Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Dr.Manuel Falcão será o convidado
CONVERSAS NA BIBLIOTECA REGRESSA NA PRÓXIMA SEMANA

O Gabinete de Cultura da CM de Castelo de Paiva, em parceria com a Biblioteca Municipal, prossegue na tarde da próxima Segunda – Feira, com a iniciativa “Conversas na Biblioteca”, cujo convidado de Ricardo Ramalho, será Manuel Falcão, médico, natural de Santa Maria de Sardoura, do concelho de Castelo de Paiva.

Nesta sua presença nesta iniciativa da Biblioteca Municipal  de Castelo de Paiva, o médico Manuel Falcão vai falar, certamente. da sua experiência profissional, e da sua actividade na àrea da saúde ( estomatologia / cirurgia maxilo - facial ), ao mesmo tempo, da sua vivência sindical e associativa, onde se destaca a sua participação no movimento rotário.
Manuel Falcão nasceu em 1946 frequentando a Escola Primária de Sardoura de 1953 a 1957, sendo que nesse ano fez exame de admissão ao ensino liceal, no Liceu Nacional Alexandre Herculano, no Porto, tendo ingressado no Colégio Alfredo Vieira Guedes, em Castelo de Paiva, onde frequentou o ensino liceal de 1957 a 1962,e tendo prestado provas do 2.º e 5.º ano no Liceu Nacional D. Manuel II, no Porto.
Em 1962, entrou para o curso complementar do ensino liceal, no Liceu D. Manuel II, do Porto, até 1964, ano em que ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde completou a licenciatura em Medicina e Cirurgia. Já em 1968, concorreu a um lugar do Departamento de Marketing de um laboratório internacional  de produtos farmacêuticos, sendo seleccionado, em 1.º lugar, entre cerca de 400 concorrentes e onde trabalhou, até 1975, em tempo completo, como profissional de informação médica.
Em 1973 ingressou no Serviço Militar Obrigatório, sendo-lhe negado o pedido de adiamento - regime a que se encontrava abrangido por frequentar a Faculdade de Medicina com aproveitamento devido à informação de "politicamente suspeito" e em 1972, fez parte da lista opositora candidata à direcção do Sindicato dos Profissionais de Propaganda Médica e que ganhou as eleições, interrompendo depois, a frequência da Faculdade de Medicina e a actividade profissional.  serviço na Escola Prática de Infantaria de Mafra e na Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas.
Em Fevereiro de 1974, com recurso ao General Costa Gomes, foi colocado sob licença, até completar a licenciatura em Medicina. Retomou a frequência da Faculdade de medicina e a actividade profissional até Outubro de 1975. Retomou o Serviço Militar, no Hospital Militar Principal de Lisboa, como adjunto do comando de instrução e no Batalhão de Administração Militar na Póvoa de Varzim, como responsável do Serviço de Saúde desta Unidade. Em 1975, concluiu a licenciatura em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Desempenhou vários cargos médicos, publicou inúmeros trabalhos na área da Medicina e participou em 32 Júris de todos os graus ou categorias de carreira médica, sendo um paivense de reconhecidos méritos, que se distingue pela sua cordialidade e simpatia.



Carlos Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário