Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

 

Esta semana no Município de Arouca


Realizada a assinatura dos princípios da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas

   
 
Realizou-se esta semana, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arouca, a cerimónia de assinatura dos princípios da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas, formalizando, assim, a candidatura àquele galardão europeu, tendo marcado presença o Vereador José Manuel Carvalho, em representação da CM de Castelo de Paiva.

A cerimónia contou com a presença dos autarcas de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, bem como diversos agentes económicos, culturais e sociais do território, que serão também parceiros nesta acção estratégica direccionada para a promoção turística.
A candidatura é co-financiada pelo ON2, no âmbito do PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos), devendo ser hoje apresentada à Federação EUROPARC, localizada na Alemanha.
Segundo o Vereador José Manuel Carvalho, a confirmar-se a adesão à Federação Europeia de Parques, as chamadas "Montanhas Mágicas" passarão a integrar uma rede que, actualmente, é constituída por 89 territórios protegidos e classificados, dispersos por nove países.
Esse acompanhamento, refere ainda o autarca paivense, facilitará a promoção de soluções comuns e de maior escala, visando quatro grandes objectivos: uma melhor planificação turística do território; a criação de uma oferta de produtos turísticos baseados nos recursos locais; a consolidação dessa oferta junto de nichos de mercado específicos e o reforço das possibilidades de acesso a novas fontes de financiamento
 
Com assinatura da Carta Europeia de Turismo Sustentável, o território que engloba os concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, S. Pedro do Sul, Sever e Vale de Cambra, fica candidatado à Federação Europeia de Parques para promoção comum das "Montanhas Mágicas".
É essa a expressão que designa o território abrangido pela Associação para o Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG), que, com a candidatura à referida Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais, pretende assim, valorizar sete produtos do território: as práticas de águas bravas, o termalismo, o património geológico, a paisagem serrana, a cultura regional, a gastronomia e os vinhos locais.
Carlos Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário