Páginas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Rede será distribuída pelos 11 municípios
CM DE CASTELO DE PAIVA JÁ TEM A FUNCIONAR
BALCÃO DO EMPREENDEDOR
· Dois espaços de atendimento disponibilizados para o território paivense


O concelho de Castelo de Paiva já tem a funcionar, nas instalações da Câmara Municipal, desde a passada quinta feira, o Balcão do Empreendedor, um projecto que surge no âmbito do projecto " Tâmega e Sousa Empreendedor “, e que vai potenciar uma Rede de Apoio à Actividade Económica na Região do Tâmega e Sousa, procurando criar dinâmicas de emprego, novas ideias de negócio e promover o empreendedorismo local, ajudando ao crescimento do desenvolvimento económico.


Na cerimonia da instalação do Balcão do Empreendedor, na Câmara Municipal, esteve presente o presidente da autarquia Gonçalo Rocha e o Secretário Executivo da CIM – Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Alírio Costa, que partilharam a ideia de que este projecto possa potenciar boas ideias e projectos que se traduzam em sucesso, ajudando a criar riqueza e a desenvolver a economia local., sendo anunciado que o município terá ainda outro local de atendimento que ficará localizado na Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva
Tendo em vista o desenvolvimento económico e social da região e o cumprimento da sua missão, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), tem em curso a criação desta Rede de Apoio à actividade económica da região e, conforme foi destacado por Gonçalo Rocha na cerimonia de apresentação realizada em Castelo de Paiva, procurando-se agora potenciar a criação de novas ideias, negócios inovadores e promover o dinamismo empresarial, sempre com a perspectiva de valorização da região, apostando-se em três factores considerados essenciais: pessoas, inovação e capital.

No contexto deste projecto, que a autarquia paivense deu a conhecer no inicio de Fevereiro, numa sessão pública de apresentação muito participada, a CIM -Tâmega e Sousa, presidida pelo presidente Gonçalo Rocha, para o êxito desta acção, vai contar com a colaboração de entidades parceiras e agentes do território, entre eles o Conselho Empresarial Tâmega e Sousa, o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, entre outras entidades, esperando-se que possam surgir a partir de agora, boas ideias e projectos que se traduzam em rotundo sucesso e ajudem a alavancar a economia local e a dinamizar as perspectivas de empregabilidade.
Cada vez mais consolidada, a Rede de Apoio Empresarial contará com a abertura de diversos balcões que, espalhados por toda a região, acolherão quem procure esclarecer dúvidas ou necessite de qualquer tipo de apoio para desenvolver a sua actividade empresarial ou concretizar novas ideias de negócio, sendo que, em Castelo de Paiva, já está disponibilizado e a funcionar um balcão de atendimento que ficará localizado no átrio da Câmara Municipal e outro nas instalações da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva.
Nesta apresentação de abertura, onde foram intervenientes, Gonçalo Rocha, edil de Castelo de Paiva e também presidente da CIM do Tâmega e Sousa, bem como Alírio Costa, secretário executivo da CIM, ficamos a saber que o projecto " Tâmega e Sousa Empreendedor " inclui várias iniciativas que importa evidenciar, nomeadamente :
1.      A criação do Espaço do Empreendedor: para estar mais próximo da comunidade, através das Associações Empresariais e/ou Câmaras Municipais, dando apoio às ideias e aos projectos empresariais que venham a ser desenvolvidos na região. Em cada concelho está disponível um Espaço do Empreendedor.

2.      A criação do Gabinete de Apoio ao Empreendedor: fornecendo apoio de acordo com as necessidades da região e de cada projecto em particular. Nomeadamente, análise da oportunidade de negócio, facilitação de contactos com agentes relevantes, pesquisa de mercado e elaboração de planos de negócio, oportunidades de financiamento/investimento, identificação de mentores, identificação de parceiros, apoio jurídico e gestão do projecto.

3.      A oferta de formação em competências empreendedoras: através do desenvolvimento de programas que estimulem a inovação e o empreendedorismo.

4.      Disponibilização de uma rede de mentores.

5.      Espaços para incubação: através das incubadoras da região.

6.      Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor: que pretende promover e incentivar ideias de negócio inovadoras/diferenciadoras na região.

Enquanto o presidente Gonçalo Rocha se referiu à importância e oportunidade deste projecto orientado para o empreendedorismo, destacando que deve ser entendido como um verdadeiro mecanismo de apoio às empresas, ajudando a alavancar a economia da região, para alem de referir o investimento municipal que cada autarquia teve que assumir, Alírio Costa optou por fazer uma breve apresentação da Rede de Apoio à actividade económica e empreendedorismo na zona do Tâmega e Sousa, abordando estratégias e planos de acção, realçando o interesse da população procurar este serviço agora disponibilizado, na certeza de que aqui, para além da missão de fornecer apoio técnico, especificamente análise de oportunidade de negócio, facilitação de contactos com agentes relevantes, pesquisas de mercado, detecção de oportunidades de financiamento  / investimento, identificação de parceiros, podem ser concretizados apoio jurídico e gestão de projectos.

Carlos Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário