Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Jogo para Ipad sensibiliza para problemas ambientais no Rio Paiva


A sensibilização para os problemas ambientais no Rio Paiva é o principal objetivo de um jogo para Ipad desenvolvido na Escola Secundária de Castro Daire e que é apresentado no domingo em Viseu.

O jogo, que tem como protagonista uma lontra, denomina-se "SOS Rio Paiva” e foi criado por alunos da área de informática, coordenados por Filipe Duarte, professor de Técnicas de Multimédia.


A ideia, explicou o docente à agência Lusa, surgiu quando Filipe Duarte via uma reportagem sobre o Rio Paiva e a poluição que o vai destruindo.

"Convicto de que um jogo para utilizar em Ipad e browser, e mais tarde em Iphone e Android, seria mais eficaz que uma reportagem produzida pela escola, falei com os alunos e, em maio, avançámos para o projeto", adiantou.

O jogo, que Filipe Duarte admite ser simples, tem como maior dificuldade a destreza necessária para manusear o acelerómetro, que implica "inclinar o Ipad de forma a ultrapassar os obstáculos".

A missão do jogo, corporizada por uma lontra, espécie que habita o Paiva mas está em risco devido à poluição, exige que o protagonista se desvie do lixo que encontra no rio ao mesmo tempo que se alimenta de trutas e bogas, espécies de peixe que com ela partilham o habitat.

"Se o jogador conseguir que a lontra - que ainda não foi batizada - se alimente ao mesmo tempo que se desvia do lixo, passa de nível, caso contrário, terá de voltar ao início", descreveu.

Este jogo vai ser distribuído gratuitamente, terá o download grátis e, no futuro, poderá ter algumas melhorias, nomeadamente, como explicou Filipe Duarte, a lontra ter como desafio extra limpar o rio.

A decisão de não exigir pagamento para aceder ao jogo resulta de uma constatação simples: "Se queríamos potenciar o elemento de sensibilização, teríamos de facilitar o acesso ao jogo e, desta forma, sendo grátis, esse objetivo está conseguido".

Um dos primeiros utilizadores do "SOS Rio Paiva" foi o Presidente da República, quando, há cerca de um mês, visitou Castro Daire.

"Como o Presidente mostrou interesse em ver o jogo, proporcionámos-lhe um Ipad para poder experimentá-lo", recordou Filipe Duarte.

A apresentação do jogo vai ter lugar no domingo na FNAC de Viseu.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário