Exposição patente no Salão Nobre até ao final do mês
ESPÓLIO DE ADRIANO STRECH DE VASCONCELOS DOADO À CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA
Realizou-se na manhã do passado Sabado, no espaço do Salão Nobre da edilidade paivense, a cerimónia de abertura da exposição do espólio pertencente ao ilustre paivense, Adriano Strech de Vasconcelos, doado à Câmara Municipal de Castelo de Paiva por Hugo Miguel e Jorge Alexandre Costa Veiga Ferreira, por vontade de Maria Celeste da Veiga Leite Ferraz de Vasconcelos, viúva de Adriano Strech de Vasconcelos Valente e tia dos doadores.
Recorde-se que Adriano Strech de Vasconcelos foi um ilustre homem das letras e das artes, nasceu na freguesia de Sobrado, em Castelo de Paiva a 21 de Março de 1867, estudou na Escola do Exército, foi promovido a Tenente Coronel em 1935 e foi também, autor de algumas obras literárias notáveis, entre as quais “ Lendas e Tradições de Castelo de Paiva ”.
Do espólio agora doado ao Municipio Paivense, constam vários livros impressos do Séc. XVIII ao XX, manuscritos da autoria de Adriano Mendes Strech de Vasconcelos, diversas fotos antigas de Castelo de Paiva, assim como fotos de família, insignias militares e, ainda, uma espada ou sabre.
O presidente da CM, Gonçalo Rocha, marcou presença cerimónia de entrega do espólio, ao lado do Dr. Hugo Miguel, agradecendo esta importante doação ao município que, depois de terminada a exposição, ficará a cargo da Biblioteca Municipal, não deixando de evidenciar a vida e obra deste ilustre paivense, enaltecendo o seu contributo e a sua vontade para o engrandecimento das terras de Paiva.
Esta exposição vai estar patente no Salão Nobre da Câmara Municipal até ao final deste mês, podendo ser apreciada no horário normal de funcionamento da autarquia, entre as 9.00h – 12.00h e as 14.00h -17.00h, de forma a permitir a sua divulgação a toda a comunidade paivense.
GIRP/Carlos Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário