Rota do Românico comemorou Dia Internacio nal dos Monumentos e Sítios
A Rota do Românico voltou a assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um conjunto de iniciativas subordinado à temática “Água: cultura e património”. Este ano as actividades decorreram ao longo de três dias, de 16 a 18, aproveitando o fim-de-semana que precedeu o dia oficial da efeméride, comemorada na segunda-feira, dia 18.
Durante o sábado e o domingo, 16 e 17, houve visitas guiadas ao Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, que nestes dias abriu as suas portas a mais uma edição do Festival do Pão-de-Ló e Doces Tradicionais.
No domingo, dia 17, as comemorações tiveram como ponto alto uma visita turística a seis monumentos da Rota do Românico, na qual participaram cerca de 30 pessoas. Em linha com o tema deste ano, o programa incluiu a Ponte de Espindo e a Ponte de Vilela, ambas sobre o rio Sousa, o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, a Igreja do Salvador de Tabuado, um dos principais testemunhos do românico da bacia hidrográfica do Tâmega e Sousa, a Igreja de São Nicolau e a Igreja de Santa Maria de Sobretâmega, edificadas nas proximidades do rio Tâmega.
A segunda-feira, dia 18, foi inteiramente dedicada aos mais novos, com actividades lúdico-pedagógicas que reuniram quase uma centena e meia de crianças no Mosteiro de São Pedro de Ferreira, em Paços de Ferreira, e na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva/Quinta do Pinheiro.
Cláudia Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário