Rota do Românico assina contratos de financiame nto
A VALSOUSA - Associação de Municípios do Vale do Sousa, entidade gestora da Rota do Românico, e a AMBT - Associação de Municípios do Baixo Tâmega celebraram ontem, dia 23, quatro contratos de financiamento com a entidade gestora do ON. 2 – O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013). A cerimónia decorreu na BTL – Feira Internacional de Turismo 2011, em Lisboa.
Os contratos totalizam cerca de cinco milhões de euros, correspondentes à primeira fase do investimento, montante que será direccionado para a consolidação da Rota do Românico e para o alargamento do projecto aos restantes seis municípios da NUT III – Tâmega (Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende).
Três dos contratos firmados pela VALSOUSA destinam-se à requalificação, salvaguarda e valorização do património edificado da Rota do Românico, à implementação de um sistema de monitorização e certificação dos produtos turísticos e culturais associados à Rota do Românico e à defesa e promoção do território e do património vernacular e imaterial do Tâmega e Sousa.
Estes projectos inserem-se na Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC) da Rota do Românico, aprovada no âmbito do PROVERE - Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, uma iniciativa financiada pelo QREN e que tem como objectivo a valorização económica de recursos distintivos dos territórios.
O quarto projecto, promovido pela AMBT e gerido pela VALSOUSA, tem como objectivo concretizar o referido alargamento da Rota do Românico, através da reabilitação e sinalização dos monumentos românicos e da produção de materiais de informação e promoção. Este projecto integra a EEC PROVERE “Paisagens Milenares no Douro Verde”, liderada pela DOLMEN - Cooperativa de Desenvolvimento do Baixo Tâmega.
A EEC da Rota do Românico contempla ainda mais um projecto, destinado à dinamização cultural e turística da Rota, cujo contrato de financiamento será assinado brevemente.
Cláudia Costa
Planeamento e Comunicação
Sem comentários:
Enviar um comentário