Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012


Presidente Gonçalo Rocha esteve presente
Mário Soares discutiu a Europa em conferência em Amarante


A convite do presidente da Câmara Municipal de Amarante, Armindo Abreu,  o autarca de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, marcou presença na tarde do passado Sábado, na terceira prelecção do ciclo “ Conferências de Amarante ”, que teve lugar no Auditório da Casa das Artes (Centro Cultural de Amarante) naquela cidade do Tâmega, com a presença de ex. presidente da República, Mário Soares.


Em discussão esteve a Europa e a situação politica e económica actual, com Mário Soares, um dos seus principais pensadores e a quem se deve a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, cujo tratado foi assinado em Junho de 1985, a protagonizar uma abordagem séria e descomprometida.
Vinte e sete anos depois, e com a Europa a viver uma crise profunda, o objectivo era perceber o pensamento de Mário Soares e entender como vê ele agora a nossa presença na União Europeia e se estão cumpridos os pressupostos que estiveram na base da nossa adesão?
Perante uma plateia atenta e interessada, foi possível ouvir ex. presidente da República sobre temas actuais e questões que se impõem no contexto actual, nomeadamente, que (novos) problemas e desafios se colocam a Portugal com a actual crise; que apreciação faz da actuação dos principais lideres europeus, o que pode mudar na Europa e nas suas políticas com a nova Presidência de França (Francois Hollande); que avaliação se pode fazer das políticas europeias do actual Governo português, assim como, o que pensa das duras medidas de austeridade que têm sido impostas ao sacrificado povo português.
Entretanto, sabe-se que a Câmara Municipal de Castelo de Paiva mostrou-se receptiva para acolher em breve, uma sessão de apresentação do mais recente livro de Mário Soares, “ Um político assume-se: ensaio autobiográfico, político e ideológico” , contando a presença do autor.
GIRP/Carlos Oliveira

2 comentários:

  1. É preciso ter uma grande lata! Com que moral, alguém que se passeia a alta velocidade na autoestrada com viatura, motorista e restantes despesas à custa dos Portugueses, ainda dá conferências de economia discute a crise???
    Moral seria abdicar sessas regalias, mas tá quieto...

    ResponderEliminar
  2. Lembrei-me agora que Mário Soares foi o primeiro político a chamar o FMI/Troyka e a usurpar o 13º mês !
    Ainda tem o SOCIALISMO metido na gaveta !!!!!

    ResponderEliminar