Páginas

quinta-feira, 16 de março de 2017

Cinfães vai ter 2 Equipas de Intervenção Permanente

Cinfães vai ter duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) que ficarão afetas a cada uma das Corporações de Bombeiros Voluntários do concelho: Cinfães e Nespereira. Os protocolos com a Autoridade Nacional de Proteção Civil serão assinados no dia 17 de março, às 10h30, na Biblioteca Municipal, numa cerimónia que contará com a presença do secretário de Estado da Administração Interna.

Estas equipas serão compostas por cinco elementos cada em regime de permanência e terão como missão assegurar serviços de combate aos incêndios; de socorro à população local em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes; socorro a náufragos; socorro complementar, em segunda intervenção, desencarceramento ou apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré – hospitalar; minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave; e colaboração em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que são cometidas aos corpos de bombeiros.
Os custos, no caso da EIP de Cinfães serão suportados, em partes iguais, pela autarquia e Autoridade Nacional de Proteção Civil. No que diz respeito à EIP de Nespereira os custos serão financiados na totalidade pela Câmara Municipal. 
“O objetivo é dotar o Concelho com duas equipas tecnicamente muito bem equipadas que darão uma resposta de socorro imediata e eficaz”, explica o autarca Armando Mourisco, sublinhando que “estas equipas serão um reforço ao excelente trabalho que já é desenvolvido nesta altura pelas equipas de saúde, de bombeiros e sapadores florestais”. O presidente da autarquia de Cinfães adianta que não poupará esforços para dar mais segurança e qualidade de vida tanto aos residentes como aos visitantes, fazendo também uma referência a todos os que escolhem Cinfães como destino para prática dos desportos de Natureza. “Somos um Concelho com muito potencial e a nossa aposta é no Turismo. Com estas equipas ao serviço estaremos em condições de dar uma resposta ainda mais eficaz a todos os praticantes das atividades de Natureza, seja nos nossos rios ou na nossa Serra nos trilhos BTT e nos percursos pedestres”, remata Armando Mourisco.
De referir que, a Câmara de Cinfães apoia os bombeiros do Concelho atribuindo, anualmente, um subsídio de 30 mil euros a cada uma das corporações. Os “soldados da paz” têm recebido ainda diversos apoios para a aquisição de equipamentos e de várias viaturas. Com o objetivo de reconhecer o trabalho prestado pelos bombeiros, a nível da prevenção e do socorro às populações, e também incentivar o voluntariado no Concelho, a Câmara Municipal tem também, nesta altura, em fase de elaboração um regulamento de concessão de regalias sociais aos bombeiros voluntários do Concelho.


G.A.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário