Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011


Em colaboração com o  Centro de Histocompatibilidade do Norte
HOSPITAL DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA VAI PROMOVER RECOLHA DE MEDULA ÓSSEA

O Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva anunciou, neste início de semana, que vai promover uma Campanha de Recolha de Medula Óssea, uma iniciativa que se desenvolve em parceria com o Centro de Histocompatibilidade do Norte (CHN), localizado no Porto.


Para colaborar nesta acção, os doadores devem dirigir-se a esta unidade de saúde, situada na freguesia de Sobrado, preencher um formulário até sexta-feira, dia 25 de Novembro, e posteriormente será chamado(a) para a recolha de sangue para análise
Com mais de uma centena de pessoas inscritas até ao momento, o Hospital da Misericórdia de Castelo de Paiva vai tratar de todo o processo administrativo com o doador e, posteriormente, será marcada e anunciada a data da recolha.
Recorde-se que para ser doador deverá ter entre 18 e 45 anos, mais de 50 quilos de peso e altura minima de 1,50 m, não ter tido problemas de foro oncológico, bem como outras doenças crónicas ou autoimunes, assim como não ter recebido uma transfusão de sangue desde 1980.
O Centro de Histocompatibilidade do Norte tem um trabalho meritório ao nível de provas de compatibilidade dador/receptor no âmbito das terapêuticas com leucócitos e plaquetas tipadas HLA, sendo que o transplante de medula óssea tem maiores necessidades de apoio logístico ao transplante e grande exigência em termos de compatibilidade dos tecidos.
Desde 2003, os dadores de medula óssea não relacionados, praticamente inexistentes até então, passaram a absorver grande parte da energia e dos recursos do CHN para a criação do Registo Nacional de Medula Óssea. O apoio à pesquisa e todas as provas de tipagem e compatibilidade necessárias à selecção de um dador não relacionado é um dos serviços que mais tem crescido nos últimos anos.
Fica pois o apelo á colaboração da população, para que esta iniciativa do Hospital da Misericórdia de Castelo de Paiva seja um êxito, até porque nunca será demais evidenciar que, a doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo e para o doador, a colaboração e doaçao será apenas um incómodo passageiro, mas para o doente, pode ser a diferença entre a vida e a morte.

GIRP/Carlos Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário