Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2016

A CONVITE DA CM DE CASTELO DE PAIVA
ESCRITORA LEONOR MEXIA EM PÉRIPLO PELAS ESCOLAS DO CONCELHO


A convite da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, a escritora de literatura infantil, Leonor Mexia, esteve nos dias 24 e 25 de Fevereiro, e no dia 2 de Março no concelho, realizando um périplo por diversas escolas do Ensino Básico, contactando alunos e professores, que tiveram oportunidade de conhecer a autora de Colar de Contos e a Caixa da Avó Maria.

A parceria estabelecida entre a Biblioteca Municipal e o Gabinete de Educação da edilidade paivense, permitiu que Leonor Mexia estivesse nas escolas EB1 nº 1 de Sobrado, EB1 nº 2 de Sobrado, EB1 de Fornos, EB1 de Nojões, EB1 de Cruz da Agra, EB1 de Pereire, EB1 de Oliveira Reguengo, EB1 de Ladroeira e EB1 de S. Lourenço, abrangendo mais de 400 alunos, que ficaram a conhecer esta escritora portuense e a sua obra.
Nascida no Porto, em 1970, a escritora conta com uma Menção Honrosa pelo conto "Onde se meteu a lua?", editado na colectânea “ Um mar de contos “, de quinze autores lusófonos e, em 2009, é reeditado o livro “ A caixa da avó Maria “, pela Porto Editora, entrando em 2010 para o Plano Nacional de Leitura.
Leonor Mexia escreveu o conto "O cordeiro do João", conto de apresentação dos "Bebés de S. João", que está relacionado ao voluntariado do Hospital de S. João, no Porto, de que faz parte e fez cursos de “ Escrita Criativa e Construção de Personagens” na Companhia do Eu / Reitoria da Universidade do Porto, sob a orientação de Pedro Sena-Lino.
Tem um texto seu no primeiro manual de escrita criativa, “ Criative-se “, de Pedro Sena-Lino e, em 2010, editou o livro “ Nós, nas Palavras “, uma série de textos pessoais, pensamentos, reflexões, ao mesmo tempo que foi júri no Concurso Literário "Ser Solidário", promovido pelo Hospital de S. João.
Todas as escolas protagonizaram uma excelente recepção à autora, deixando professores e alunos orgulhosos, ao mesmo tempo que não deixaram de realçar o interesse e a importância desta iniciativa municipal.



Carlos Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário