Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013



Promovido pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens

BIBLIOTECA MUNICIPAL ACOLHEU “ ESPAÇO DEBATE “

Porque …a infância passa… mas as marcas ficam…





No âmbito da promoção do superior interesse da criança, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castelo de Paiva, à semelhança das restantes Comissões e da própria Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco associou-se à sinalização do mês de Abril, enquanto mês de prevenção de maus tratos na Infância.
Assim, na tarde do ultimo dia de Abril teve lugar na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, um ESPAÇO DEBATE, relacionado com o tema “ Porque … a Infância passa, mas as marcas ficam “ e onde para além do edil paivense Gonçalo Rocha, participaram o presidente da Associação de Pais do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva, Manuel Rodrigues, o presidente da Associação de Familiares das Vitimas da Tragédia de Entre-os-Rios, Augusto Moreira, a representante do Nucleo de Apoio às Crianças e Jovens em Risco, Drª Aurora Beleza e a Drª Ana Rodrigues, da Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva.

Na abordagem inicial ao tema em debate, foi destacada a intenção da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castelo de Paiva em consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos na Infância, assim como para o facto de, evidenciar que a melhor forma de tratar o mau trato é impedir que aconteça, reforçando o fortalecimento das famílias, no sentido do exercício de uma parentalidade mais positiva e numa perspectiva de dotação de competências sociais e fortalecimento das próprias crianças.

Neste Espaço Debate acentou-se uma profunda reflexão acerca das temáticas da importância da educação, da família e das responsabilidades parentais no crescimento saudável e integral das crianças; abordado o papel da escola no crescimento e desenvolvimento das mesmas, assim como das próprias limitações que esta instituição tem em termos de recursos humanos.

 Foi ainda abordado o papel das entidades de acolhimento e a sua função enquanto educador e integrador na sociedade, bem como as consequências psicológicas do mau trato e os tipos de mau trato existentes.

Na intervenção de abertura, o presidente Gonçalo Rocha ressalvou a importância da acção e da temática apresentada e reflectiu acerca da importância da mesma e da apelatividade deste tema, que considerou actual e oportuno, elogiando depois o trabalho desenvolvido nesta área pelos agentes e instituições envolvidas.

Andreia Gomes, presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castelo de Paiva, apelou a reflexão sobre a temática e a necessidade de promoção de condições para um crescimento saudável das crianças, reafirmando a que esta situação é um dever de todos os intervenientes de uma sociedade.

Em termos de avaliação final, os presentes consideraram a iniciativa bastante positiva, tendo sido mesmo referida a importância destas acções e a da necessidade de dar continuidade a outros temas e assuntos que se destacam nesta área ao nível da sociedade civil.





“ PROJETO MICAS” SINALIZOU DIA DA MÃE E CLDS “PAIVA + “ HOMENAGEOU DUAS MÃES



No âmbito do projecto “ MICAS “, desenvolvido pelo Gabinete Local da Rede Social em parcerias com as IPSS localizadas no concelho, o Centro Social de Sta Maria de Sardoura sinalizou o Dia da Mãe, realizando uma actividade de convívio e confraternização que decorreu nas instalações do Hotel de São Pedro, com a realização de diversas iniciativas com os utentes das diversas instituições presentes.

Num total de 145 idosos, marcaram presença o Centro Social de Sta Maria de Sardoura, Centro Social de Real, Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, Centrum f – Centro de Solidariedade Social de Fornos e Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido.
Paralelamente, integrada nesta iniciativa e no âmbito do CLDS Projeto Paiva Mais foram homenageadas duas senhoras residentes nas freguesias de São Martinho e de Sta Maria de Sardoura, tendo em conta o elevado número de filhos que têm, e as dificuldades que, no tempo actual, se apresentam aos titulares de famílias numerosas.
O presidente Gonçalo Rocha acompanhou de perto a iniciativa e fez questão de deixar palavras de reconhecimento e incentivo a todas as mães, manifestando o seu valor e a sua importância na estrutura e convivência familiar, ao mesmo tempo elogiando mais esta acção do Projecto Micas, que tem permitido um salutar convívio entre os utentes das instituições, potenciando uma vivencia mais feliz e alegre nesta fase da vida.

GIRP/COliveira

1 comentário:

  1. gostei....fala de jovens e é colocada uma imagem da 3ª idade. podes ter orgulho

    ResponderEliminar