Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

CANDIDATURA DE CASTELO DE PAIVA FOI ESCOLHIDA : RIO PAIVA NOMEADO PARA AS MARAVILHAS NATURAIS DE PORTUGAL


Dez locais do distrito de Aveiro entre os candidatos a maravilha natural de Portugal
GONÇALO ROCHA CONGRATULA-SE POR VER O RIO PAIVA ENTRE OS LOCAIS NOMEADOS




O distrito de Aveiro vai candidatar dez locais à nomeação de Maravilha Natural de Portugal, no âmbito do concurso que está a decorrer e que vai eleger as sete mais belas maravilhas portuguesas naturais.
Na lista de candidatas do distrito, o concelho de Arouca aparece com quatro candidaturas: Frecha da Mizarela, Pedras Parideiras, Geopark Arouca e o Rio Paiva.

O Rio Paiva, zona protegida e um dos paraísos em Portugal para a prática do desporto – aventura ( águas bravas ) também está nomeado pelo concelho de Castelo de Paiva, que apresentou uma candidatura para este espaço privilegiado, cada vez mais procurado pelos adeptos do rafting e da canoagem.
O edil paivense Gonçalo Rocha, já se congratulou com esta nomeação e realçou as enormes potencialidades do Rio Paiva, mostrando-se esperançado que possa ser escolhido e votado para a segunda fase do concurso, desejando que a sua emblemática beleza seja recordada por todos aqueles milhares de adeptos que o procuram para os desportos de águas bravas, como um local paradisíaco que vale a pena visitar e conhecer.
Curso de água de média dimensão, o Rio Paiva é um rio português que nasce na Serra da Nave, na freguesia de Pêra Velha, no concelho de Moimenta da Beira e desagua no Rio Douro, na zona ribeirinha de Fornos, em Castelo de Paiva. Tem um trajecto de cerca de 111 km e uma área de bacia de 77 km2. Foi considerado, ainda não há muitos anos, o rio menos poluído da Europa, e ainda hoje é local de desova da truta (Salmo truta). Está actualmente classificado como SIC – Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000, estatuto que obriga o governo português a zelar pela sua preservação. O Rio Paiva é um rio português do qual nos podemos orgulhar por ser um dos mais bem preservados da Europa. Tem como principais afluentes o Rio de Frades e o Rio Paivô.
Sever do Vouga apresenta duas candidaturas, a Cascata da Cabreia e o Património verde/água. Completam a lista das maravilhas naturais do distrito a competição a Mata Nacional do Buçaco (Mealhada), Baixo Vouga Lagunar (Estarreja), Dunas de S. Jacinto (Aveiro/Murtosa) e o Parque de La Salette (Oliveira de Azeméis).
Ao todo, são 270 os locais do continente e regiões autónomas, relativos a 323 candidaturas, que integram a primeira lista de candidatos a “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, que ficará reduzida a 77 sítios no próximo mês.
De acordo com a organização, o número de candidaturas é superior ao número de locais escolhidos por autarquias e instituições da área do ambiente, porque cada área pode concorrer em mais do que uma categoria.
GIRP/COliveira

11 comentários:

  1. esta noticia deve de calar muita gente, aquelas pessoas que só andam no bota abaixo...

    ResponderEliminar
  2. Quero dar os meus parabéns ao Movimento S.O.S Rio Paiva pelo bom trabalho que tem feito em prol do "nosso" rio. Espero que este evento desperta a consiência de todos os que inconcientemente ou voluntariamente degradam a natureza.

    ResponderEliminar
  3. É uma boa noticia para Castelo de Paiva. Salienta-se assim a necessidade de estarmos ainda mais atentos ao que se passa,em termos de atentados ambientais, nos outros rios do concelho nomeadamente Sardoura e Arda.
    Neste ultimo, as margens são autenticas lixeiras como ainda tem um esgoto a correr a céu aberto colocado pela Câmara há anos atras !
    É bom que o Rio Paiva não passe a ser o rio da moda,temos que ter uma visão global dos problemas do concelho.

    ResponderEliminar
  4. esgotos no Rio Sardoura e no Rio Arda isso deve ser invenção da oposição ????? Nao acredito, aposto que isso é coisa dos socialistas, até aposto daqui a pouco o PT que reclamou do lixo em Real vai tambem falar dos esgotos para o Rio sardoura e fazer queixinhas da praxe Ai jesus que crime chamem o SPNA

    ResponderEliminar
  5. O curioso é que a candidatura de arouca com rio paiva tambem foi aceite....

    ResponderEliminar
  6. Andamos a brincar ao gato e ao rato...Deixem o Paulo Teixeira em paz. Será que só nome dele incomoda quem está no poder?
    Nunca vi a "sombra" de uma pessoa fazer tremer quem lidera uma autarquia.
    Ou não está preparado para o lugar ou não tem quem o ajude...
    Boa sorte para os 4 anos.

    ResponderEliminar
  7. Que eu saiba o Rio Paiva não é de Castelo de Paiva somente...mas à falta de ideias.
    Por exemplo Oliveira de azemeis candidatou o Parque de La Salete, porque é que a nossa Cãmara não candidatou o Monte de S.Domingos ? e o Santo adrião? ou então a zona do Castelo, o Douro e a Ilha do Castelo?
    Porque não o Rio Sardoura ?
    Enfim....

    ResponderEliminar
  8. ca pra mim devieria era candidatar o auditorio municipal, as piscinas e o pavilhao desportivo como belezas naturais e tao bem preservadas que estão tenham juizo meus senhores cubram a cara de vergonha

    ResponderEliminar
  9. E a lixeira de Real,talvez ?

    ResponderEliminar
  10. Ainda bem que existem estas iniciativas para combater o pessimismo que se tem apoderado do nosso país, mas mesmo assim, neste espaço que deveria ser aproveitado por todos nós para dar sugestões e alento a quem faz alguma coisa boa, há indivíduos que comentam como se eles fossem iluminados e quem está à frente das instituições sejam inúteis e incompetentes.

    ResponderEliminar
  11. Nao percebo nada de politica .mas como li os comentarios e como falam do rio arda cria que alguem me disse-se quem e o responsavel pela obra dos esgotos em oliveira do arda na rua da linha?estes esgotos ja foram feitos a anos e continuam a poluir o rio arda e o rio douro!a varias ligacoes por acabar que estao a poluir as terras,a zonas com casas onde ja se sente o mau cheiro!quando e que isto vai acabar?quando e que vao parar com este crime e fezer o tratamento dos esgotos?enfim e triste!!!!

    ResponderEliminar