Iniciativa municipal vai abranger cerca de 2000 pessoas
CM de Castelo de Paiva vai levar idosos e reformados à região de Santo Tirso
· Três primeiras freguesias viajam na próxima Quarta – Feira
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, vai promover na próxima Quarta – Feira, 31 de Agosto e nos dias 7 e 9 de Setembro, o habitual “ Passeio dos Idosos “, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local.
O passeio deste ano, que terá como destino o concelho de Santo Tirso, na região do Vale do Ave, e vai contemplar uma visita ao Museu Municipal Abade Pedrosa e ao Mosteiro de S. Bento, naquela cidade minhota, que foi fundado por D. Unisco Godiniz e seu marido Abunazar Lovesendes, primeiro senhor da Maia e ancestral desta família, em 978, conforme documento publicado por D. António Caetano de Sousa.
Recorde-se que o Couto do Mosteiro de S. Bento foi instituído e doado em 1097 pelos condes D. Henrique e D. Teresa a Soeiro Mendes da Maia, que, por sua vez, o doou em 1098 ao D. Abade do mosteiro, Gaudemiro, tornando o mosteiro num dos mais poderosos do país, tendo obtido, inclusive, Bulas de protecção dos Papas Inocêncio III e Honório III.
O almoço de confraternização vai ter lugar no emblemático Monte de Nossa Senhora de Assunção, local de culto muito conhecido naquela região, onde os Séniores Paivenses vão ter possibilidade de visitar o Santuário local e desfrutar de um parque espectacular, contando com animação musical e convívio durante a tarde, onde se evidencia a colaboração da edilidade de Santo Tirso.
Para além do envolvimento da Policia Municipal, a autarquia tirsense vai colaborar com a animação musical nos três dias de passeio, sendo que no alto do Monte Córdoba, vão actuar no dia 31 de Agosto, a Associação Amigos de Sanguinhedo, a Banda Xaranga com artista popular no dia 7 e o Rancho Etnografico de Santa Maria de Negrelos – Roriz, na tarde do dia 9 de Setembro.
O regresso será feito pela Parque da Nossa Senhora da Saúde, nos Carvalhos – Gaia, onde para além do lanche, os participantes voltam a ter um agradável momento de convívio e de animação musical para evidenciar a alegria desta grande jornada de confraternização da familia paivense.
O “ Passeio Convívio Sénior” é uma iniciativa do programa “ Viver Activo, Viver Melhor”, que tem como objectivo a promoção do bem-estar à população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sócio-cultural e de ocupação dos tempos livres.
O “passeio dos idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das Freguesias, vai a caminho de três décadas de existência.
Ao longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraízada, um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade.
Na perspectiva do presidente Gonçalo Rocha, depois do sucesso alcançado no ano passado, o “ Passeio Convívio Sénior/2011 ” visa estimular a vida activa, quebrar o ciclo de solidão e de isolamento (que tantas vezes acompanha o quotidiano de muitos idosos), e fortalecer a sua auto-estima e, acima de tudo, deve ser uma iniciativa solidária, cooperante e humanizada para com este grupo da nossa população, que espera carinho de todos nós e o reconhecimento pelo contributo que já deram para o engrandecimento da nossa terra “.
- Datas do Passeio, por grupos de freguesias:
- Dia 31de Agosto - Grupo 1 - freguesias: PARAÍSO, PEDORIDO, RAIVA.
- Dia 7 de Setembro – Grupo 2 - freguesias: FORNOS, STA. MARIA DE SARDOURA, S.MARTINHO DE
SARDOURA.
- Dia 9 de Setembro – Grupo 3 - freguesias: BAIRROS, REAL, SOBRADO.
Esta jornada de convívio dos seniores de Castelo de Paiva, terá animação musical assegurada com grupos oriundos das próprias freguesias, sendo que no Monte de Nossa Senhora da Assunção, a CM de Santo Tirso vai colaborar na festa e na recepção à numerosa comitiva senior paivense.
No regresso a casa, os “ seniores “ paivenses terão a oportunidade de fazer uma paragem na Srª da Saúde, nos Carvalhos, local atractivo e espaço agradável para concretizar a última visita aos farnéis.
Para além do apoio médico e de enfermagem que será disponibilizado durante a realização dos passeios, e da própria envolvência das Juntas de Freguesia, esta acção municipal, que obriga a uma grande operação logística, conta como sempre, com a colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva., para além da empenhada colaboração da CM de Santo Tirso.
GIRP/Carlos Oliveira
sabem que o Carlitos do Paraiso furou o esquema e agarrou as camionetas e os seu pessoal e fugiu do convivio la em santo tirso e foi ao meio dia para uma quinta comer e beber
ResponderEliminarque rico convivio da familia paivense uma verdadeira vergonha tudo a custa da camara que pagou o passeio da junta de freguesia do Paraiso
gostei Carlos parabéns.....deste-lhes baile...O Tono ficou pior que estragado. Já o ano passado estivemos naquela quinta. Eles pensavam com a foto na nota de imprensa das obras do hospital oliveira do arda faziam com que ele mudasse de planos. Viva o Paraíso.
ResponderEliminarAH SIM SENHOR E ANDAMOS NÓS A BRINCAR AOS PEC E AGORA AOS BURACOS INSUSTENTÁVEL DA MADI E ESTAMOS ATOLADOS EM DÍVIDAS, MAS DÁ PARA PARA FORROBÓ, NÃO É DO BOLSOS DELES, CLARO VOTA PARA FRENTE QUEM PAGA É O POVO É COMO OS LIVROS ESCOLARES, NAO É DO BOLSO DELES...
ResponderEliminarCOMER E BEBER A CUSTA DE TODOS NÓS É FÁCIL MEUS SENHORES
ResponderEliminarSE ESTE EXEMPLO DO PARAISO COMEÇA A PEGAR ENTÃO MAIS VALE ACABAR COM O PASSEIO DOS IDOSOS QUE ISSO ASSIN NAO TEM SENTIDO NENHUM E É UMA FALTA DE RESPEITO POR QUEM ORGANIZA E PAGA A INICIATIVA
EU CONSIDERO RIDICULA E INCORRECTA A ATITUDE MAS EM POLITICA TUDO E POSSIVEL SO QUE UNS SAO FILHOS OUTROS ENTEADOS ESTA MAL PORTANTO
É só musica
ResponderEliminarJá agora que existe o dia do trabalhador,podiam fazer uma iniciativa destas,porque estes também pagm impostos e então pagarem o jantar que eles bem merecem...
ResponderEliminar