Páginas

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

AUTARQUIA PAREDENSE ENTREGOU CABAZES DE NATAL


A Acção Social é um dos domínios em que os Municípios exercem uma das suas atribuições mais relevantes, através de uma acção sistemática e diversificada junto dos grupos sociais mais desfavorecidos, tendo em vista o combate à pobreza e exclusão social.
Assim, todos os anos, a Câmara Municipal de Paredes faz questão de contemplar as famílias mais carenciadas do concelho com um Cabaz de Natal.
Os produtos alimentares que fazem parte do referido Cabaz foram angariados na Campanha de Recolha de Alimentos nas superfícies comerciais do concelho, sendo que a maior parte é adquirida pelo Município.
À semelhança dos anos anteriores, os cabazes foram distribuídos pelas freguesias, sendo de referir a amabilidade das Juntas de Freguesia na sua distribuição às famílias identificadas previamente.
Este ano, o Presidente da Câmara, Celso Ferreira, e a Vereadora do Pelouro de Acção Social, Raquel Moreira da Silva, fizeram questão de estar presente na distribuição dos Cabazes de Natal nas Freguesias de Lordelo, Rebordosa e Vandoma.
Assim, no ano de 2008 foram entregues 1515 Cabazes, dos quais 688 Cabazes Tipo A, 702 Cabazes Tipo B e 125 Cabazes Tipo C.
A tipologia dos Cabazes de Natal prende-se com o número de pessoas que compõem o agregado familiar, sendo o Tipo A atribuído às famílias constituídas por um máximo de 2 elementos, o Tipo B atribuído às famílias constituídas no máximo por 5 elementos e o Tipo C atribuído às Famílias constituídas por mais de 6 elementos, todos compostos pelos seguintes produtos: arroz, leite, massa, açúcar, bolacha, aletria, óleo, azeite e enlatados.
Como referiu a vereadora, Raquel Moreira da Silva, “tenho a certeza que, com este gesto, muitas famílias passaram um Natal um pouco mais feliz, não esquecendo, também, que é só um gesto e que é preciso não esquecer o resto do ano.”
Consciente deste facto, o Pelouro de Acção Social da autarquia Paredense tem vindo a desenvolver um conjunto de acções que visam a promoção do desenvolvimento social local e a integração social e económica da população mais carenciada do concelho.
Trata-se de um apoio integrado e multidisciplinar com atendimento personalizado, que pretende, não só dar resposta às solicitações dos munícipes, como também promover uma cultura de solidariedade em todo o território concelhio.

Sem comentários:

Enviar um comentário