Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

CM de Castelo de Paiva promoveu o XII Encontro de Cantares das Janeiras

Com a participação de 13 grupos do concelho
Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveu XII Encontro de Cantares das Janeiras

Gonçalo Rocha evidenciou o bom nível das interpretações


Com o espaço do Auditório Municipal a “ arrebentar pelas costuras “, realizou-se na noite do passado sábado, a 12ª edição do Encontro de Cantares das Janeiras, uma iniciativa promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, que chegou a estar marcada para o espaço da Alameda da Igreja Matriz de Sobrado, mas que devido tempo gélido que se fez sentir na região, teve de ser transferido para a estrutura municipal localizada na Quinta do Pinheiro.

Neste evento cultural, que todos os anos motiva grande entusiasmo e alegria, a autarquia paivense pretendeu como sempre, juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm viva esta secular tradição de Cantar os Reis.
Para além do presidente Gonçalo Rocha e do Reverendo Padre Alberto Laranjeira, marcaram presença o Vereador da Cultura, José Carvalho, o presidente da Associação Comercial e Industrial, e os presidentes das Juntas de Freguesia de Sobrado, Bairros e Raiva, destacando-se ainda, a presença de outros autarcas do concelho, dirigentes associativos e de agrupamentos escolares.
O espectáculo deste ano, contou com as presenças de 13 grupos, nomeadamente o Grupo Coral da Paróquia de Sobrado, Academia de Musica de Castelo de Paiva, Grupo de Danças e Cantares do Paraíso, Rancho Folclórico de S. Martinho, Rancho Folclórico da Nossa Senhora das Amoras, Rancho Folclórico de Bairros, Banda Musical de Fornos, Banda Marcial de Bairros, Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, Grupo Amigos do Douro, Grupo Coral da Paróquia de S. Martinho, Universidade Sénior de Castelo de Paiva e Associação P’ra Pular, de Fornos, todos imbuídos no espírito festivo que se atravessa, procurando retratar a tradição de outros tempos.
O Reverendo Padre Alberto Laranjeira congratulou-se com a iniciativa, lamentou que o tempo não tenha ajudado à realização no cenário previsto junto á Igreja Paroquial de Sobrado, recordando depois, o tempo em que se cantavam os reis ou as janeiras nas terras do interior, realçando o espírito de solidariedade que sempre existia entre todos no seio da comunidade.
Insistindo que a tradição se deve manter, recreando os costumes de outrora, o pároco de Sobrado sugeriu mesmo que, numa próxima edição, os grupos participantes no evento, possam dar uma volta ao Largo do Conde, antes de rumarem ao local onde se realiza o encontro, como forma de evidenciar mais o ritual popular junto da comunidade, proporcionado um momento único de encantamento e de louvor na “ sala de visitas “ do Município.
“ Trata-se de uma forma genuína de reviver velhas tradições que, apesar das mudanças evidenciadas na sociedade actual, ainda se mantém activa neste concelho e, na verdade, continuamos agradados que haja gente e colectividades interessadas em manter este espírito “, referiu também a propósito o Vereador da Cultura, José Carvalho.
Satisfeito com o sucesso da iniciativa, Gonçalo Rocha, presidente da autarquia, congratulou-se com a excelente adesão conseguida, com a continuidade deste secular costume de cantar os reis, “ onde para além de se estimular a defesa do património cultural, se desperta os valores da etnografia, concretizados na antiguidade dos cantares, na riqueza dos trajes regionais e na adequação dos instrumentos utilizados, na musicalidade e no bom nível das interpretações, tudo evidenciado num espírito de solidariedade e fraternidade que interessa preservar “.
Ao recordar os primórdios da iniciativa, recuperando velhas cantigas e se dinamizando a música popular portuguesa, o edil paivense prestou homenagem a todos os que, ao longo dos tempos, deram vida a esta tradição, e manifestou a todos votos de um Bom Ano, desejando que, no aspecto cultural, a dinamização destas iniciativas possa ter continuidade, prestigiando o concelho e reforçando o movimento associativo, formulando votos para que o novo ano represente para os Paivenses e para o concelho, a consecução de todos os anseios e a realização de todos os ideais de justiça, de trabalho, de tolerância, de solidariedade, de desenvolvimento e progresso social.
Durante a iniciativa, foram entregues os prémios do recente Concurso de Decoração Natalícia de Rotundas, levado a efeito pela edilidade paivense em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, que contemplou a Rotunda junto ao Intermarché, com o 1º Prémio ( Centro Social e Paroquial de Sobrado ), a Rotunda do Crasto, no Castelo, com º 2º lugar ( Centrun F e Universidade Sénior ) e a Rotunda da Estação, em Oliveira do Arda, como terceira classificada ( Agrupamento Vertical de Escolas do Couto Mineiro )



Clique para ouvir - 1ª Parte cantares das janeiras


Clique para ouvir - 2ª Parte Cantares das Janeiras




GIRP/ COliveira

4 comentários:

  1. Já agora se quizerem ver alguns vídeos estão em: coralsmartinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ó Carlos não digas que estava a rebentar pelas costuras pois a foto não diz isso....queres subir mas vai com calma

    ResponderEliminar
  3. Anteriormente neste blogue houve muita polémica s este tema bastante desnecessária, mas como se vê, é uma actividade de grande interesse e impacto cultural ligada á n cultura popular.
    A ser apoiada e incentivada em edições posteriores.

    ResponderEliminar
  4. Reparo que a Banda dos Mineiros não esteve presente.
    ELUCIDATIVO !
    Já está tudo controlado.......!

    ResponderEliminar