Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2015

Comemorando o Dia Mundial do Livro
INICIATIVA “ CONVERSAS NA BIBLIOTECA “ REGRESSA COM O PROFESSOR ANTONIO MARTINS

O Gabinete de Cultura da CM de Castelo de Paiva, em parceria com a Biblioteca Municipal, prossegue na noite da próxima Quinta Feira, dia 23, pelas 21h, com a iniciativa “Conversas na Biblioteca”, tendo como convidado o Professor Antonio Martins, que ainda recentemente participou na edilidade paivense, numa cerimónia de apresentação do seu livro “ Variações em Fábulas “, recentemente também dado a conhecer num espaço hoteleiro da urbe paivense.


Nesta sua presença na iniciativa da Biblioteca de Castelo de Paiva, e numa conversa orientada por Ricardo Ramalho, o Prof. António Martins terá oportunidade de abordar  a sua actividade docente em Castelo de Paiva, da sua passagem pela politica local, falar do seu gosto pela musica e da paixão pela escrita, evidenciando a razão pela qual é reconhecido como um mestre da educação, que ensinou a muitos paivenses o caminho da sabedoria e do gosto pela arte da literatura e do conhecimento, sendo que Antonio Martins, um transmontano de “ gema “ que assumiu esta terra como sua, evidencia no sua ultima obra literária, a sua enorme dimensão humana e intelectual.
Recorde-se a propósito, as palavras do presidente da edilidade paivense, Gonçalo Rocha, quando se congratulou com a edição do recente livro de Antonio Martins, manifestando a sua vénia a este génio talentoso nas artes, aproveitando para realçar a  “excelência da qualidade da obra e a dimensão cultural do Prof. António Martins “, que considerou, " um excelente amigo, um mestre e uma referência como professor, que a todos sempre procurou mostrar, o caminho e o gosto pela cultura e o valor da palavra ".
Para o edil paivense, a cultura tem vindo a perder força e estas iniciativas são importantes para voltar a consolidar o interesse cultural e a motivação pela escrita e pela leitura, recordando episódios de escola em que o Prof. Antonio Martins se evidenciava pelo rigor na sua missão educativa, evidenciado as suas qualidades como homem e como mestre, que todos aplaudem e acarinham, por toda a sua acção cultural e educativa no território paivense ao longo de décadas.  
Carlos Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário