Rota do Românico assinala aniversári o de alargament o ao Tâmega
O primeiro aniversário do alargamento da Rota do Românico aos restantes seis municípios da NUT III – Tâmega (Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende) vai ser celebrado, este sábado, dia 12, pelas 18.00 horas, com um concerto de música clássica e barroca, pelo Grupo de Música Antiga de Paredes.
Este evento terá como cenário a Igreja de São Martinho de Mouros, no concelho de Resende, um dos monumentos que será integrado no percurso da Rota do Românico.
Constituída, na sua génese, por seis municípios – Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel -, a Rota do Românico estendeu a sua base territorial aos restantes seis concelhos da NUT III – Tâmega, numa cerimónia decorrida a 12 de Março do ano passado, no Mosteiro de Travanca, em Amarante, na qual foram formalmente assinados os protocolos de adesão.
Este alargamento constituiu um marco histórico simbólico, (re)unindo num projecto supra-municipal um legado histórico e cultural comum.
Foram já identificados vários monumentos de matriz românica, que, de forma faseada, serão integrados no itinerário de visita da Rota do Românico, actualmente composto por 21 elementos patrimoniais.
Entretanto, no passado dia 23 de Fevereiro foram assinados quatro contratos de financiamento entre a Rota do Românico e a entidade gestora do ON. 2 – O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013), que permitirão consolidar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Rota, bem como encetar o processo de alargamento aos restantes seis municípios da NUT III – Tâmega.
Cláudia Costa
Planeamento e Comunicação
Sem comentários:
Enviar um comentário