nota de Imprensa

Câmara Municipal de Castelo de Paivapromove XI Encontro de Cantares das Janeiras

A exemplo de anos anteriores, realiza-se no próximo Sábado, dia 10 de Janeiro, às 21 horas, no espaço do Alameda da Igreja de Sobrado, a 11ª edição do Encontro de Cantares das Janeiras, uma iniciativa promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva. Neste evento, que todos os anos motiva entusiasmo e alegria, pretende-se juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm viva esta secular tradição de Cantar os Reis. “ Trata-se de uma forma genuína de reviver velhas tradições que, apesar das mudanças evidenciadas na sociedade actual, ainda se mantém activa neste concelho “, conforme refere o Vereador da Cultura, Manuel Rocha.Já na opinião de Paulo Teixeira, presidente da autarquia, este secular costume de cantar os reis, “ para além de estimular a defesa do património cultural, desperta os valores da etnografia, concretizados na antiguidade dos cantares, na riqueza dos trajes regionais e na adequação dos instrumentos utilizados, tudo evidenciado num espírito de solidariedade e fraternidade que interessa preservar “.

Os grupos e associações interessados em participar devem informar a Câmara Municipal, através do Pelouro da Cultura, até ao dia 5 de Janeiro.

GIRP /COliveira

Gonçalo Rocha é o candidato do PS à Câmara Municipal de Castelo de Paiva



No passado Sábado, dia 20, reuniu, na sua Sede Concelhia, a Comissão Política do Partido Socialista de Castelo de Paiva, com o objectivo de abordar as eleições autárquicas do próximo ano.Depois de um amplo debate, os membros da Comissão Política Concelhia entenderam, por unanimidade, que seria oportuno escolher, naquele momento, o seu candidato a Presidente da Câmara Municipal, tendo em vista às próximas eleições autárquicas. A aposta dos Camaradas da Comissão Política recaiu, de forma unânime, no Presidente da Comissão Política, Gonçalo Rocha.De realçar a forma extremamente viva e participada, com forte espírito democrático e empenho dos militantes na abordagem e defesa dos seus pontos de vista e que depois resultou e motivou o apoio unânime na candidatura de Gonçalo Rocha.De destacar ainda a aposta na candidatura de Gonçalo Rocha à Presidência da Câmara Municipal por parte da Federação Distrital de Aveiro do Partido Socialista, através do seu Presidente, o Deputado Afonso Candal, dos Órgãos Nacionais do Partido, bem como de Antero Gaspar, um histórico e uma referência do Partido Socialista no Concelho, que já desempenhou o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, de Governador Civil e actualmente é Membro da Comissão Nacional do Partido.Gonçalo Rocha tem 34 anos de idade, casado, licenciado em História e já com um significativo percurso de militância política nas fileiras do PS; oriundo da Juventude Socialista onde desempenhou vários cargos de responsabilidade, é actualmente Vereador na Câmara Municipal de Castelo de Paiva e é Presidente da Comissão Política de Castelo de Paiva desde Julho de 2002. Gonçalo Rocha tem desenvolvido ao longo deste período um excelente trabalho de mobilização do Partido e de reforço da sua coesão interna, bem como de denúncia das políticas seguidas pelo Presidente da Câmara Paulo Teixeira e da maioria PSD que o apoia, na gestão da Câmara Municipal. O novo Candidato à Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, considerou que“ foi com muita honra que aceitei este convite e desafio do Partido Socialista, manifestado de forma inequívoca e unânime aos mais diversos níveis, desde a Comissão Política local, à Federação Distrital , até aos Órgãos Nacionais do Partido. Reforça ainda que “abraçará esta candidatura com todas as energias” e colocará todo o seu “empenho, determinação e dedicação com o objectivo de vencer este desafio eleitoral.”O Partido Socialista congratula-se com a escolha efectuada, na convicção de que a candidatura de Gonçalo Rocha saberá envolver os militantes do PS e os muitos Paivenses que não se revêem no projecto falido do PSD e de Paulo Teixeira, em torno de uma renovada esperança e de um novo rumo para o Concelho de Castelo de Paiva
Pelo Gabinete de Imprensa do Partido Socialista de Castelo de Paiva
Castelo de Paiva, 22 de Dezembro de 2008

COMUNICADO


O Bloco de Esquerda vê com preocupação as recentes notícias relacionadas com o grupo Investvar, onde é indicado que não serão pagos os subsídios de Natal aos trabalhadores, estando também em risco o pagamento dos salários de Dezembro.Este grupo detém a empresa Glovar, a laborar em Castelo de Paiva. O Bloco de Esquerda já lançou vários avisos sobre a perene situação do grupo num passado recente, sem que o Governo de José Sócrates ou a Câmara Municipal de Castelo de Paiva se mostrassem preocupados com o problema.O Bloco de Esquerda considera este caso um exemplo cabal da forma como os partidos do bloco central tratam Castelo de Paiva.O PSD vive alheado da realidade do concelho, parecendo o executivo camarário mais empenhado em realizações de faz de conta, utilizando as várias cerimónias de homenagens para branquear a difícil situação social e económica que se vive em Castelo de Paiva.O PS local, por seu lado, é o embaixador no concelho das políticas nefastas de José Sócrates, não apresentando um projecto diferenciador.A prova de que estes partidos vivem alheados da realidade vivida no concelho é que hoje, dia de Assembleia Municipal, nada foi dito sobre o grave problema que assola os trabalhadores da Glovar.O Bloco de Esquerda considera inaceitável o silêncio que existe sobre a situação dos trabalhadores da Glovar e, por isso, questiona a Câmara Municipal sobre o conhecimento que tem da situação e quais as acções que pretende tomar. Será que Paulo Teixeira irá continuar a ignorar os problemas dos trabalhadores desta empresa?O Bloco de Esquerda irá apresentar um requerimento ao Ministério da Economia e ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social exigindo explicações sobre este assunto. Igualmente, será reivindicado o cumprimento da lei e o respeito pelos direitos dos trabalhadores, nomeadamente pelo direito ao seu salário e ao seu posto de trabalho.
Bloco de Esquerda

Cinfães - Centros Escolares de Santo António e de Tarouquela vão começar a ser construídos

O Tribunal de Contas visou os concursos públicos dos Centros Escolares de Santo António, na freguesia de Santiago de Piães, e de Tarouquela, pelo que as obras de construção vão arrancar em breve.
O Centro Escolar de Santo António foi adjudicado à empresa Santana & Companhia, SA, por 997.276,71 euros. O futuro espaço terá 2 salas para a Educação Pré-Escolar (EPE), 4 salas para o 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), biblioteca, refeitório/sala polivalente, sala de professores, recreio coberto, parque infantil e polidesportivo.
No futuro Centro Escolar de Santo António serão concentradas as crianças da EPE e do 1º CEB da freguesia de Santiago de Piães, actualmente dispersas por Casal Seco/Santo António, Ventuzelas e Ameal.
A obra de Tarouquela foi adjudicada ao consórcio Inmetro, Construções, Lda., e ABB – Alexandre Barbosa Borges, SA, por 1.097.801,94 euros. O Centro Escolar ficará com 1 sala para a EPE, 4 salas para o 1º CEB, biblioteca, sala de professores, refeitório/sala polivalente, parque infantil e espaço exterior coberto. Para a prática de desporto, a comunidade escolar utilizará o Polidesportivo de Tarouquela, situado a cerca de 200 metros de distância.
Entre outro material, os dois centros escolares irão ser equipados com quadros interactivos e o de Santo António com painéis solares para aproveitamento energético no aquecimento da água.
Enquanto decorrerem as obras, as crianças ficarão instaladas em espaços alternativos nas respectivas freguesias.
As duas empreitadas, com prazo de execução previsto de 12 meses, foram candidatadas ao financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) - concurso ON.2 RRE/I/2008.
GAP

Património do Concelho e os sentidos

No dia 17 de Dezembro o Pelouro da Cultura, através do Gabinete de Arqueologia e Património acompanhou os alunos do 3º e 4º ano da Escola EB1 da Laje de Parada de Todeia numa visita guiada ao Património do concelho de Paredes.
Nesta actividade os alunos viajaram pela história através das emoções e dos sentidos.
Sentiram os contrastes entre o sóbrio medieval da Igreja de S. Pedro de Cete e o barroco festivo da Igreja de S. Cristóvão de Louredo.
Sentaram-se nos degraus do Pelourinho de Louredo, símbolo do poder político e judicial, onde se anunciavam os deveres e se julgavam os criminosos.
Observaram o cruzeiro de Beire como um dos símbolos da fé popular e que marca a paisagem rural.
Andaram à volta da Igreja de S. Tomé de Bitarães e observaram a beleza da sua fachada assim como os sarcófagos que testemunham da sua antiguidade.
Terminaram na Escola Conde Ferreira onde conheceram um espaço escolar com 140 anos e compreenderam através da arquitectura as suas diferenças relativamente aos dias de hoje, nomeadamente a existência de salas e recreios, para o sexo masculino e feminino.


GICMP

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

PSD Castelo de Paiva, vai realizar uma conferência de imprensa na próxima segunda feira (dia 22) ás 17horas na ADEP


Tendo em consideração o momento político actual e a conjuntura que se perspectiva, venho pelo presente dar ao conhecimento que irei realizar uma Conferência de Imprensa no próximo dia 22, pelas 17 horas, nas instalações da ADEP. Esta conferência de imprensa terá como objectivo esclarecer os eleitores Paivenses, fazer uma definição das decisões e acções a realizar, tendo em consideração as mais recentes movimentações e factos políticos ocorridos neste concelho.


Rui César de Sousa Albergaria e Castro


Castelo de Paiva, 19 de Dezembro de 2008

Para além de uma visita à Casa do FC do Porto - Câmara Municipal de Cinfães promoveu confraternização com ambas direcções

Aproveitando todo o ambiente de festa que rodeou a deslocação da equipa do FC do Porto a terras de Serpa Pinto, a edilidade de Cinfães, presidida por Pereira Pinto, promoveu antes do jogo, uma confraternização com responsáveis directivos das duas colectividades. Presentes, do lado do FC do Porto, estiveram Alípio Jorge, vice-presidente e responsável pelas Filiais e Delegações, Júlio Marques, vice-presidente, Joaquim Pinheiro, vice-presidente e responsável pela Formação, Eduardo Valente, vice-presidente e responsável pelo Estádio do Dragão e Obras, bem como Paulo Teixeira, também vice-presidente e autarca em Castelo de Paiva, que aqui tinha a missão de representar o presidente Pinto da Costa.Da parte do CD de Cinfães, foi o Prof. José António Ferreira, secretário da Direcção, que fez as honras da casa, numa comitiva em que, para além de vários directores e ex-directores da agremiação cinfanense, contou com as presenças dos presidentes da Câmara de Lamego e Arouca, membros do Executivo e Assembleia Municipal, presidente da Casa do FC do Porto em Cinfães, assim como Cerveira Pinto, ex-presidente da autarquia de Cinfães e o homem que sonhou e lutou pela concretização do Estádio Municipal. Nos Paços do Concelho não houve recepção, uma vez que o presidente dos dragões já tinha sido recebido na CM em 2006, mas depois da visita e do “ Porto de Honra “ nas instalações da acolhedora sede da Casa do FC do Porto em Cinfães, a comitiva rumou à Escola Profissional de Hotelaria e Turismo para um almoço de confraternização.No momento das intervenções, o Prof. José António agradeceu a presença de todos e evidenciou o momento único, o dia histórico que o CD de Cinfães estava a viver, numa jornada que se pretendia de festa e de desportivismo, falando depois de um clube pequeno e humilde, que aposta na formação e que assume a sua dignidade e o rigor da sua gestão.O director da colectividade cinfanense referiu ser uma honra receber a embaixada portista em Cinfães, ao mesmo tempo que destacou o apoio disponibilizado pelo município, fazendo entrega de lembranças alusivas ao jogo com os dragões ao presidente Pereira Pinto, ao presidente da AF de Viseu, aos ex-directores e a Paulo Teixeira, em representação da estrutura do FC do Porto.Depois foi a vez do Dr. Álvaro Ribeiro falar em nome dos antigos directores do CD de Cinfães, congratulando-se com a dinâmica que o clube tem conseguido e enaltecendo o feito protagonizado nesta edição da Taça de Portugal, culminando com este embate histórico frente ao clube campeão nacional em título.Também o responsável da AF de Viseu louvou o clube associado pelos resultados conseguidos nesta edição da Taça de Portugal e também pela prestação no campeonato nacional, realçando a projecção alcançada num dia histórico dos oitavos de final de uma competição onde já protagonizou outros bons desfechos.Já Paulo Teixeira, em representação do FC do Porto, apresentou os outros colegas do clube e abordou a importância e o significado da deslocação oficial da equipa portuense a Cinfães nesta edição da Taça de Portugal, enumerando as vantagens e a visibilidade de tal facto, concretamente a presença dos órgãos de comunicação social, mostrando a interioridade e a realidade do interior do país.Considerando um dia histórico para a colectividade cinfanense, face ao movimento louco que se verificava na vila, apesar de uma manhã de intensa intempérie, o representante do FC do Porto louvou a postura do CD de Cinfães, como colectividade com pergaminhos na competição e uma presença constante na 3ª divisão nacional e não deixou de enaltecer, também, a actividade desenvolvida pela Casa de Cinfães do FC do Porto, bem localizada e com uma dinâmica apreciável.Por ultimo, o edil local, Pereira Pinto, recordou os tempos em que foi jogador e director do CD de Cinfães, falou no louvável trabalho que, época após época, tem sido desenvolvido pelo principal clube do concelho, levando o nome de Cinfães por todo o país, com uma gestão séria e rigorosa, ao mesmo tempo que deu as boa vindas aos responsáveis do clube das Antas, considerando este dia como um momento único na história do clube e do concelho.Recorde-se que esta foi a segunda vez que o CD de Cinfães chegou aos oitavos de final da Taça de Portugal, sendo que a primeira vez aconteceu na temporada de 1982/1983 e os cinfanenses ficaram pelo caminho, depois de perderem por 1-0 em Arcos de Valdevez, precisamente a única equipa resistente da 2ªa divisão na actual edição da prova.Nesta época, o clube cinfanense, presidido por Joaquim Barbosa, ficou isento na primeira ronda da Taça e depois foi eliminar o Ribeira Brava e o Paredes em terreno alheio e derrotou em casa o Fátima por 1-0, cabendo-lhe depois em sorte o FC do Porto, num jogo memorável para as gentes de Cinfães, que teve estádio com lotação esgotada e até honras de transmissão televisiva através da Sport TV.

Carlos Oliveira

Cantata, oficinas e livros de Natal

A próxima Cantata de Natal, inserida no programa natalício da Câmara Municipal de Cinfães, vai realizar-se amanhã, dia 20, na Igreja de Santa Joana, em Aveiro, às 21h30. Actuarão o Coral Etnográfico de Cinfães e a Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães.
A partir de segunda-feira, dia 22, a Casa da Cultura de Cinfães vai receber “oficinas de Natal”, actividades lúdicas destinadas às escolas do 1.º CEB de Vila Chã, de S. Cristóvão de Nogueira e de Fonte Coberta. As oficinas decorrerão nos dias 22, 23, 29 e 30 de Dezembro.
A mostra bibliográfica “O Natal e os Livros” continua patente na Casa da Cultura, até 2 de Janeiro de 2009.
GAP

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Durante o Jantar de Natal do PS, uma viatura de um apoiante Socialista foi barbaramente vandalizada!


COMUNICADO

Durante o Jantar de Natal do PS, uma viatura de um apoiante Socialista foi barbaramente vandalizada! Num acto, que consideramos, perfeitamente inqualificável e condenável, uma viatura de um histórico apoiante do Partido Socialista na freguesia de S. Martinho foi barbaramente vandalizada por alguém com má intencionalidade, durante o Jantar do Partido Socialista no último Sábado. Numa festa, que decorreu num ambiente festivo e de confraternização, não se compreende este tipo de comportamentos perfeitamente irracionais, perpetrados por alguém que, por iniciativa própria ou a mando de alguém, só poderão ter motivações político-partidárias, o que se lamenta profundamenta. Mesmo não atingindo o rumo da nossa postura política, não deixamos de registar este lamentável acontecimento com profundo desagrado e condenação.

Pelo Gab. Imprensa do PS Castelo de Paiva

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

NOTA DE IMPRENSA - "Procedimento Casa Pronta" vai estar disponível em Castelo de Paiva

Acto único na Conservatória do Registo Predial
CASTELO DE PAIVA VAI TER BALCÃO “CASA PRONTA”
No início do próximo ano, os munícipes do concelho de Castelo de Paiva vão passar a dispor do procedimento “ CASA PRONTA “, um acto que potencia a desburocratização deste serviço público e que agora também chega à Conservatória do Registo Predial do concelho. Assim, tendo em vista a concretização desta medida, vai ter lugar, no próximo dia 23 do corrente, pelas 14 horas, uma reunião entre o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Teixeira e o Director do Procedimento "Casa Pronta", Dr. Abílio Silva, bem como a Conservadora da Conservatória do Registo Predial deste concelho. O procedimento "Casa Pronta" irá permitir que, no município paivense, as transmissões ou oneração de bens imóveis possam ser feitas em acto único na Conservatória do Registo Predial, isto com redução de custos, pois não é efectuada escritura pública, com total segurança, pois o titulo é registado no momento. Igualmente os munícipes ficam libertos de todas as idas aos diversos organismos com vista a recolherem a documentação necessária à instrução do titulo de transmissão, pois todo o processo ocorrerá na conservatória, como seja a liquidação e pagamento de IMT, pedidos de alterações de morada fiscal, solicitação de pedidos de direito de preferência, acesso a todas as certidões sejam elas civil, predial ou comercial necessárias, entre outras vantagens, que se resume a que todo o processo é efectuado na hora e num único local sem necessidade de qualquer deslocação.A Câmara Municipal, através do presidente por Paulo Teixeira, já se congratulou com esta medida, que surge na sequência de uma solicitação da autarquia feita ao Governo para que Castelo de Paiva pudesse dispôr de uma Loja do Cidadão de nova geração.
GIRP/COliveira

Cinfaes ainda tentou fazer história mas claudicou na segunda parte

Equipa de Victor Moreira mostrou garra e maturidade

Os festejos do Cinfanenses após o golo do empate alcançado por Sérgio Silva
Estádio Professor Cerveira Pinto, em Cinfães

Árbitro: João Capela (A F Lisboa)
7000 mil espectadores
As equipas oficiais:
C D CINFÃES
Miguel Matos, Nakata, Jonas, Kipulo, Luís, André Pinto, Rogério, Rui Gonçalves, Mauro (Zé Pedro, 85), Miki e Sérgio Silva (Sidon, 89).
Suplentes: Padeiro, Domingos, Zé Pedro, Carlitos, Serra, Sidon e Nogueira
Treinador: Victor Moreira

FC PORTO: Nuno, Tengarrinha (Candeias, 35), Rolando, Stepanov, Lino, Pelé, Guarin, Tomás Costa, Tarik Sektioui (Hulk, 71), Mariano Gonzalez e Ernesto Farias (Rabiola, 87)
Suplentes: Ventura, Benitez, Bolatti, Lucho Gonzalez, Candeias, Hulk e Rabiola
Treinador: Jesualdo FerreiraAo intervalo: 0-0 ( final 1-4 )
Marcadores:
0-1, Ernesto Farias, 52 minutos.
1-1, Sérgio Silva, 75.
1-2, Guarin, 78.
1-3, Candeias, 82.
1-4, Guarin, 86.

O F.C. Porto garantiu a vitória na 5ª eliminatória da Taça de Portugal, mas a verdade é que história devia reservar um capítulo para a valente equipa de Cinfães, onde se pudesse evidenciar e enaltecer a abnegação demonstrada pela equipa da III Divisão frente ao tricampeão nacional. A equipa portuense regressou a casa com uma vantagem de três golos e missão cumprida, mas arriscaram demasiado e chegou mesmo a tremer, pelo menos durante a primeira metade, quando os comandados de Vítor Moreira obrigaram os visitantes a trabalho redobrado.Jesualdo Ferreira poupou oito titulares nesta deslocação a Cinfães e promoveu um exame global às soluções existentes no plantel do F.C. Porto. É que a Taça de Portugal costuma ser cenário de rodagem competitiva para os elementos pouco utilizados no seio da equipa. O plano B do F.C. Porto foi insuficiente para intimidar o Cinfães, justíssimo terceiro classificado da Série C da III Divisão. Mas realidades são incomparáveis…O treinador portista reuniu um grupo de internacionais e subiu a Serra de Montemuro, encontrando uma terra onde o azul e branco parece predominar. Na festa da Taça, com o coração dividido, os locais estiveram em força e optaram por torcer pela equipa da casa, esquecendo a simpatia pelos campeões nacionais.
Com pasteleiros, estudantes, engenheiros e um treinador dedicado à sua loja de roupa durante a semana, o Clube Desportivo Cinfães foi controlando a ansiedade até ao momento do apito inicial e no relvado bem tratado do Estádio Municipal Cerveira Pinto os atletas mostraram garra e empenhamento, protagonizando uma primeira parte de luxo, chegando mesmo a encostar a equipa portista ao seu reduto defensivo.O Cinfães, em 4x5x1, mas com dois médios-ala muito ofensivos, começou por dizer ao FC Porto que não estava neste jogo da Taça para ser o “bombo da festa” e, nos minutos iniciais, sobretudo através de uma rápida circulação de bola, chegava à área adversária com facilidade.Incapazes de perceber a estratégia delineada pelo técnico Vítor Moreira, os “azuis-e-brancos” sentiram vários calafrios durante a partida, primeiro por Miki e depois por Mauro.O F.C. Porto atrapalhado, ia fazendo o jeito, tremendo a cada investida da turma cinfanense, tentando surpreender em contra-ataque, mas a equipa da casa estava galvanizada e lutava com afinco levando os adeptos ao rubro, orgulhosos por verem os seus “ craques” a bater o pé a um gigante do futebol nacional.Ao longo da etapa inicial do encontro, mais de sete mil pessoas assistiram a um duelo a pender para os da casa, numa contenda entre dois clubes com quatro escalões de diferença. Falar em equilíbrio até soa a elogio e a favor, face ao fraco desempenho dos dragões, mas a verdade é que o Cinfães não conseguiu marcar e foi perdendo a fé. Jesualdo Ferreira sentiu o perigo e respondeu pouco depois da meia - hora, trocando o aflito Tengarrinha por Candeias e aí parece que o F.C. Porto despertou um pouco Equipa cinfanenseresistiu até aos 78 minutos Os adeptos cinfanenses acreditavam e mostraram-se esperançados que o intervalo tivesse potenciado um novo fôlego para os homens de Vítor Moreira, no sonho de surpreender os tripeiros, mas cedo se constatou que os atletas do Cinfães já não tinham a pujança inicial e começavam a fraquejar. Notava-se isso naqueles lances de disputava de bola mais individualizados ou nos contra-ataques… Curiosamente, o golo portista surgiu quando o Cinfães desenhava mais um ataque, um passe errado, bola em Mariano González e o talento a resolver um problema bicudo. O argentino flectiu da esquerda para o centro, Miguel Matos não segurou e defendeu para a frente e Ernesto Farías desfez o nulo, na recarga. O FC Porto sabia que mais tarde ou mais cedo resolveria a eliminatória e foi jogando a passo, esperando pela cedência em termos físicos do adversário. No segundo tempo o Cinfães caiu claramente.A equipa da invicta encarava a etapa complementar com maior tranquilidade, dedicando o seu tempo a gerir a magra vantagem. O Cinfães não baixou os braços, mas ia claudicando em termos físicos, e os dragões voltaram a entrar numa espiral de sobranceira até ao minuto 75 quando Sérgio Silva elevou-se bem e deu uma tremenda cabeçada na apatia generalizada, após canto cobrado por Miki, voltou a pairar a incerteza. As gentes de Cinfães deliraram, Sérgio postou-se por terra rodeado pelos colegas e agradeceu o momento único na sua carreira, mas o sonho cinfanense esfumou-se em pouco mais de um minuto. Depois Guarín bisou em lances de bola parada e, pelo meio, Candeias também teve tempo de picar o ponto e antes do apito final, até deu para assistir ao regresso de Rabiola, após longo calvário de ausência no plantel portista.O CD de Cinfães saiu derrotado mas está de parabéns, porque foi um digno vencido, soube dignificar o espectáculo, a festa da Taça, a terra e sua gente, e resultado só peca por exagerado, perante um Porto que, apesar de amputado dos seus titulares, não esteve bem e teve mesmo que dar o litro para vencer a partida, contando ainda com uma ligeira cumplicidade do árbitro que, na dúvida, pendia sempre para as hostes portistas.No final, na habitual conferência de imprensa, recolhemos as declarações dos intervenientes:


Jesualdo Ferreira, treinador do FC do Porto : “Entrámos mal no jogo e tivemos de fazer uma análise interior para mudar a nossa atitude. Encontrámos aqui um excelente relvado, curto, tornando o jogo muito rápido. Lancei o Candeias porque precisávamos de mais velocidade nas linhas. O meu destaque para o Guarín, porque entendeu o que queríamos, marcou dois golos e este pode ser um bom exercício para o futuro. Parabéns igualmente ao Cinfães, uma equipa aguerrida que joga bem, sem chutar para a frente. Cumprimos o nosso objectivo.»

Vítor Moreira, treinador do Cinfães: «Sabíamos que à medida que o jogo ia correndo, a missão iria ficando mais complicada. Do outro lado estava o F.C. Porto. O objectivo passava igualmente por dignificar o clube, a terra, e penso que estamos de parabéns. Ninguém nos podia impedir de sonhar e lutámos de igual para igual, fizemos um jogo fantástico, a primeira parte foi mesmo brilhante. O primeiro e terceiro golos do F.C. Porto surgem de falhas nossas. Não vou dizer o que Jesualdo me disse no final do jogo, mas deu-nos os parabéns.»

Mauro, jogador do Cinfães: «Foi pena, tive uma boa oportunidade para marcar na segunda parte, mas não consegui. A bola passou perto, pensei mesmo que ela ia entrar. Comecei bem o jogo, cheguei algumas vezes à linha de fundo e percebi que, de facto, num jogo tudo pode acontecer. Infelizmente, os cruzamentos não resultaram em nada e o F.C. Porto acabou por marcar o primeiro golo num lance de contra-ataque. Quando empatámos, ainda pensámos que podíamos fazer uma gracinha, mas em termos físicos já estávamos a dar as últimas.» Reportagem de Carlos Oliveira

Programa Famílias - 21 Dezembro - Casa da Cultura de Paredes

"A Estrela", pela Companhia de Teatro Vale do Sousa, às 16h00, no auditório da Casa da Cultura. Um espectáculo que se realiza, no âmbito do Programa Famílias e tem como publico alvo os mais pequenos.
GICMP

O NATAL NA CASA DA CULTURA DE PAREDES

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Paredes vai levar a cabo diversas actividades para os mais pequenos, dos 6 aos 12 anos de idade, no período das férias de Natal. Neste sentido, nos dias 22, 23, 29 e 30 de Dezembro vão decorrer na Casa da Cultura de Paredes, entre outras actividades, as seguintes iniciativas: Oficina de Expressão Dramática, dinamizada pela Companhia de Teatro Filandorra (22 e 23 Dezembro) e Oficina de Expressão Plástica “A Expressão Criativa” (29 e 30 de Dezembro)A inscrição tem o custo de 10 euros e tem um limite máximo de 20 elementos. Horário das Actividades:8h45 às 12h45 e das 13h45 às 18h00

domingo, 14 de dezembro de 2008

Depedência do Millenium foi assaltada em Castelo de Paiva

A delegação bancária do Millenium BCP foi assaltada, na última quinta-feira, por um indivíduo armado. Segundo testemunhos no local, o indivíduo, que usou um casaco para tapar o rosto, terá apontado uma arma à funcionária da caixa da dependência bancária, que lhe entregou uma quantia de 1700 euros e alguns cheques, tendo o larápio abandonado o banco para parte incerta.
TVS

Grupo Desportivo vive período eleitoral


Sexta-feira, 19 de Dezembro às 21h na sede dos Campeões nacionais de montanha, decorre o acto eleitoral que determinará os timoneiros para o biénio 2009/2010.

É grande a expectativa. Estes dois anos serão determinantes para a consolidação das grandes linhas de orientação, nomeadamente os três principais projectos: Oficina de Atletismo; Pista de Crosse e remodelação do edifício Sede.

Contudo, não se antevê turbulência, augura-se até, que o acto eleitoral fará com que a colectividade mais eclética de Castelo de Paiva (Atletismo, Karaté, Ballet, Ginástica e Yoga) se afirme mais coesa e arrojada.

GDCPV

Jantar de Confraternização


O Departamento das Artes, secção de ginástica da prof. Adriana, organizou a 12-12-2008, um jantar de confraternização e de fim de ano numa unidade de restauração da Vila de Sobrado.

Como é comum nestes repastos, os comensais cimentam o espírito solidário assim como o vínculo ao emblema.

GDCPV

sábado, 13 de dezembro de 2008

Requalificação em Nespereira também avança no início do ano

As obras de requalificação do antigo largo da feira de Nespereira também terão início a 5 de Janeiro, com um prazo de execução de seis meses. A empreitada foi adjudicada ao Consórcio Sociedade de Empreitadas do Marco, Lda, e Matelfe – Instalações Eléctricas, Lda., por 261.501.57 euros.
“A intervenção prevê a redefinição do perfil viário da EN 225, na zona contígua ao largo, com a regularização do seu limite, construção de passeios e zona de estacionamento automóvel”, como já anunciou a Revista Municipal de Cinfães de Julho/Agosto/Setembro de 2008. “O coreto, o pelourinho e as árvores” do largo, localizado no centro da vila de Nespereira, “serão mantidos e as fontes reposicionadas para integrarem os muros propostos”. A requalificação prevê ainda a integração de quiosque para venda e de novas instalações sanitárias.

Auditório vai avançar

A construção do Auditório Municipal de Cinfães vai começar no início de 2009, depois de concedido o visto pelo Tribunal de Contas à empreitada da Autarquia. A obra terá início a 5 de Janeiro e estará a cargo da empresa Santana & Companhia, SA, à qual foi adjudicada por 1.067.492,83 euros. O prazo previsto para a execução dos trabalhos é de 12 meses.
O Auditório é um anseio do Município que começou a concretizar-se em 2004, ano em que a Autarquia adquiriu as Quintas da Fervença e do Aido, na vila de Cinfães. A obra será edificada na Quinta da Fervença, entre a Rua Coronel Numa Pompílio e a Rua Capitão Salgueiro Maia, onde também será construída a Biblioteca Municipal.
O edifício terá uma sala principal com capacidade para cerca de 200 pessoas sentadas e será equipado com bancada retráctil e palco amovível, possibilitando uma utilização múltipla. Cinema, artes performativas ou conferências são iniciativas que o Auditório poderá vir a acolher.
A relação do interior do imóvel com a área envolvente será potenciada com um fundo de palco envidraçado, permitindo criar um cenário natural às actividades promovidas.
GAP

O NATAL NA CASA DA CULTURA DE PAREDES

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Paredes vai levar a cabo diversas actividades para os mais pequenos, dos 6 aos 12 anos de idade, no período das férias de Natal. Neste sentido, nos dias 22, 23, 29 e 30 de Dezembro vão decorrer na Casa da Cultura de Paredes, entre outras actividades, as seguintes iniciativas: Oficina de Expressão Dramática, dinamizada pela Companhia de Teatro Filandorra (22 e 23 Dezembro) e Oficina de Expressão Plástica “A Expressão Criativa” (29 e 30 de Dezembro)A inscrição tem o custo de 10 euros e tem um limite máximo de 20 elementos.
Horário das Actividades:
8h45 às 12h45 e das 13h45 às 18h00

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Cinfães -Fotografia, literatura e início da Cantata de Natal para o fim-de-semana

“Do Douro ao Montemuro pelo Bestança” é o título da exposição fotográfica a inaugurar amanhã, dia 12, às 17h30, no Museu Serpa Pinto. As fotografias são da autoria de Lourenço Pereira, natural de Souto do Rio, freguesia de Cinfães*.
Lourenço Pereira “apaixonou-se pela fotografia, ainda criança, quando na câmara escura, com o fotógrafo profissional, sr. Nicolau de Sousa Pinto, viu 'aparecer' num papel, mergulhado num líquido, uma imagem”.
A exposição “Do Douro ao Montemuro pelo Bestança” poderá ser visitada até ao próximo dia 9 de Janeiro.
No sábado, 13 de Dezembro, será apresentado o livro “À Lareira do Montemuro – Histórias de Lobos”, de Jorge Ventura. Edição da Associação para a Defesa do Vale do Bestança. A obra será apresentada na Casa da Cultura de Cinfães, às 17h00.
Também no sábado terá início a Cantata de Natal, na Igreja Paroquial de Moimenta, a partir das 21h30. Vão actuar o Coral Etnográfico de Cinfães e a Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães. A Cantata de Natal irá realizar-se, pelo concelho, em todos os sábados até 17 de Janeiro
Solidariedade com as crianças do município
Na próxima semana, entre 15 a 18 de Dezembro, serão distribuídas ofertas natalícias pelas crianças da Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A Câmara Municipal de Cinfães irá oferecer mochilas às crianças da EPE e fatos-de-treino aos alunos do 1.º CEB.
Entre 15 a 23 de Dezembro serão distribuídos os brinquedos recolhidos na campanha de solidariedade do Banco Local de Voluntariado de Cinfães.
GAP

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

No próximo dia 15 de Dezembro - CM de Castelo de Paiva e ADRIMAG promovem sessão de informação sobre o PRODER

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, em conjunto com a ADRIMAG, vão realizar, no próximo dia 15 de Dezembro, segunda-feira, pelas 14h00, no Auditório Municipal de Castelo de Paiva, uma sessão de informação da abordagem LEADER do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural e que visa esclarecer todos os potenciais investidores do concelho.Sendo a ADRIMAG, de cuja direcção faz parte a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, uma das entidades beneficiárias do Programa PRODER / LEADER, foi atribuído um valor superior a 15.000.000 € (quinze milhões de euros) para incentivo aos projectos de investimento.Assim, e atendendo a que o primeiro período de candidaturas para o público em geral, deverá acontecer durante o primeiro trimestre de 2009, a autarquia convida todos os interessados, independentemente do tipo de projecto ou de investimento, a participar nesta sessão de informação, agora agendada.
GIRP/COliveira

Divulgação do PRODER na Casa da Cultura de Cinfães

A Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) vai promover uma sessão de divulgação do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) – Abordagem LEADER (Ligações entre Acções de Desenvolvimento da Economia Rural), na próxima segunda-feira, dia 15, na Casa da Cultura de Cinfães.
A sessão terá início às 10h00 e incidirá sobre o Sub-Programa 3 do PRODER, relativo à dinamização das zonas rurais.
A ADRIMAG é uma das entidades beneficiárias do PRODER/LEADER, com uma dotação total de 15.738.302 euros para incentivo aos projectos locais de investimento, entre 2007 e 2013.
G.A.P

Pai Natal chegou de helicóptero ao centro da vila

CM de Castelo de Paiva, AP e ACIpromovem acções de animação natalícia

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, em parceria com a AP – Associação para a Promoção de Castelo de Paiva e a ACI – Associação Comercial e Industrial está a promover, desde o passado Domingo, uma série de iniciativas relacionadas com a animação do período natalício que se avizinha. Apesar da instabilidade climatérica, o programa arrancou em grande, com a apoteótica chegada do Pai Natal ao centro da vila, transportado de helicóptero, para distribuir sorrisos e surpresas pelas crianças do concelho. O grande destaque do programa deste ano aconteceu na tarde de Domingo, um momento de magia para centenas de crianças, com o Pai Natal a chegar ao centro da vila, transportado de helicóptero e a protagonizar a desejada abertura da Casa do Pai Natal, uma iniciativa que cativou miúdos e graúdos, com o carrossel de Natal sempre muito concorrido durante toda a tarde.Trata-se de actividades diversas, gizadas para assegurar a animação das ruas da vila de Castelo de Paiva, com magia, cor e muita diversão, num programa promovido em conjunto pela Associação Comercial e Industrial e a AP Castelo de Paiva, que se estende até ao dia 21 de Dezembro, contemplando uma acção que visa dinamizar o comércio local, atrair visitantes e festejar esta quadra festiva com solidariedade e alegria, num ambiente de total confraternização.No próximo Domingo, dia 14, está agendado o Encontro de Pais Natal e o “Passeio Motard” está marcado para o dia 21 de Dezembro, acções que complementam um programa que encerra em beleza, com um espectáculo da Academia de Musica de Castelo de Paiva e uma entrega de presentes ás crianças das escolas do concelho.Para além do envolvimento da edilidade paivense, da ACI e da AP, esta iniciativa contará com o apoio das Juntas de Freguesia do concelho.
GIRP/COliveira

1º Raid TT do JRC Power reuniu concorrentes de 12 concelho

O presidente da autarquia paivense, Paulo Teixeira, deu a partida oficial, a partir das instalações do Pavilhão Municipal de Desportos, em Castelo de Paiva, aos concorrentes que participaram, no Domingo passado, no 1º Raid TT, organizado pelo JRC Power, uma iniciativa desportiva que reuniu uma centena de participantes, oriundos de 12 concelhos da região norte e que, apesar da instabilidade climatérica, constitui um rotundo sucesso. Com um percurso repleto de trilhos a evidenciar dificuldades acrescidas, contemplando a freguesia de Bairros, principalmente pelas margens do Rio Paiva, a prova do JRC Power passou também pela zona de Santo Adrião e pelo miradouro da Senhora da Mó, no vizinho concelho de Arouca. Jorge Lima, actual presidente da FPTT- Federação Portuguesa de Todo Terreno, esteve presente e louvou a iniciativa como forma de promoção da modalidade e de projecção de uma terra que tem realizado já, provas de excelente nível.Para além do apoio da Câmara Municipal, a iniciativa teve o apoio da FPTT, Instituto de Desporto de Portugal e dos Bombeiros Voluntários de Castelo de PaivaO jantar de encerramento com todos os participantes foi no Hotel S. Pedro e marcou presença o presidente Paulo Teixeira que, enaltecendo a iniciativa, considerou-a como um forte contributo para a promoção e divulgação do concelho, já referenciado com boas condições para a prática desta variante do desporto motorizado.Ricardo Caetano, da organização, fez um balanço positivo deste 1º Raid TT e convidou todos os presentes a visitar o espaço na Internet dedicado a esta iniciativa que, segundo foi referido, tem continuidade garantida: www.jrcpower.blogspot.com
GIRP/ Carlos Oliveira

Presidente Paulo Teixeira visitou XXVII Exposição Columbófila

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira visitou, no passado fim-de-semana, a XXVII Exposição Columbófila de Castelo de Paiva, uma iniciativa do Grupo Columbófilo local, que decorreu no átrio principal da Câmara Municipal.

O programa teve boa adesão de entusiastas e começou no dia 5 de Dezembro com a entrega de pombos, realizando-se no dia seguinte a classificação dos pombos, seguindo-se a abertura da exposição ao público.

Na tarde de Domingo, teve lugar a habitual cerimónia de entrega de prémios, um acto onde esteve presente o edil paivense, que enalteceu o evento e deixou palavras de incentivo ao Grupo Columbófilo de Castelo de Paiva, pela sua dinâmica e pela acção em prol da dignificação da columbofilia no concelho.

Esta exposição contou com o apoio da CM de Castelo de Paiva e da Associação Columbófila do Distrito do Porto, tendo o presidente da Direcção do Grupo Columbófilo de Castelo de Paiva, Almiro Moreira, feito um balanço muito positivo da jornada.

GICMCPV

Câmara de Castelo de Paiva incentiva apoio às pequenas e médias empresas através do FINICIA

A Câmara de Castelo de Paiva deliberou na última reunião do Executivo Municipal, aprovar a proposta apresentada pelo Vice – Presidente, Rui César Castro, no sentido da autarquia paivense assumir a sua parte na constituição do Fundo de Investimento, que fica afecto a este programa de apoio ás pequenas e médias empresas, cabendo à edilidade paivense uma participação na ordem dos 25.000 euros. Recorde-se que o presidente Paulo Teixeira já, em anterior reunião ordinária, tinha dado a conhecer o modelo de protocolo financeiro e de cooperação, tendo informado que o montante global do Fundo se situava nos 125.000 euros, cabendo ao município paivense a quota de 25.000 euros, sendo que o montante de financiamento por projecto podia ir até ao limite de 45.000 euros, desde que seja assegurada a criação de dois postos de trabalho.Rui César Castro considerou que este é um instrumento fundamental para permitir ás pequenas e médias empresas serem financiadas para desenvolver a sua actividade, e nesse sentido avançou com a proposta de concessão de empréstimo até 45.000 euros a empresas ou iniciativas que visem a criação de dois ou mais postos de trabalho, já contando com o promotor, sob a forma de incentivo e à taxa de juro bonificada e o reembolso total do capital.Nesta fase, a autarquia paivense vai subscrever unidades de participação até 25.000 euros para empresas industriais, turísticas e agrícolas, mas refere o responsável municipal que este Fundo, se tiver boa adesão, pode vir a ser reforçado, potenciando o incentivo do micro - crédito na perspectiva de ajudar e apoiar os pequenos investidores e as pequenas iniciativas empresariais.
GIRP/COliveira

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Prevenção de situações de perigo e de abandono escolar

A Rede Social e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Cinfães têm em curso, desde o início do ano lectivo, dois projectos de prevenção de situações de perigo e do absentismo, abandono e do insucesso escolares: a Equipa de Integração Escolar e o Observatório do Abandono Escolar.
A Equipa de Integração Escolar, constituída por professores, representante da CPCJ, psicólogo e assistente social, foi criada nos Agrupamentos de Escolas de Cinfães e de Souselo e nas Escolas Secundária e Profissional.
Entre outros objectivos, o projecto prevê “contribuir para a articulação efectiva entre as Escolas/Agrupamentos e a CPCJ”; “promover o combate ao absentismo/abandono e insucesso escolares no concelho de Cinfães”; e “contribuir para a diminuição das situações de perigo”. O Observatório do Abandono Escolar foi criado com o objectivo de recolher “informação adequada ao estudo da problemática” a que se dedica, “identificando as suas causas, por forma a colaborar com o sítio escola numa definição de prioridade de intervenção e das soluções para a resolução da referida problemática. Com os dados recolhidos, pretende-se criar uma “base de dados do abandono escolar, abordando também o absentismo e insucesso escolares desses alunos”.
O que é a CPCJ de Cinfães?
“É uma instituição oficial não judiciária, com autonomia funcional, que promove os direitos da criança/jovem e previne, ou põe termo, a situações de perigo”.
Objectivos da intervenção:
“A CPCJ de Cinfães visa afastar do perigo em que se encontram as crianças/jovens, proporcionando-lhes condições para promover e proteger a sua saúde, segurança, formação, educação, bem-estar e desenvolvimento integral”.
Como sinalizar as situações de perigo à CPCJ?
“A CPCJ intervém a partir do conhecimento de situações que envolvam crianças ou jovens em perigo, com base na informação ou participação, tão fundamentada quanto possível por parte de:
qualquer um dos seus membros;
familiares das crianças ou jovens;
qualquer membro da comunidade;
da própria criança ou jovem.
A participação pode ser feita:
pessoalmente, na sede da comissão (Casa dos Outeirinhos);
por escrito (CPCJ, Casa dos Outeirinhos, 4690 – 893 Cinfães);
por telefone (255 563 584);
por fax (255 563 584);
por e-mail (cpcjcinfaes@mail.telepac.pt);
de qualquer outra forma e de modo anónimo.”
Quando se considera que uma criança/jovem está em perigo?
“- Está abandonada ou entregue a si própria;
- Sofre de maus tratos físicos, psiquícos, ou é vítima de abuso sexual;
- Não recebe os cuidados ou a afeição adequados à sua idade e situação pessoal;
obrigada a trabalhos excessivos ou inadequados à sua idade, dignidade e situação pessoal ou prejudiciais à sua formação ou desenvolvimento;
- Está sujeita a comportamentos que directa ou indirectamente afectem a sua segurança ou o seu equilíbrio emocional;
- Assume comportamentos ou entrega-se a actividades ou consumos que afectem gravemente a sua saúde, segurança, educação, formação ou desenvolvimento integral, sem que os pais, representantes legais ou detentores da guarda de facto procurem remover essa situação.”
Quando intervém a CPCJ?
“A intervenção para a promoção e protecção da criança/jovem tem lugar quando os pais, representante legal, ou quem tenha a guarda de facto ponha em perigo a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral, ou quando esse perigo resulte da acção ou omissão de terceiros ou da própria criança ou jovem, e que aqueles não se oponham de modo adequado a remover esses perigos.”
Medidas que a CPCJ pode aplicar:
“Apoio junto dos pais; Apoio junto a outros familiares; Confiança do menor/jovem a pessoa idónea; Apoio para autonomia de vida; Acolhimento familiar; Acolhimento em instituição.”
GAP

Centro Social Santa Maria de Sardoura, vai organizar desfile de moda

O Centro Social de Santa Maria de Sardoura, como entidade executora, e a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, como entidade promotora, no âmbito do Projecto Incluir vão organizar um Desfile de Moda que será realizado no próximo dia 12 de Dezembro de 2008 pelas 14h30m na discoteca Autarquia. Serão protagonistas deste evento grande parte dos beneficiários do Projecto Incluir que irão brindar os presentes com um desfile realizando assim o sonho de pisar uma "passerelle".
CSSMS

PS REUNE COM ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CASTELO DE PAIVA


Esta 4.ªfeira, pelas 17h, o Partido Socialista de Castelo de Paiva, na sua linha de proximidade de actuação e de preocupação com os problemas e anseios dos Paivenses, vai reunir com a Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, na Sede desta Instituição. Em análise estará a situação Comercial e Industrial do Concelho de Castelo de Paiva.

Pelo Gabinete de Imprensa do PS Castelo de Paiva

Castelo de Paiva, 8 de Dezembro de 2008.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

ARCAF - PAPAS DE SARRABULHO EM FOLGOSO

Com vem sendo habito A ARCAF, vai levar a efeito no próximo dia 13 deste mês as "PAPAS de Sarrabulho". O convivio vai ter lugar no salão de União Desportiva - Campo de Futebol a partir das 19.00 horas. Cada participante deve munir-se da respectiva tijela e talheres. Este evento vai ser animado com o "Grupo Musical os Amigos da Portela".
ENTRADA 3 ROJÕES

Sábado com Desporto e Cultura

A Escola Municipal de Andebol de Cinfães será apresentada amanhã, dia 6, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal Armando Costa.
A iniciativa terá início às 9h30, com um jogo entre as equipas de Tarouca e de Lamego; às 10h30 jogarão Cinfães e Moimenta da Beira; e às 11h30 vão jogar Resende e Penedono B.
Também amanhã, sábado, irá realizar-se um Encontro de Coros na Capela de S. Brás, em Nespereira. Actuarão, partir das 21h30, os Grupos Corais de Santa Cristina (Tendais) e de Sangalhos (Anadia) e o Orfeão de Valbom (Gondomar).
GAP

Rede Social assinalou ontem o Dia Nacional Deficiente

O Gabinete da Rede Social de Castelo de Paiva assinalou ontem o Dia Nacional do Deficiente, promovendo duas importantes iniciativas, orientadas para a sensibilização e debate desta temática e para o convívio de cidadãos deficientes de várias instituições da região.

Para além de um colóquio no espaço do Salão Nobre, orientado para evidenciar uma sensibilização mais activa sobre esta problemática social, o programa contemplou também, da parte da tarde, e nas instalações do Pavilhão Municipal de Desportos, uma série de actividades desenvolvidas por cidadãos portadores de deficiência, que contou com a participação da CerciÁgueda, da CerciEspinho, da AICIA de Arouca, do CO Deficiente Incluir e do CAO da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva. Na sua intervenção, na abertura do seminário, o presidente Paulo Teixeira enalteceu a iniciativa da Rede Social e falou da necessidade do contributo de todos para se fomentar a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária no que concerne ás questões da deficiência. O edil paivense abordou os eventos já realizados no concelho, ao nível do desporto adaptado, e o trabalho realizado ao nível das IPSS do concelho nesta área e deixou também palavras de incentivo para que a sociedade se mobilize para o combate à descriminação de que são alvo as pessoas com deficiências, através da eliminação das barreiras de comunicação, urbanísticas e arquitectónicas, que dificultam ou impendem a inclusão social, a acessibilidade e o pleno gozo dos direitos, da cidadania e do bem estar destas pessoas.Carla Freitas, responsável do CAO – Centro de Actividades Ocupacionais da SC da Misericórdia de Castelo de Paiva, falou sobre “ A deficiência em Castelo de Paiva “, destacando o estudo de diagnóstico concelhio já realizado sobre esta temática, que mostra existirem mais de 300 casos de deficiência nas nove freguesias do município, com maior incidência no sector masculino, representando cerca de 1,92% da população do concelho.Esta responsável trouxe o exemplo da instituição onde trabalha e abordou a sua actividade, explicou as variantes da deficiência, assim como o direito á diferença e a abertura social que, agora é mais evidente do que outrora, possibilitando que as pessoas deficientes se envolvam mais na comunidade e nos projectos de inclusão e inserção social.Em destaque esteve, ainda, uma palestra sobre “ desporto adaptado – uma realidade acessível “, com intervenções de Joaquim Dias e Ricardo Dias, responsáveis do FC do Porto, participações complementarizadas com o testemunho e a presença de vários atletas da colectividade, integrados em várias disciplinas do desporto adaptado. Ricardo Freitas abordou as actividades desenvolvidas na colectividade nortenha e falou nos momentos da pratica desportiva das pessoas com deficiência, enquanto Joaquim Dias se preocupou mais em demonstrar as vantagens em tratar os deficientes como pessoas normais, por forma a que nunca se sintam marginalizados e muitos menos descriminados, potenciando a sua integração na vida activa. Este responsável do FC do Porto falou ainda da deficiência no desporto de alta competição, nas suas vantagens e desvantagens, na experiência enriquecedora de trabalhar com estes grupos minoritários, que devem merecer outra atenção e ser olhados com o devido respeito, ao mesmo tempo que, deixou algumas críticas para as famílias que, nem sempre acompanham estes atletas de forma adequada, esquecendo-se que a relação de proximidade é crucial para a felicidade e bem estar destas pessoas que merecem toda a estima e apoio e jamais podem ser vistas como coitadinhos.




GIRP/COliveira

CM de Castelo de Paiva promoveu homenagem à Academia de Musica e ao seu Director Pedagógico

Nas comemorações do 20º aniversário da instituição CM de Castelo de Paiva homenageou ontem a Academia de Música de Castelo de Paiva ·
Director Pedagógico também foi distinguido

No seguimento de deliberação do Executivo Municipal de 8 de Outubro de 2008, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, prestou ontem, ao final da tarde, no espaço do Auditório Municipal, uma homenagem à Academia de Musica de Castelo de Paiva na data do seu 20º aniversário, com a atribuição da Medalha de Prata de Mérito Municipal, sendo também aproveitada a ocasião, para distinguir o seu Director Pedagógico, Prof. Agostinho Vieira, que exerce funções desde o inicio da criação da instituição. A sessão solene, presidida pelo presidente Paulo Teixeira, contou com a presença de Marcello Fernandes, da Agência Nacional para a Qualificação e também Regina Almeida, em representação da DREN, e antecedeu o Concerto Comemorativo do 20º Aniversário da Academia de Música, que teve a participação da Orquestra de Sopros e Coro, com a direcção dos Professores Paulo Martins e Manuel Nunes.Para o presidente Paulo Teixeira, o que está em causa com esta homenagem, é o reconhecimento público do excelente trabalho desenvolvido pela Academia de Música, considerando a importância cultural e educacional que tem tido nos últimos anos e as duas décadas ao serviço do ensino, da promoção e da divulgação da cultura musical no concelho e na região.O edil paivense falou depois da obra da nova Biblioteca Municipal, que esta a ser construída junto à Casa da Cultura, destacando que a Academia de Música merece melhores condições para a sua actividade, sendo propósito da autarquia de Castelo de Paiva libertar mais espaço para a instituição, assim que o novo equipamento esteja concluído e, em pleno funcionamento.Realçando que a Academia de Música de Castelo de Paiva é um exemplo que deve ser enaltecido e acarinhado, Paulo Teixeira disponibilizou a continuidade do melhor apoio à instituição, até porque para além do orgulho que o concelho tem nesta estrutura escolar, está em causa uma entidade que, nos tempos que correm, envolve já muita gente, desde centenas de alunos, docentes e não docentes, para além de muitas famílias já familiarizadas com a vivência cultural da academia.O director pedagógico da Academia de Música agradeceu e congratulou-se com a iniciativa da Câmara Municipal, em reconhecer o trabalho desenvolvido ao longo de 20 anos e fez um pequeno resumo da história da instituição, evidenciando o sucesso que os seus alunos têm conseguido, sendo um orgulho para a Academia constatar o êxito daqueles que a frequentaram e adesão que continua a ter, ao nível da formação dos jovens do concelho e da região, sustentada em 14 cursos ministrados na vertente do ensino básico e secundário.Aproveitando a ocasião festiva, Agostinho Vieira confirmou que, o grande obstáculo á actividade plena da Academia de Música, continua a ser, a falta de instalações para o desenvolvimento de todas as actividades, esperando poder contar com a autarquia, para que se possa, a curto prazo, conseguir melhor condições de funcionamento.Recorde-se que a Academia de Musica de Castelo de Paiva surgiu com a inauguração da Casa da Cultura em Dezembro de 1988 e no ano lectivo de 1989/1990 recebeu autorização provisória de funcionamento, conforme protocolo rubricado entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal. Foi gerida pela Câmara Municipal até 1994, mas por razões de ordem legal e funcional, foi decidido transferir a sua gestão para uma pessoa colectiva, de índole associativa, deixando de chamar-se Escola de Música e passando a denominar-se Academia de Musica de Castelo de Paiva. Tem mais de 300 alunos e ao longo da sua existência, considerando a especificidade do público escolar e a tradição musical da região que serve, soube introduzir o currículo que melhor se adaptava ás necessidades locais, promovendo cursos que potenciaram saídas para Bandas de Música, Ranchos Folclóricos, Coros e Grupos Etnográficos, para além de uma elevada percentagem de alunos que tiveram sucesso, seguiram a via profissional através do ensino superior e, no momento actual, registam notoriedade em bandas militares e outras instituições musicais de relevo. A Academia de Musica de Castelo de Paiva estabeleceu, recentemente, protocolos de articulação com seis agrupamentos escolares pertencentes aos concelhos de Castelo de Paiva, Cinfães, Marco de Canaveses e Penafiel, visando promover a qualidade do ensino, criar condições de acesso aos alunos e alargar a oferta do ensino especializado da musica, tendo também celebrado um protocolo de colaboração com a Universidade de Aveiro para viabilizar estágios pedagógicos aos seus alunos.

GIRP/Carlos Oliveira