Vale de Papas – Aldeia do Colmo
O Curso de Arquitetura da Universidade Católica de Viseu, em parceria com a Câmara Municipal, no âmbito da iniciativa Terra Amada vai desenvolver uma ação de voluntariado / estaleiro-escola, entre julho e agosto, na aldeia de Vale de Papas, em Ramires. Mais de 50 estudantes de arquitetura e arquitetos estagiários, nacionais e estrageiros, sob a direção de mestres-de-obras e técnicos experientes do sector vão levar a cabo obras de conservação e reabilitação com vista a melhorar a qualidade de vida da população, conservar e reabilitar o património material, imaterial e contribuir para o desenvolvimento local.
Com base em mão-de-obra voluntária e com os materiais assegurados pelas empresas associadas, esta iniciativa prevê um conjunto de intervenções que incluem a dotação de infraestruturas básicas na aldeia (como água canalizada), a melhoria das condições habitacionais (instalação de wc em 3 habitações), a conservação do património arquitetónico (coberturas de colmo, eira comunitária, etc.), a dotação de estruturas de desenvolvimento de atividades económicas (atelier, queijaria tradicional, etc.) e a melhoria do espaço público. Os projetos e a logística estão a cargo dos professores e alunos do Curso de Arquitetura da Universidade Católica Portuguesa em estreita colaboração com o Município.
Os elementos da Universidade Católica de Viseu responsáveis pelo projeto têm efetuado algumas vistas de trabalho à aldeia, deslocações acompanhadas pelo presidente do Município de Cinfães e técnicos da autarquia.
G.A.P.
Sem comentários:
Enviar um comentário