Rede de balcões distribuída pelos 11 municípios
CM DE CASTELO DE PAIVA APRESENTA AMANHÃ PROJECTO “ TÂMEGA E SOUSA EMPREENDEDOR “
Tendo em vista o desenvolvimento económico e social da região e o cumprimento da sua missão, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), tem em curso a criação de uma Rede de Apoio à actividade económica da região e, conforme foi destacado na cerimonia de apresentação em Penafiel, pretende-se agora potenciar a criação de novas ideias, negócios inovadores e promover o dinamismo empresarial, sempre com a perspectiva de valorização da região, apostando-se em três factores considerados essenciais: pessoas, inovação e capital.
No contexto deste projecto, que a autarquia paivense vai dar a conhecer amanhã, dia 4 de Fevereiro, numa sessão de apresentação a realizar pelas 15 horas no Salão Nobre da edilidade, a CIM-Tâmega e Sousa, presidida pelo presidente Gonçalo Rocha, conta com a colaboração dos agentes do território, entre eles o Conselho Empresarial Tâmega e Sousa, o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, entre outras entidades.
Cada vez mais consolidada, a Rede de Apoio Empresarial contará em breve com a abertura dos 12 balcões que, espalhados por toda a região, acolherão quem procure esclarecer dúvidas ou necessite de qualquer tipo de apoio para desenvolver a sua actividade empresarial ou concretizar novas ideias de negócio, sendo que em Castelo de Paiva o balcão de atendimento ficará localizado no átrio da Câmara Municipal.
Por sua vez, o projecto " Tâmega e Sousa Empreendedor " inclui várias iniciativas, a destacar :
1. A criação do Espaço do Empreendedor: para estar mais próximo da comunidade, através das Associações Empresariais e/ou Câmaras Municipais, dando apoio às ideias e aos projectos empresariais que venham a ser desenvolvidos na região. Em cada concelho está disponível um Espaço do Empreendedor.
2. A criação do Gabinete de Apoio ao Empreendedor: fornecendo apoio de acordo com as necessidades da região e de cada projecto em particular. Nomeadamente, análise da oportunidade de negócio, facilitação de contactos com agentes relevantes, pesquisa de mercado e elaboração de planos de negócio, oportunidades de financiamento/investimento, identificação de mentores, identificação de parceiros, apoio jurídico e gestão do projecto.
3. A oferta de formação em competências empreendedoras: através do desenvolvimento de programas que estimulem a inovação e o empreendedorismo.
4. Disponibilização de uma rede de mentores.
5. Espaços para incubação: através das incubadoras da região.
6. Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor: que pretende promover e incentivar ideias de negócio inovadoras/diferenciadoras na região.
Entretanto, sabe-se que, outras iniciativas serão desenvolvidas, sendo as mesmas apresentadas à medida da sua concretização, podendo qualquer esclarecimento ou informação, também ser feito através de consulta aos seguintes “ sites “ :
http://empreendedor.cimtamegaesousa.pt/#!/home
http://www.cimtamegaesousa.pt/
Carlos Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário