Páginas

terça-feira, 13 de março de 2012


Rota do Românico comemora o 422.º aniversário do nascimento de Manuel de Faria e Sousa

No próximo domingo, dia 18, celebram-se 422 anos do nascimento de Manuel de Faria e Sousa. A Rota do Românico vai assinalar a efeméride com uma exposição e um percurso pedestre, convidando a conhecer a vida e a obra desta ilustre personalidade do Tâmega e Sousa.


Intitulada “Manuel de Faria e Sousa: cidadão do mundo e das letras ao serviço de Portugal”, a mostra é composta por um conjunto de painéis que traçam o percurso biográfico de Manuel de Faria e Sousa enquanto poeta, historiador, epistológrafo, crítico literário e polígrafo, a sua relação com a freguesia de Pombeiro, no concelho de Felgueiras, onde nasceu, e com o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, as suas obras históricas e poéticas, e o lealismo a Portugal, ainda hoje envolto de controvérsia.

A exposição é gratuita e estará patente no Centro de Informação da Rota do Românico do Mosteiro de Pombeiro, de 18 de março a 29 de abril, de quarta-feira a domingo, das 10.00 às 13.00 e das 14.00 às 18.00 horas. A inauguração está marcada para o dia 18 de março, domingo, pelas 16.00 horas.

No domingo seguinte, dia 25, a Rota do Românico propõe um percurso pedestre, com uma extensão de cerca de 12 quilómetros, pelos caminhos de Manuel de Faria e Sousa. Percorra lugares que desenham a árvore genealógica de Manuel de Faria e Sousa e onde este viveu parte da sua vida: o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, onde foi batizado e aprendeu as primeiras letras, a Casa das Portas, pertencente à família Vilas-Boas, e a Casa de Valmelhorado, da família dos Sousas-Homens, das quais descende, a Quinta do Ribeiro, pertença de sua avó, a Quinta do Souto, onde nasceu, e o Lugar da Caravela, onde existiu a Quinta da Caravela, na qual viveu enquanto esteve em Portugal.

O percurso termina com uma visita à exposição “Manuel de Faria e Sousa: cidadão do mundo e das letras ao serviço de Portugal” e à lápide tumular do escritor, no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro.

A inscrição no percurso pedestre é gratuita e pode ser feita no Centro de Informação da Rota do Românico - Mosteiro de Pombeiro, ou através do correio eletrónico cirr.pombeiro@valsousa.pt e dos telefones 255 810 706 e 910 969 716.


Programa do Percurso Pedestre
08h30 - Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro
Casa das Portas
Casa de Valmelhorado
Quinta do Ribeiro
Quinta do Souto
Monte do Picoto
Lugar da Caravela
Casa do Sobrado
12h30 - Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro
Visita à exposição Manuel de Faria e Sousa: cidadão do mundo e das letras ao serviço de Portugal
Visita à lápide tumular de Manuel de Faria e Sousa
13h00 - Almoço-convívio


Âmbito: histórico, cultural e paisagístico
Extensão: cerca de 12 km
Duração: 4 horas
Grau de dificuldade: moderado
Inscrição: gratuita
Almoço (facultativo): 6 euros

Inscrições
Centro de Informação da Rota do Românico - Mosteiro de Pombeiro
T +351 255 810 706 | +351 910 969 716
cirr.pombeiro@valsousa.pt



Cláudia Costa
Planeamento e Comunicação

Sem comentários:

Enviar um comentário