Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Depois de assinado protocolo com a Universidade do Porto
Município de Castelo de Paiva acolheu 4ª edição da Universidade de Verão






Depois de, no final de Junho, ter assinado um protocolo com a Universidade do Porto, com vista à criação de um Pólo no concelho, o Município de Castelo de Paiva acolheu, na passada semana, a edição da Universidade de Verão 2011, uma iniciativa que se desenrolou durante uma semana nos concelhos de Arouca e Castelo de Paiva, contemplando cerca de sessenta alunos participantes, alguns oriundos de países lusófonos.


A “Universidade de Verão” da Universidade do Porto, que já vai na quarta edição, constitui uma realização formativa bastante conceituada, atraindo alunos das mais diversas áreas do saber e regiões, inclusive do estrangeiro, este ano com alunas brasileiras da área de arquitetura.
Foi pois, uma semana de estudo intensivo, complementado por actividades dinâmicas ligadas à ciencia da terra, à ciencia do património, à preservação do meio ambiente e ao estudo do território e sua sustentabilidade, e que constituiu, também, uma oportunidade única para projectar a imagem destes municípios no exterior.
As actividades desenvolveram-se entre os dias 25 e 29 de Julho, sendo que em Castelo de Paiva, após recepção pelo presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, no espaço do Salão Nobre dos Paços do Concelho, decorreram as sessões relacionadas com Turismo e Sustentabilidade, Património Natural e Construído, Douro - faina fluvial, e ainda, Espaços, Formas, Linguagens e Técnicas, no âmbito da qual se efectuou um percurso interpretativo por algum património religioso de Castelo de Paiva ( Igrejas de Real, Sta. Maria de Sardoura e Raiva), bem como uma visita à aldeia de xisto de Gondarém, na freguesia da Raiva.
Depois de fazer uma curta caraterização do concelho, enaltacendo as suas potencialidades turísticas, o edil paivense não deixou de evidenciar a sua satisfação por ver esta acção formativa passar por Castelo de Paiva, dando as boas vindas aos alunos participantes e desejando o sucesso da iniciativa, na perspectiva de quem não esquecam esta terra duriense que tem o gosto e a arte de bem receber.
 A presença em Castelo de Paiva incluiu, ainda, uma visita ao Solar da Fisga, na freguesia de Bairros, bem como uma mostra de produtos locais, que decorreu no Choupal, na freguesia de Pedorido.
Na hora da despedida, profundamente agradados com a forma como decorreram as actividades no Municipio Paivense, ficou o repto para uma reedição da iniciativa.
Aproximar a Universidade da região envolvente, reforçar a oferta da Universidade do Porto ao nível da formação “ fora de horas “ e abrir as portas da universidade ao mundo, foram os principais objectivos de um projecto educativo que segue o exemplo de outras grandes universidades europeias.

GIRP/Carlos Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário