Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Iniciativa da Vigararia de Penafiel e Castelo de Paiva

PRESIDENTE GONÇALO ROCHA PARTICIPOU ONTEM NAS JORNADAS VICARIAIS DA FÉ DA DIOCESE DO PORTO

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, que esteve acompanhado do Vice-Presidente António Rodrigues, participou ontem á tarde, na Celebração da Eucaristia de encerramento das JORNADAS VICARIAIS DA FÉ, promovidas pela Diocese do Porto e realizadas no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, com a presença de milhares de participantes, oriundos das 44 paróquias dos concelhos de Penafiel e Castelo de Paiva .
Celebrando o ANO DA FÉ, que arrancou em Outubro do ano transacto e vigora até Novembro do ano corrente, a Vigararia de Castelo de Paiva/Penafiel promoveu as Jornadas Vicariais da Fé, com uma forte adesão de paroquianos, traduzindo-se numa cerimónia religiosa bonita e emocionante, que evidenciou bem a amplitude da prática do catolicismo nesta região da Diocese do Porto

Na tarde de Sábado, as Jornadas Vicariais acolheram testemunhos vários de participantes, a partir da Carta dos Bispos aos Diocesanos do Porto, assim como cânticos e intervenções artísticas, terminando a jornada durante a noite, com a Celebração Mistagógica, com adoração ao Santíssimo, presidida pelo Bispo do Porto.
Na celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo do Porto D. Manuel Clemente, coadjuvado pelo Bispo Auxiliar, D. António Taipa, foi realçada a importância dos testemunhos vivos que passaram por estas jornadas, evidenciando o Bispo do Porto a necessidade da geração cristã compreender melhor Jesus Cristo, mostrando evidente satisfação pela grandeza desta reunião como acto de fé e a importância das celebrações dominicais como forma activa de revelar a palavra de Deus.
Para D. Manuel Clemente é fundamental assegurar, numa plataforma de fé, a presença, o companheirismo, a presença, a partilha e a solidariedade, até porque, no entendimento do espírito de Deus, fez questão de destacar que, é em Jesus Cristo que a promessa se cumpre, sendo este um acto grandioso da nossa fé e da nossa vontade de acreditar e fazer um mundo melhor.
Daí o apelo do bispo para que " não se apague a luz da vossa fé em Deus " e de, num qualquer momento de silêncio neste agitado quotidiano em que vivemos , evocar o Evangelho («Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura») e fixar a necessidade da seguinte oração : « O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor».
A celabração eucarística terminou com a entrega da Carta dos Bispos aos responsáveis pelas dezenas de grupos paroquiais presentes, um documento que há-de constituir uma base de trabalho para que, os grupos paroquianos deste Vigararia de Penafiel / Castelo de Paiva possam dar continuidade a tudo aquilo que de bom se viveu nestas jornadas vicariais que terminaram numa clara e inequívoca demonstração da fé católica.
Carlos Oliveira

2 comentários:

  1. Rezai Rezai só um milagre vos salvará.

    ResponderEliminar
  2. Espero que o AJ Seguro e o A Costa lá tenham estado também....

    ResponderEliminar