Iniciativa municipal vai abranger cerca de 2000 pessoas
CM de Castelo de Paiva vai levar idosos e reformados à região de Aveiro
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, vai promover durante a primeira semana de Setembro, o habitual “ Passeio dos Idosos “, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local.
O passeio deste ano, que terá como destino a região de Aveiro, nomeadamente o Parque e Jardim Oudinout, no concelho de Ilhavo, e o Santuário de Nossa Senhora de Vagos, um espaço acolhedor que vai potenciar um animado convívio da família sénior paivense.
Recorde-se que o Jardim Oudinot transformou-se no maior parque de lazer à beira - ria. Um ancoradouro de recreio, circuitos pedonais e cicláveis transformam esta zona, perto do porto de Aveiro, na mais recente coqueluche da cidade de Ílhavo, a que se junta outras atracções e uma pequena praia, conhecida como a Praia dos Tesos.
Na verdade, este espaço tornou-se num dos locais mais concorridos da Gafanha da Nazaré e continua a ser apetecível para a realização de piqueniques, quer de grandes grupos que andam em passeio pela região, quer de famílias que aproveitam a zona relvada para descansar, enquanto as crianças podem brincar até à exaustão no parque infantil.
Por outro lado, nesta sua primeira paragem por terras da Ria de Aveiro, os idosos de Castelo de Paiva vão ter a oportunidade de visitar o Navio Bacalhoeiro Santo André, agora transformado em pólo do Museu Marítimo de Ílhavo. Este antigo arrastão de bacalhau, com data de construção de 1948, com 71 metros de comprimento andou pelos mares da Terra Nova e da Gronelândia, ao longo de 50 anos e agora perpetua a memória dos inúmeros ilhavenses que partiram para os mares gélidos à pesca do bacalhau e permite a qualquer visitante ficar a conhecer como era a vida a bordo desta embarcação.
O almoço de confraternização vai ter lugar no emblemático espaço do Santuário da Nossa Senhora de Vagos, local de culto mariano, muito antigo e conhecido naquela região, onde os Séniores Paivenses vão ter possibilidade de visitar o Santuário local, realizar as suas orações e desfrutar de um parque espectacular, contando com animação musical e convívio durante a tarde.
O regresso a casa será feito pelo Santuário de S. Domingos, local culto religioso e de emblemática beleza do território de Castelo de Paiva, onde para além do lanche, os participantes voltam a ter um agradável momento de convívio e de animação musical, para evidenciar a alegria desta grande jornada de confraternização da familia paivense.
O “ Passeio Convívio Sénior” é uma iniciativa do programa “ Viver Activo, Viver Melhor”, que tem como objectivo a promoção do bem-estar à população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sócio-cultural e de ocupação dos tempos livres.
O “passeio dos idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das Juntas de Freguesias, vai a caminho de três décadas de existência.
Ao longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraizada na população paivense, um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade.
Na perspectiva do presidente da CM, Gonçalo Rocha, depois do sucesso alcançado nas últimas edições, o “ Passeio Convívio Sénior2012 ” visa continuar a estimular a vida activa, quebrar o ciclo de solidão e de isolamento (que tantas vezes acompanha o quotidiano de muitos idosos), e fortalecer a sua auto-estima e, acima de tudo, deve ser uma iniciativa solidária, cooperante e humanizada para com este grupo da nossa população, que espera carinho de todos nós e o reconhecimento pelo contributo que já deram para o engrandecimento da nossa terra “.
Esta jornada de convívio dos seniores de Castelo de Paiva, terá animação musical assegurada pela própria edilidade e também com grupos oriundos das próprias freguesias, sendo que na visita ao Jardim Oudinot e ao Barco Museu Santo André, evidencia –se a empenhada colaboração da CM de Ílhavo, da CM de Vagos, bem como do Padre Carvalhais, do Santuário de Vagos, para além da colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.
GIRPCarlos Oliveira
e nesta conjuntura em que andam todos "tesos" não se terá que repensar estas atividades. Metade são do rendimento minimo e ainda tem passeios de borla e outra matade pode bem pagar esses passeios que tem boas reformas e poucos encargos
ResponderEliminarE os votos p´ro ano?
ResponderEliminarÉ o mesmo principio da atribuição dos manuais escolares.....democraticamente para os que têm mais posses e também para os mais necessitados !!!!! ;(
ResponderEliminartà bem gastai assim o dinheirinho que ides longe, num vindes que vai fazer falta para coisas muto importantes. num vistes que houve pessoas que pediram dinheiro para fazer casa e aproveitavam e cumpravam carro e agora nem tem uma cousa nem outra
ResponderEliminarPara alguns destes idosos é a única possibilidade que têm de dar um passeio por ano.
ResponderEliminarSó por isso vale a pena.
Por favor não digam disparates.
com
ResponderEliminarPara o ano que vem, deve ser um passeio ao Monte de St.º Adrião. A pé... Ninguém tem nada que reclamar, está na moda as caminhadas.
ResponderEliminargrande ideia, pois existe na mesma o convívio e esse dinheiro dá pra outras cousas mais úteis. ainda podeis dar o tacho.
ResponderEliminarnão está na altura nem há dinheiro para se dar ao luxo de se fazer passeiozinhos. nesta conjuntura e noutras atrás de outros partidos isto só se realizada porque dá votos. o povo já deixou de ser ignorante.
ResponderEliminare a maioria não são de meia idade. ou serão os apoiantes politicos?
ResponderEliminarò Sr. atento o sr. enganou-se na escrita. "...mais um passeio por ano... o sr. acha nestes dias que a totalidade dos idiosos não tem uma reforma que lhe permite dar uns passeios?
ResponderEliminarCaro anónimo de 3 de Setembro de 2012 22:59
ResponderEliminarEu não me engano na escrita. O Sr. Ou Srª (não sei se é Homem ou Mulher) é que não vive neste mundo e pelo que diz não conhece minimamente o povo POBRE de Castelo de Paiva.
Acha que quem tem uma reforma de pouco mais de 300 Euros com uma factura mensal de medicamentos , água, electricidade,telefone para uma emergência, alimentação e vestuário, ainda tem dinheiro para passear?
Se ler bem o que escrevi, disse: ” Para alguns destes idosos é a única possibilidade que têm de dar um passeio por ano.
Só por isso vale a pena.
Portanto por favor não diga disparates.
Abraço