Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012


Assembleia Municipal aprova contas de 2011
EXECUTIVO DE GONÇALO ROCHA CONSOLIDA FINANÇAS MUNICIPAIS
Dívida reduzida em 1,23 milhões de euros em dois anos


A Assembleia Municipal de Castelo de Paiva aprovou, em sessão de 30 de Abril, concluída em 21 de Maio, as contas da Câmara Municipal relativas a 2011. Com catorze votos a favor e 15 abstenções, a aprovação da Conta de Gerência e Relatório de Gestão referentes ao ano de 2011 demonstram o trabalho responsável que o executivo liderado por Gonçalo Rocha vem executando nos dois últimos anos, assente em princípios de grande rigor e transparência nas contas apresentadas.


Da análise das Grandes Opções do Plano, importa salientar o enorme esforço financeiro efectuado pelo Município em cerca de 4,5 milhões de euros (mais de 2,1 milhões de euros do que no ano anterior), essencialmente ao nível da educação (729 mil euros), na conservação da rede viária (1,8 milhões de euros) e das transferências para as Juntas de Freguesia/IPSS/Associações (1,5 milhões de euros).
Não obstante ter-se verificado uma redução das transferências provenientes do Estado em cerca de 482 mil euros, sendo esta a principal fonte de receita do Município, será de salientar que face a 2010, o volume de despesa realizada e não paga diminuiu cerca de 3,1 milhões de euros, realçando o grande esforço do actual executivo em melhorar o cumprimento dos compromissos assumidos para com terceiros.
Ao nível da execução orçamental, as despesas correntes pagas representaram 80,07% do valor orçamentado e as despesas de capital 53,93%, sendo que a taxa de execução da receita (53,13%) aumentou em 15% face ao ano anterior.
Depois de ter encontrado as finanças da Autarquia em situação de total desequilíbrio financeiro, o executivo presidido por Gonçalo Rocha conseguiu colocar a Autarquia no caminho do equilíbrio financeiro, tendo em dois anos conseguido reduzir em 1,23 milhões de euros a dívida do Município, que em 2011 se situou nos 15,3 milhões de euros.
Também ao nível do endividamento líquido, a autarquia de Castelo de Paiva atingiu resultados bastante favoráveis à consolidação das finanças municipais, sendo que a partir do 3.º trimestre de 2011, o município paivense viu superada a situação de excesso de endividamento líquido apresentada em anos anteriores, tendo o endividamento líquido passado a situar-se abaixo do seu limite máximo.

DGFPD
GIRP/ Carlos Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário