Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012


NA ROTA DO MELHOR VERDE TINTO DO MUNDO
Três dias de festa para atrair milhares de visitantes à Feira do Vinho Verde de Castelo de Paiva
·                  Certame já é uma referência nacional



Milhares de visitantes são esperados a partir do próximo fim de semana em Castelo de Paiva, com o arranque da 15ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, uma aposta forte da CM de Castelo de Paiva, que continua a promover um certame de nível nacional, agendado para este fim de semana e que visa valorizar a produção vitícola do concelho, promovendo o produto agrícola mais conhecido e premiado da região.



Na cerimónia de abertura, marcada para as 16 horas da próxima Sexta – Feira, nos Paços do Concelho, e presidida pelo edil paivense Gonçalo Rocha, vai estar como convidado especial o Eng.º Carlos Duarte, Gestor do Programa ON2, da CCDR Norte, entre outras entidades ligadas à administração central, local, ao mundo empresarial e associativismo paivense.
A iniciativa que, para além de dar a conhecer os afamados vinhos de qualidade produzidos em Castelo de Paiva, vai contar com outras actividades paralelas, como a apresentação da excelente gastronomia paivense e uma demonstração do artesanato local, tudo estruturado em três dias de grande animação, onde não vai faltar espectáculos musicais, o folclore local e a musica tradicional portuguesa, para além de outras atracções  que enriquecem o programa apresentado pela edilidade paivense.
Será pois, a oportunidade única de apreciar os vinhos dos produtores da Sub - Região do Paiva, muitos deles já premiados ao nível dos concursos da Comissão Regional de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes – CRVRVV, degustar a saborosa cozinha regional paivense, e ao mesmo tempo, ficar a conhecer a riqueza do trabalho dos artesãos do concelho, sem esquecer um programa lúdico, que este ano tem nos espectáculos musicais com os Nova Som, Postas de Bacalhau e Quadrilha ( Sebastião Antunes ), a principal novidade.
Depois da sessão solene e da cerimónia de abertura da feira, concretizada a habitual ronda pelas tasquinhas, restaurantes e expositores, o certame acolhe as primeiras “ provas de vinho “ e as “ jornadas gastronómicas “, privilegiando pratos locais e as especialidades mais conhecidas da região, a par da doçaria do concelho, onde o afamado pão de ló é uma referencia a ter em conta.
Na noite de Sexta – feira, a animação estará a cargo dos Ranchos Folclóricos de S. Martinho e Nossa Senhora das Amoras, para além da actuação da MiniaTuna do ISAG, do Baile à Moda Antiga com os “ Vale do Arda “ e o espectáculo com o Grupo Musical Nova Som.
No Sábado, o melhor da cozinha tradicional paivense volta a estar em evidência à hora do almoço e jantar, com tempo para as provas dos novos vinhos e espumantes da Sub Região de Paiva, merecendo destaque em matéria de animação, a apresentação dos Grupos de Bombos de Meixomil e um espectáculo de teatro, seguindo-se o Grupo de Concertinas de Bairros e o Grupo de Danças e Cantares do Paraíso, assim como a Tuna Femenina da Universidade Portucalense e o Grupo Postas de Bacalhau “, para além do Baile à Moda Antiga com os Cavaquinhos do CCB de Espinho e S. Félix da Marinha e depois o grande espectáculo de Sebastião Antunes e Quadrilha.
Já no Domingo, ultimo dia da feira, para além das habituais provas de vinhos, as jornadas gastronómicas vão ser animadas pelo Rancho Folclórico da Senhora das Amoras, estando previsto animação de rua com o Grupo de Concertinas Diatónicas, Rancho Folclórico de Bairros, Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, a Orquestra Cinfanense num baile à moda antiga, que encerra com o baile dos resistentes.
Neste evento, que marca também a IV Concentração de Caravanas no Largo da Feira, vão estar presentes sete produtores de marca e 12 produtores individuais, para além de cinco restaurantes e diversos espaços dedicados ao sector do fumeiro e dos enchidos, bem como à doçaria regional paivense, ao artesanato e às próprias autarquias do concelho.
José Manuel Carvalho, vereador responsável pela iniciativa, mostra-se satisfeito pela adesão conseguida, ultrapassando as sete dezenas de expositores e faz questão de realçar a vontade e o empenhamento de todos para o engrandecimento deste evento que, na sua opinião, “ já é uma referência nacional, atraindo milhares de visitantes, muitos deles do estrangeiro, evidenciando-se o nosso potencial para projectar o município de Castelo de Paiva aos mais diversos níveis “.
Também Gonçalo Rocha, presidente da autarquia de Castelo de Paiva, destaca que, “ para além de ser um reconhecimento aos agricultores paivenses que se dedicam de “ corpo e alma “  ao sector da vinha, esta feira representa uma excelente oportunidade de promoção e de negócio, um momento único para apreciar vinhos de superior qualidade, cada vez mais premiados, bem como divulgar a nossa cozinha regional, a beleza do nosso artesanato, a dinâmica das autarquias e a pujança do nosso associativismo, ao mesmo tempo dar a conhecer as potencialidades turísticas de uma terra que tem o gosto e o hábito de bem receber “.
No espaço do Largo do Conde, numa zona ampla e acolhedora, o convite para três dias de grande festa orienta-nos para o despertar de apetites e sabores, numa jornada de estratégia promocional, ajustada ao prestígio por todos reconhecido, dos excelente vinhos da Sub Região de Paiva, neste caso, com o complemento das famosas iguarias paivenses, a justificar a vinda de milhares de visitantes a este certame, cada vez mais referenciado no panorama nacional.
GIRP/Carlos Oliveira

2 comentários:

  1. Parabéns aos Paivenses que corajosamente em 1998 decidiram avançar com esta iniciativa, mesmo contra a vontade de alguns que agora andam por aí em "bicos de pés"

    ResponderEliminar