Páginas

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Iniciativa municipal abrange mais de 2000 pessoas

CM de Castelo de Paiva leva idosos e reformados a Santiago de Compostela

* Amanhã viajam as freguesias de Sobrado, Bairros e Real

Animação foi uma constante

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, esta a promover desde meados de Agosto, o habitual “ Passeio dos Idosos “, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local.

O passeio deste ano tem como destino Santiago de Compostela, em Espanha, capital administrativa e religiosa da região da Galiza, uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca, onde acorrem milhares de peregrinos de todo o Mundo que perfazem os Caminhos de Santiago de maneira a depararem-se com o manto de Santiago, um dos apóstolos de Jesus Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar, onde seu imponente santuário está a celebrar o “Ano Santo Jacobeu”.
No passado dia 19 de Agosto viajaram os “ seniores “ das freguesias da Raiva, Pedorido e S. Pedro do Paraíso, da zona Couto Mineiro do Pejão, depois a 26 do mesmo mês foi a vez de seguirem viagem até terras da Galiza, os idosos das freguesias de Santa Maria de Sardoura, S. Martinho de Sardoura e Fornos e amanhã seguem viagem até ao Minho e Compostela, os participantes das freguesias de Sobrado, Bairros e Real, totalizando mais de 2000 pessoas contempladas nesta iniciativa municipal que está a ser um êxito.
O “ Passeio Convívio Sénior” é uma iniciativa do programa “ Viver Activo, Viver Melhor”, que tem como objectivo a promoção do bem-estar à população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sócio-cultural e de ocupação dos tempos livres.
Recorde-se ainda, que o “passeio dos idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das Juntas de Freguesia, vai a caminho de três décadas de existência e ao longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraízada, um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade.
Este ano, a ambição municipal foi mais longe, e o Executivo liderado por Gonçalo Rocha, perspectivou a possibilidade da população sénior paivense dar uma “ saltada “ até terras de Espanha e visitar um local sagrado de peregrinação mundial, este ano a comemorar o Ano Santo e a atrair mais visitantes e peregrinos.
Na opinião do presidente da CM, Gonçalo Rocha, o “Passeio Convívio Sénior/2010” visa estimular a vida activa, quebrar o ciclo de solidão e de isolamento (que tantas vezes acompanha o quotidiano de muitos idosos), e fortalecer a sua auto-estima e, acima de tudo, deve ser uma iniciativa solidária, cooperante e humanizada para com este grupo da nossa população, que espera carinho de todos nós e o reconhecimento pelo contributo que já deram para o engrandecimento da nossa terra “.
Na sua habitual intervenção aos participantes, durante a pausa para animação e almoço, o edil paivense tem manifestado o gosto e a satisfação de todos ver reunidos num salutar ambiente de convívio e confraternização, nesta acção de grande alcance social que merece continuidade, realçando que, além do grande encontro da família paivense, esta jornada de animação colectiva e convivência popular é, para muitos, uma oportunidade única de sair de casa, conviver com outras gentes e conhecer novas paragens, sendo por isso, um justo prémio pelo contributo que sempre deram para o progresso e desenvolvimento do município de Castelo de Paiva.
Nesta jornada de convívio dos seniores de Castelo de Paiva, para além da animação musical assegurada pela Câmara Municipal no Parque da Senhora da Cabeça, em Valença, num local aprazível junto ao Rio Minho, há que contar com grupos oriundos das próprias freguesias.
No regresso a casa, os “ seniores “ paivenses têm tido a oportunidade de passar pela bonita cidade de Vigo e fazer uma paragem na zona da aprazível praia de Samil, local atractivo e de grande beleza paisagística e interesse turístico da Costa da Galiza e espaço agradável para concretizar a última visita aos farnéis.
Para além do apoio médico e de enfermagem que está a ser disponibilizado durante a realização dos passeios, e da própria envolvência das Juntas de Freguesia, esta acção municipal, que obriga a uma grande operação logística, conta como sempre, com a colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.



GIRP/COliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário