Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011


CASTELO DE PAIVA RECEBEU A PRESENÇA DO VAIVÉM OCEANÁRIO



No âmbito do Projecto de Educação Ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa, o concelho de Castelo de Paiva recebeu na passada semana a presença do Vaivém Oceanário, que esteve instalado no espaço do Largo do Conde e foi visitado por centenas de crianças e adultos.


Recorde-se que o projecto Vaivém Oceanário – Educação Ambiental em Movimento, de acesso gratuito, pretende sensibilizar a população para a necessidade de conservar os Oceanos através da alteração dos nossos comportamentos e atitudes perante o meio ambiente.
Esta “ demonstração móvel “, que percorre o país divulgando a missão do Oceanário de Lisboa, oferece experiencias educativas originais que alertam para a necessidade de preservar a natureza e destina-se não só ao público escolar mas também a toda a população, dinamizando acções de educação ambiental para todas as idades, sendo que os temas escolhidos para cada faixa etária são:

*Pré-escolar – Adaptações dos animais marinhos
*1ºciclo - Poluição
*2ºciclo - Biodiversidade
*3ºciclo – Alterações climáticas
*Secundário - Biodiversidade
*Público em Geral: Consumo sustentável de peixe e marisco, biodiversidade, alterações climáticas, entre outros.
              
A consciencialização das populações para a proteção do património natural e para a alteração de comportamentos, face ao meio ambiente, é o grande objectivo deste projecto de responsabilidade social do Oceanário, daí o interesse da Câmara Municipal de Castelo de Paiva acolher esta acção de sensibilização, tendo o presidente da autarquia, Gonçalo Rocha, durante a visita à exposição, evidenciado que este tipo de iniciativas orientadas para a educação ambiental, consciencializam para a necessidade urgente de uma mudança de atitude, visando a conservação e a sustentabilidade dos recursos, sendo que, os educadores e professores são os principais aliados do Oceanário na educação ambiental de crianças e jovens, que se deseja seja cada vez mais forte e alargada.
GIRP/Carlos Oliveira

2 comentários:

  1. É de louvar eatas e outras iniciativas, sobre a educação ambiental,porque temos de dar o exemplo,visto que em Castelo de Paiva, estámos nos primeiros lugares do rankuing em Portuga nessa área!!!

    ResponderEliminar
  2. continuam as iniciativas de educação ambiental,temos é que preservar o meio ambiente e manter o concelho mais limpo e asseado e estar mais atentos aos nossos rios !!!!

    ResponderEliminar