Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012


Diversas actividades agendadas para o próximo Domingo
CM de Castelo de Paiva volta a aderir ao Dia Europeu sem Carros

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva volta este ano a aderir à “ Semana Europeia da Mobilidade – Dia Europeu sem Carros  “, uma iniciativa da Comunidade Europeia e do Ministério do Ambiente, que neste concelho, terá concretização no próximo Domingo, dia 23, ocasião em que o concelho promove a 4ª CORRIDA DAS VINDIMAS 2012, uma prova de grande relevo que integra o Circuito Nacional de Montanha, com perto de meio milhar de atletas inscritos.


O presidente da edilidade, Gonçalo Rocha, adiantou hoje, que o perímetro urbano da vila que será encerrado ao trânsito nesse dia comemorativo, será a mesma zona que normalmente fica condicionada por ocasião dos festejos do S. João ou da Feira do Vinho Verde.
O responsável municipal abordou o interesse da iniciativa, que a exemplo de anos anteriores, é perspectivada com o objectivo de contribuir para a defesa do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
“ Este será um dia diferente, já que para além da grande jornada desportiva que será a prova do Circuito Nacional de Montanha, o desafio que propomos é a valorização do ambiente que nos rodeia e a nossa adesão a este evento serve para afirmar o nosso contributo para que se possa viver de forma mais saudável e deixar, neste dia especial, alguns exemplos para uma vivência mais limpa e atractiva “, reforçou o autarca paivense.
O objectivo da iniciativa orienta-se para a ocasião de proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável, mas que também passa por potenciar uma reflexão sobre a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automóvel particular.
Gonçalo Rocha realça a importância de encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a protecção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído, assim como consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente, para além de proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade.
O dia de Domingo será preenchido com várias acções e animação de rua, tudo na perspectiva de sensibilização das pessoas para as questões ambientais que mais afligem a comunidade e a diversão está garantida de forma permanente com insufláveis para crianças, modelagem de balões, jogos tradicionais, pinturas faciais, aulas de dança aérobica, demonstração de Karaté, para além de Acções de Sensibilização Ambiental, orientadas para a temática da Compostagem.
A Praça da Independência, o Largo do Conde, a Rua da Boavista, a Rua Sá Carneiro, a Rua Direita, parte da Avª General Humberto Delgado e da Rua Emídio Navarro ( entradas no centro ) são as artérias que no próximo Domingo estão vedadas ao trânsito entre as 8 e as 19 horas, não sendo permitido o estacionamento, a não ser em caso de confirmada emergência.

GIRP/Carlos Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário