Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011


Edilidade paivense e ACI promoveram iniciativas de Natal
ESPIRITO NATALICIO TROUXE MILHARES Á VILA DE CASTELO DE PAIVA



De 17 de Dezembro a 7 de Janeiro de 2012, o espírito natalício paira no ar em Castelo de Paiva, e as comemorações para festejar esta quadra natalícia são variadas. A iluminação e a música de Natal são uma constante na zona urbana da vila, com a Feira Natalícia ao rubro e os mais novos procuram os seus presentes, escutam contos de Natal e escrevem as suas cartas ao Menino Jesus….está tudo a postos para a grande Noite de Consoada e o Dia de Natal.


Revivemos o nascimento do Menino, voltamos a fazer os presépios, a iluminar portas e janelas com lâmpadas multicolores e cantamos o Natal, nos vários concertos que estão agendados no Programa Sinais de Natal…é tempo de magia, de solidariedade e de encantamento…
Entramos em Janeiro e damos as boas-vindas ao Ano Novo, cantamos as Janeiras no Auditório Municipal, numa iniciativa de sucesso e aproveitamos para fazer votos para que o Natal seja quando o homem quiser. Não deixe de conhecer o programa de Natal e Ano Novo da Câmara Municipal de Castelo de Paiva…
No âmbito das actividades de Natal, a edilidade paivense está a promover uma “exposição” – O PARQUE das ÁRVORES –  que assegura a representação de várias instituições do concelho. As árvores (de Natal) ficam expostas no jardim principal do Largo do Conde.
O dia de ontem, foi o dia de todas as emoções e o espírito natalicio vivido com grande intensidade, foi um dia em cheio, repleto de actividades, com a realização da Feira Agrícola, uma iniciativa pensada para promover e valorizar os produtos agricolas e tradicionais do concelho nesta quadra festiva, depois durante a tarde, realizou-se a abertura da Casa do Pai Natal, onde os mais pequenos puderam sentir a magia do Natal através da leitura de histórias, fotografia e jogos, num ambiente de grande alegria e diversão, enquanto o Carrossel Infantil girou sem parar, fazendo a delicia dos petizes.
A 1ª Corrida de Pais Natal foi um momento alto da programação, numa parceria com a ACICP, que potenciou aos 150 participantes momentos de alegria e puro desportivismo, sendo que a organização ofereceu o fato a todos os inscritos, que se habilitaram aos três prémios monetários em disputa.
O vencedor da prova foi Rui Teixeira, do Maratona Clube de Portugal, depois Flávio Nunes, da mesma colectividade e, em terceiro lugar, Bruno Vieira, do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, que garantiram os 300, 200 e 100 euros respectivamente, prémios disponibilizados pelas empresas Plansedra - Flex&Go, Clinica Médica e Estética “ Corpo Perfeito “ e Kasa Comigo.
O Moto Clube Paivense associou-se à festa e, uma vez mais realizou com sucesso, o Desfile Motard de Pais Natal, percorrendo as zonas mais emblemáticas do concelho e, juntamente com um sorriso, distribuindo algumas guloseimas a quem passava, enquanto no amplo espaço do Largo do Conde, se promovia uma prova gratuita de Bolo Rei, e a Câmara Municipal completava o dia com a habitual entrega de prendas a mais 1500 crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico e Pré – Primárias do concelho, bem como algumas actividades didácticas da Biblioteca Municipal e Gabinete do Ambiente com acções de sensibilização tendo em vista a defesa e protecção ambiental.
Traduziu-se num êxito esta primeira jornada dos festejos natalicios por terras de Paiva, tendo o presidente Gonçalo Rocha tido a oportunidade de a todos dirigir uma mensagem de esperança e felicitações, manifestando o desejo de umas festas felizes, em ambiente de solidariedade, de amizade e partilha, na perspectiva de que o novo ano seja mais próspero e afortunando, e que todos os paivenses possam viver esta quadra festiva de uma maneira bem positiva, com alegria e saúde, promovendo um relacionamento mais fraterno e solidário na vivência diária e ao serviço da comunidade local.
Programa “ Sinais de Natal “

Entretanto, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, anunciou esta semana, a iniciativa “ Sinais do Natal “, um evento orientado para a programação festiva da quadra natalícia que se avizinha.
Trata-se de uma realização gizada pelo Pelouro da Cultura da edilidade paivense e cuja organização conta com a estreita colaboração da Academia de Música de Castelo de Paiva, sendo diversificado o programa apresentado, contemplando encontro de coros, concertos de musica e o habitual Encontro de Cantares das Janeiras na noite de 7 de Janeiro.



Programa
17. Dezembro/21.00h

Concerto de Natal
Intervenientes: Orquestra de sopros – Direção Prof. Manuel Nunes
Coros dos Agrupamentos de Souselo e Couto Mineiro -Direção Prof. Rita Vieira
Local: Igreja Matriz de Pedorido
Organização: AMCP

18. Dezembro/17.00h/21.00h, Domingo
19. Dezembro/21.00h, 2ª feira
 “A lenda das três árvores”
“Apresentação da história Cippolino”
Intervenientes: Classes de Piano.  Coro de Câmara  e Orquestra de cordas da AMCP.
Ballet convidado “Companhia Girassol do GDCP”
Bailarina/Coreografa Patrícia Andrade
Atriz/encenadora Sandra Ribeiro
Local: Auditório Municipal
Organização: AMCP

21. Dezembro/21.00h, 4ª feira
Concerto de Natal
Intervenientes: Orquestra de cordas da AMCP – Direcção Prof Jacinto Neves
Coro dos 7º e 8º ano do articulado do AECP- Direcção Profª. Rita Vieira
Solistas
Local: Igreja Matriz de Sobrado
Organização: AMCP

22.Dezembro/21.00h, 5ª feira
Concerto de Natal
Intervenientes: Orquestra Ligeira da AMCP – Direcção Prof. Hugo Lopes
Local: Auditório Municipal
Organização: AMCP

7.Janeiro/21.00h, sábado
XIV Encontro de Cantares de Janeiras
Local: Auditório Municipal
Organização: CMCP

8.Janeiro/16.00h, domingo
Concerto Coral
Intervenientes: Coral de Fornos, Coro Infantil “Pequenos Girassóis” e Decateto de Metais da AMCP.
Local: Igreja Matriz de Fornos
Organização: Coral de Fornos


GIRP/Carlos Oliveira

6 comentários:

  1. Não é corrida de "Pais Natal". Diz-se Pais Natais.

    ResponderEliminar
  2. Natal” pode ser adjectivo (“terra natal”) ou substantivo (“celebrar o Natal”). No caso de “Pai Natal”, parece-me que “Natal” é substantivo, pois não se trata dum pai natalício mas de um pai a quem chamamos Natal. Atente-se no original em Francês. Não sei Francês, mas não me lembro de ouvir “noël” como adjectivo. Corrijam-me se estiver enganado.

    Quanto à questão “Pai Natal” versus “Pais Natais”, costumo dizer “Pais Natais”. Não é preciso “Natal” ser adjectivo para fazer o plural com “Pais”. Digo “couves-flores”, “palavras-chaves”, “cidades-fantasmas”, etc. Digo “Pais Natais” por causa da concordância. Mas admito que este não é um argumento perfeito.

    Talvez argumentando assim: Se eu tiver duas tias ambas chamadas Natália, vou dizer “as minhas tias Natálias”, não “as minhas tias Natália”. Do mesmo modo, como disse ali em cima, “Natal” é o nome daquele paizinho vermelho. (Os brasileiros concordarão mais depressa comigo, pois dizem “Papai Noël”. E aqui é mais evidente que se trata dum nome. Talvez digam “Papais Noël”, não sei, pois como é palavra estrangeira não farão o plural. Mas o plural de “Natal” em Português é claramente “Natais”.) Se aquele senhor se chama Pai Natal, dois senhores como ele chamar-se-ão Pais Natais, tais como as minhas tias Franciscas.

    Quando comecei a escrever este comentário, foi só para dizer que “Natal” também é substantivo. E os comentários pró-”Pais Natal” aqui até estão melhores que os pró-”Pais Natais”. Mas à medida que ia escrevendo, ocorreu-me o argumento das tias e acabei por me convencer a mim próprio que digo bem ao dizer Pais Natais.

    Desculpem o comprimento disto. E feliz Natal a todos. Ou feliz Natais a todos!

    Concordância ou não como a forma de o escrever todos foram unânimes em dizer que hÁ muitos anos que não viam o Largo do Conde assim cheio de gente e alegria.

    ResponderEliminar
  3. tanta "treta" para dizer isto

    ResponderEliminar
  4. Exactamente tanta treta para não dizer nada...só para se armar em iluminado, salvo seja...
    Vejo as iniciativas de Natal nos " media " e nunca ouvi dizer PAIS NATAIS...

    Deves ser esperto para dizeres PAIS NATAIS....diz-se Porta - Estandartes e não Portas - Estandartes, Porta - Lápis e nunca Portas - Lápis...
    Vai dar banho amigo e chatear outro...bom natal e aprende português correcto

    ResponderEliminar
  5. Com o devido respeito mas, o anónimo das 21:34 não percebe NADA de Português...

    "Santa ignorância"!!!!

    ResponderEliminar
  6. Podiam aproveitar para comentarem a noticia em causa, dizendo se concordam ou não com a iniciativa e por exemplo para o próximo ano poderem angariar fundos para uma instituição que desenvolva actividades importantes que dignifiquem o concelho

    ResponderEliminar