Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011


Dia Europeu Sem Carros em Castelo de Paiva
Município voltou a aderir à Semana Europeia da Mobilidade


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva voltou este ano a aderir à “ Semana Europeia da Mobilidade – Dia Europeu sem Carros  “, uma iniciativa da Comunidade Europeia e do Ministério do Ambiente, que neste concelho, teve concretização no dia de ontem, ocasião em que o concelho promoveu a 3ª CORRIDA DAS VINDIMAS 2011, uma prova de grande relevo que voltou a integrar o Circuito Nacional de Montanha, com cerca de meio milhar de atletas inscritos.


Para o sucesso desta iniciativa, o perímetro urbano da vila foi encerrado ao trânsito neste dia comemorativo, contemplado a interdição rodoviária a mesma zona que normalmente fica condicionada por ocasião dos festejos do S. João ou da Feira do Vinho Verde.
O presidente da edilidade, Gonçalo Rocha acompanhou de perto as actividades desenvolvidas e  abordou o interesse da iniciativa, que a exemplo de anos anteriores, foi  perspectivada com o objectivo de contribuir para a defesa do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
“ Este voltou a ser um dia diferente, já que para além da grande jornada desportiva que foi a prova do Circuito Nacional de Montanha, o desafio que propusemos é a valorização do ambiente que nos rodeia e a nossa adesão a este evento serve para afirmar o nosso contributo para que se possa viver melhor, de forma mais saudável e deixar, neste dia especial, alguns exemplos para uma vivência mais limpa e atractiva “, reforçou o autarca paivense.
As colectividades do concelho também foram chamadas a colaborar nesta acção, que foi aproveitada pela Câmara Municipal para desenvolver algumas iniciativas relativas à área do ambiente, higiene e limpeza urbana, nomeadamente uma Acção de Sensibilização para a reciclagem, separação dos resíduos e para a utilização frequente dos Oleões, estruturas de recolha de óleos domésticos já usados.
            O dia de Domingo foi preenchido com várias acções e animação de rua, tudo na perspectiva de sensibilização das pessoas para as questões ambientais que mais afligem a comunidade paivense e a diversão foi garantida de forma permanente com insufláveis para crianças, jogos tradicionais, xadrez, aula de aérobica, demonstração de Karaté e Acções de Sensibilização Ambiental.
O edil paivense Gonçalo Rocha teve a oportunidade de entregar aos responsáveis pelos grupos de Artes Marciais ( Karaté e Taekwondo ) uma simbólica lembrança, em jeito de agradecimento pela sua colaboração neste dia, permitindo juntar centenas de pessoas no Largo do Conde, para apreciar estes métodos de defesa pessoal e de combate, assim como à responsável pela demonstração de aérobica, que teve boa adesão de participantes.
                          Recorde-se que a Praça da Independência, o Largo do Conde, a Rua da Boavista, a Rua Sá Carneiro, a Rua Direita, parte da Avª General Humberto Delgado e da Rua Emídio Navarro ( entradas no centro ) foram as artérias que no passado Domingo estiveram vedadas ao trânsito entre as 9 e as 18 horas, não sendo permitido o estacionamento, a não ser em caso de confirmada emergência.


GIRP/Carlos Oliveira

1 comentário:

  1. nem de propósito a foto, acerta quase no tema e da falha da árvore que ainda não foi substituída,razão tinha o outro,cuidado com esse engenheiro,vai ser uma razia vai choupos que há muitos , vai tileiras vai tudo o que aparecer há frente

    ResponderEliminar