Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Câmara Municipal de Castelo de Paiva associa-se a campanha de prevenção contra o cancro



 A Câmara Municipal de Castelo de Paiva associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro para a divulgação do Código Europeu Contra o Cancro. A campanha, dinamizada pelo Núcleo Regional Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro e financiada pelo Alto Comissariado da Saúde, pretende alertar para a importância da escolha de hábitos saudáveis, essenciais para prevenir o aparecimento da doença.

Sob o lema “Evite o Risco do Cancro. Siga o Código!”, a Liga está a desenvolver um conjunto de iniciativas que visam a rápida e eficaz transmissão da mensagem. Com a colaboração de várias figuras públicas, que aceitaram o convite para associarem a sua imagem ao alerta preventivo, foram criados mupis e outdoors publicitários que já estão espalhados por diversas cidades do Norte do país, incluindo o município de Castelo de Paiva.
No âmbito da mesma campanha, o Núcleo Regional Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro está a desenvolver ações de educação junto da comunidade. Até à data, a Liga fez mais de 80 ações de sensibilização, em diversas escolas e autarquias, transmitindo a mensagem diretamente a mais de 16 mil destinatários.
O Cancro é a primeira causa de morte em Portugal e todos os anos são diagnosticados 3,2 milhões de novos casos na Europa, sobretudo cancro da mama, colorretal e do pulmão. Neste contexto, a União Europeia tomou medidas para melhorar a qualidade de vida dos doentes e aumentar a sua esperança média de vida. Mas a prevenção é a palavra de ordem e depende em grande parte das escolhas e hábitos de saúde de cada pessoa. Prevenir está nas mãos de cada um e é nesse sentido que a iniciativa do Código Europeu Contra o Cancro define 11 diretrizes, estabelecidas com base nos conhecimentos científicos atuais, e destinadas aos cidadãos:
1. Não fume. Se é fumador deixe de fumar o mais rapidamente possível; não fume na presença de não fumadores.
2. Evite a obesidade.
3. Pratique diariamente exercício físico.
4. Aumente a ingestão de vegetais e fruta (pelo menos 5 porções por dia) e limite a ingestão de alimentos contendo gorduras animais.
5. Modere o consumo de bebidas alcoólicas.

6. Evite a exposição demorada ou excessiva ao sol.
7. Cumpra as instruções de segurança relativas a substâncias ou ambientes que possam causar o cancro.
8. As mulheres devem participar no Rastreio do Cancro do Colo do Útero.
9. As mulheres devem participar no Rastreio do Cancro da Mama.
10. As mulheres e os homens devem participar no Rastreio do Cancro do Cólon e Reto.
11. Participe em programas de vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) e o Vírus da Hepatite B (HBV).

-------------------------------------------------------------------------------
Para mais informações:
BE WIDYOU – Consultores em Comunicação
Anabela Peixoto – 968 110 49 / 253 320 020  anabela.peixoto@widyou.com
Liga Portuguesa Contra o Cancro Departamento Educação para a Saúde/Núcleo Regional Norte
Telefone: 225 420 680  educacaosaude.nrnorte@ligacontracancro.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário