Páginas

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

300 crianças paredenses no CIRCO Cardinalli


O Pelouro de Acção Social do Município de Paredes proporcionou, recentemente, a cerca de 300 crianças, a possibilidade de assistirem ao espectáculo circense do “Circo Cardinnalli”, instalado no Queimódromo do Parque da Cidade do Porto.
Esta iniciativa foi pensada pelo Presidente da Câmara, Celso Ferreira, que imbuído de espírito natalício quis presentear estas crianças com um espectáculo que a maior parte nunca havia assistido.
Para isso, foram convidadas a participar na actividade crianças sinalizadas pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, crianças de etnia cigana do concelho de Paredes, crianças moradoras no Empreendimentos Camarários do Concelho e crianças da Escola EB1 da Parteira – Lordelo.
A iniciativa visou, essencialmente, três grandes objectivos, designadamente a interacção e socialização, promovendo aspectos fundamentais da formação social e moral das crianças e jovens, o contacto com diferentes formas de expressão, bem como, a tomada de conhecimento de uma arte ancestral do mundo, numa verdadeira viagem pedagógica, lúdica e interactiva, que permitiu a este público jovem conhecer melhor o universo colorido e animado das fantasias circenses.
Foram necessários 6 autocarros e um total de 20 funcionários e 6 voluntários, numa operação que exigiu um grande esforço por parte de todos os intervenientes, dado o grande número de crianças envolvidas.
O espectáculo teve a duração de 2 horas, tendo sido iniciado por um número de malabaristas. Seguiram-se os tigres, os acrobatas e equilibristas.
No intervalo, foi oferecido pela autarquia um lanche às crianças. Como não podia deixar de ser, os palhaços, com as suas brincadeiras, arrancaram alegres gargalhadas ao jovem público, durante todo o espectáculo.
A assistir ao evento esteve a vereadora responsável pelo Pelouro da Acção Social Raquel Moreira da Silva, que ficou feliz ao ver a alegria e o entusiasmo dos mais pequenos, numa sessão que para muitos foi um momento único nas suas vidas.
Sublinhou que “tratam-se de momentos lúdicos e de convívio entre crianças e jovens, onde foi possível assistir à alegria das crianças, com a envolvência mágica do Natal, o que é muito importante nos dias que correm”.
A magia, a cor, os animais, a alegria e muito, muito divertimento, foram os ingredientes deste espectáculo circense, que foi, ao mesmo tempo, uma forma diferente de celebrar o Natal.
“Estes são momentos mágicos que vão ficar gravados nas memórias das crianças e que serão recordadas mais tarde como vivências doces de infância”, concluiu a vereadora.
Este foi sem dúvida um grande momento de diversão que permitiu o desenvolvimento da consciência cívica das crianças que participaram na iniciativa.
No final do dia, todas as crianças receberam uma doce lembrança, para que, também, recordem o “sabor” do circo.

Sem comentários:

Enviar um comentário