Páginas

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Projeto integrar para incluir

O Centro Social de Santa Maria de Sardoura, Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho de Castelo de Paiva, entidade acreditada pela DGERT e entidade formadora externa do IEFP criou o projeto INTEGRAR PARA INCLUIR. 

Este projeto surgiu da intervenção do Centro Social de Santa Maria de Sardoura na área da deficiência, muito em particular na formação profissional no âmbito da tipologia 6.2 do POPH – qualificação de pessoas com deficiências e incapacidades – cujo organismo intermédio é o IEFP e mais recentemente de um estudo / diagnóstico que a entidade desenvolveu nesta área com uma amostra que ultrapassou os 400 cidadãos portadores de deficiências e/ou incapacidades inqueridos.
O projeto INTEGRAR PARA INCLUIR e o referido estudo sobre a deficiência em Castelo de Paiva foram apresentados na Rede Social de Castelo de Paiva com a presença de representantes da Segurança Social (CRSS de Aveiro), Dr.ª Cristina Vasconcelos, do IEFP representado pela Diretora do Centro de Emprego de Penafiel, Dr.ª Cândida Novais, de IPSS’ s e Associações do concelho de Castelo de Paiva.
É nossa preocupação o pós formação, momento em que o formando conclui o seu projeto formativo e procura uma oportunidade no mercado de trabalho para aplicar as competências adquiridas. Neste contexto é necessário continuar a manter uma relação de proximidade que permita, também, dar continuidade ao projeto de desenvolvimento sócio pessoal, mantendo rotinas e competências adquiridas ao longo do projeto formativo que de outra forma se esvaziam no tempo.
Assim, surgiu este projeto que, atualmente, conta com uma bolsa de 77 pessoas portadoras de deficiências e / ou incapacidades aptas para serem inseridas no mercado de trabalho com competências escolares e profissionais adquiridas na área administrativa, jardinagem, serviços de apoio a crianças e jovens, geriatria, empregado de mesa, agricultura e cozinha; conta, também, com uma outra bolsa de 20 beneficiários que, não reunindo todas as condições necessárias para a integração profissional, podem ser recrutadas para trabalhos ocupacionais.
O Centro Social de Santa Maria de Sardoura encontra-se a divulgar e a sensibilizar o meio empresarial para a aplicação deste projeto com o apoio de medidas ativas do IEFP, entre outras.

Gabinete de Comunicação do CSSMS

Sem comentários:

Enviar um comentário