Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Turismo de Portugal distingue projecto Rota do Românico do Vale do Sousa


Penafiel, 13 JAN (Lusa) - O projecto Rota do Românico do Vale do Sousa foi hoje distinguido pelo Turismo de Portugal com o primeiro prémio na categoria de melhor projecto de requalificação público em 2009.
A distinção, que foi entregue na Feira Internacional de Lisboa, no âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), assinala o trabalho realizado em 2009 pela Associação de Municípios do Vale do Sousa (Valsousa) ao nível da requalificação em 17 monumentos de estilo românico desta sub-região do distrito do Porto.
A Rota do Românico, que inclui vários monumentos nacionais como mosteiros, igrejas e pontes, resulta da definição de um itinerário de visita alargado que procura valorizar o património arquitectónico românico nos seis concelhos abrangidos: Penafiel, Lousada, Castelo de Paiva, Paços de Ferreira, Felgueiras, Paredes e Penafiel.
A Rota do Românico do Vale do Sousa representa um investimento global de oito milhões de euros e contou o ano passado com um incentivo atribuído pelo turismo de Portugal de 362 mil euros.
Nos últimos anos foram recuperados todos os monumentos, incluindo áreas envolventes e produzido material promocional para atrair turistas.
O prémio foi hoje entregue, em cerimónia pública, pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, ao presidente da Associação de Municípios do Vale do Sousa e autarca de Penafiel, Alberto Santos.
O edil, que estava acompanhado de outros autarcas da região, sublinhou que a distinção significa o reconhecimento nacional do trabalho que está a ser desenvolvido no Vale do Sousa para requalificar o património histórico e cultural.
“Este prémio é uma grande responsabilidade para todos nós. É o corolário do trabalho de cerca de 12 anos ao serviço do desenvolvimento regional e do país do ponto de vista turístico, do nosso património, da nossa história, de tudo aquilo que temos de bom na nossa região”, afirmou Alberto Santos.
Garantindo que “o prémio é também um estímulo para continuar a trabalhar neste projecto”, o autarca de Penafiel sublinhou que a região continuará empenhada em melhorar a Rota do Românico, alargando-a aos municípios vizinhos do Baixo Tâmega, onde também existem vários monumentos nacionais deste estilo arquitectónico.
Alberto Santos anunciou também que estão a ser desenvolvidas acções com organizações congéneres espanholas e até está assegurada a integração na maior rede de românico europeia, com sede na Alemanha.
“É desta forma que queremos contribuir para vencer as dificuldades e os desafios e transformar a nossa região, que tem várias debilidades, numa região de excelência, que potencia o seu património e cultura ao serviço do desenvolvimento”, acrescentou Alberto Santos.
Os seis concelhos da Rota do Românico do Vale do Sousa, através da Valsousa, está presente na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorrer até dia 17, através do espaço do Porto e Norte Portugal, onde estão representados 82 municípios.

Sem comentários:

Enviar um comentário