Páginas

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Torneio Ténis PAYVA D'OURO Open
Num périplo por escolas e jardins de infância
ESCRITORAS ISABEL PINTO E ANA LÁZARO APRESENTARAM LIVROS INFANTIS  



Com o apoio da Câmara Municipal, as escritoras Isabel Pinto e Ana Lázaro estiveram esta semana em Castelo de Paiva, onde realizaram um périplo por várias escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância, onde apresentaram os seus livros infantis “ A ovelha que faz múuu “ e “ O estranho apetite de Belemundo “, obras conhecidas que têm tido bastante sucesso neste segmento da literatura infantil.



A escritora portuense Isabel Fernandes Pinto esteve recentemente em Castelo de Paiva, onde marcou presença em iniciativas de apresentação do seu livro infantil “ A ovelha que faz múuu “, uma edição Porto Editora, com ilustrações de Luciana Bicalho.
No âmbito da acção Hora do Conto, a autora esteve nos Jardins de Infância do Agrupamento do Couto Mineiro do Pejão( Póvoa, Oliveira do Arda, Raiva, Serradelo e S. Pedro do Paraíso) e todas as crianças participaram e  tiveram a oportunidade de ouvir a história contada e dramatizada de uma ovelha especial que fazia múuu...e que veio mostrar que, através do exemplo de uma ovelha da aldeia de Campo Benfeito, na Serra de Montemuro, se pode perceber que, ser diferente não é um problema. É apenas ser o que se é…
Foi bonito de se ver a cumplicidade e felicidade entre escritora e crianças, que foi constante nesta iniciativa no Couto Mineiro do Pejão, com a autora a aproveitar a momento para autografar alguns exemplares adquiridos pelas crianças e a incentivar a ter em conta a sugestão de actividades apresentadas no livro
Recorde-se que Isabel Fernandes Pinto nasceu no Porto, em 1980. É licenciada em Estudos Teatrais pela ESMAE-IPP, tendo complementado a sua formação de actriz no Laboratoire de Recherches Théâtrales, sediado em Estrasburgo, sendo também licenciada em Arquitectura pela FAUP, tendo colaborado em gabinetes nacionais e franceses. É actriz, contadora de histórias e autora de contos e textos para teatro e em 2005 criou o projecto Faunas – teatro portátil dirigido a jovens – onde escreve, encena e interpreta, que tem levado a várias escolas, bibliotecas e auditórios.
Também a conhecida autora Ana Lázaro, esteve em Castelo de Paiva, com o seu livro “O estranho apetite de Belemundo”, apresentado aos alunos do 1º ciclo de Sobrado, Serradelo e S. Lourenço, onde foi recebida de forma efusiva pelos alunos e professores.
A história de “ Belemundo Come-e-Cala “, refere um rapaz guloso e comilão que tinha o estranho hábito de comer… palavras à refeição! E apesar de comer palavras parecer divertido, imaginem-se as indigestões, avarias e confusões que podem provocar tantas letras, sílabas, rimas e expressões!
Nesta apetitosa aventura, Belemundo parte numa incrível viagem à descoberta do mundo e vai aprender que há outras formas de apreciar as palavras… sem ter de as comer!
Ana Lázaro nasceu em 1982, é licenciada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e formada pela ACT − Escola de Atores de Teatro e Cinema. Trabalha como actriz em teatro e televisão, acumulando ainda experiência enquanto dramaturga, encenadora e criadora de diversos projectos.
Enquanto actriz colaborou com várias companhias nacionais e integrou séries de ficção nacional e programas televisivos, entre os quais, Cinco prà Meia Noite (RTP2) e Liberdade 21 (Temporada 2 − RTP1), e faz regularmente locuções para diversas campanhas. Fundou o núcleo artístico ‘DOBRAR, cujo espectáculo de estreia, Por um Dia Claro (teatro), da sua autoria, lhe valeu a Bolsa de Apoio Novos Encenadores da Fundação Calouste Gulbenkian e foi distinguida com o Prémio Literário Internacional Sea of Words, pela Anna Lindh Foundation / IEMED, Barcelona, em 2013, sendo que, em 2014, venceu o Prémio FNAC Novos Talentos da LITERATURA 2014


Carlos Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário