Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

No âmbito da Comunidade Inter-Municipal do Tâmega e Sousa
COMITÉ DE PILOTAGEM DO PACTO DE EMPREGABILIDADE


REUNIU ONTEM EM CASTELO DE PAIVA


No âmbito do plano de acção da Comunidade Inter-Municipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), foi celebrado entre os principais actores representativos do território em questão (órgãos de governação regional e local, da formação, educação e emprego, do tecido económico e do sistema de ciência e tecnologia, etc) o Pacto Territorial para a Empregabilidadeonde o município paivense está também integrado. 

Ontem, foi a vez de Castelo de Paiva acolher os parceiros desta estrutura e fazer o ponto da situação em matéria de emprego e desenvolvimento económico da região abrangida pela Comunidade Intermunicipal.
 Para coordenar, gerir e dinamizar o Plano de Acção do Pacto Territorial para a Empregabilidade do Tâmega e Sousa, foi criado o Comité de Pilotagem, órgão presidido pela CIM do Tâmega e Sousa e participado por representantes da DREN, do IEFP, da Segurança Social, dos 12 Municípios, representante de cada Rede de Concertação Sectorial por Fileira Chave e da Rota do Românico.
Recorde-se que, este órgão reúne com a periodicidade mensal, de forma rotativa entre os 12 municípios que constituem a CIM-TS e, no dia de ontem, coube ao Município de Castelo de Paiva promover essa reunião mensal e receber os membros do Comité de Pilotagem. Do plano de acção das reuniões periódicas, prevê-se, para além dos normais trabalhos de concertação, uma visita a locais que se considerem de especial relevância enquanto contributo para que os membros conheçam o território e também como exemplos de sucesso.
O presidente da CM, Gonçalo Rocha e o Vereador José Manuel Carvalho, foram os anfitriões desta jornada de trabalho em Castelo de Paiva, que começou de manhã com a reunião no Auditório da Biblioteca Municipal e no período da tarde, contemplou uma visita ao CACE –Centro de Apoio à Criação de Empresas do Sousa e Baixo Tâmega e à empresa Bradco, unidade fabril do sector da marroquinaria, aí sedeada.
            No final da acção, o edil paivense Gonçalo Rocha fez um balanço positivo desta jornada de trabalho e congratulou-se com o êxito deste projecto de empregabilidade que coloca as autarquias da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Vale do Sousa a “ falar a uma só voz “ em matéria de combate ao desemprego, dinamização da actividade económica e criação de novos postos de trabalho, realçando que, esta acção deve ser entendida por todos como uma prioridade dos agentes locais e regionais, na perspectiva de fazer deste espaço regional, uma zona de atractividade e de crescimento económico e turístico.

2011/02/17
 Carlos Oliveira

3 comentários:

  1. Acho muita paiada a este tipo de shows promovidos pelo executivo Camarario, mas pagar aos profs das aecs nada que esperem se quiserem.

    ResponderEliminar
  2. Respondendo ao AECS: - da parte da Câmara, ao que julgo saber e de fonte segura, as AECS estão com todos os pagamentos efectuados! Por isso...

    ResponderEliminar
  3. os gajos das aec's que vao receber ao totta que eu tambem estou sem o meu graveto e tenho que aguentar

    ResponderEliminar