Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Avança a recolha de assinaturas para ação popular a exigir construção do IC 35


Penafiel, 24 jan (Lusa) - A Câmara de Penafiel vai promover uma ação popular para exigir à Assembleia da República que debata “a urgência” da construção do IC35 até Entre-os-Rios, revelou hoje à Agência Lusa o presidente da autarquia.

Segundo Alberto Santos, vai decorrer nos próximos dias em todo o concelho a recolha das quatro mil assinaturas necessárias para o documento ser admitido na Assembleia da República (AR).
O presidente da câmara e da Comunidade Urbana do Tâmega e Sousa recordou à Agência Lusa que em 2001 foi aprovado pela AR um projeto de resolução ao Governo, recomendando a construção do IC35, entre Penafiel e Entre-os-Rios.
O projeto, que previa uma extensão de 13 quilómetros e um custo de 64 milhões de euros, chegou a ser concluído em 2004, mas a obra nunca foi lançada a concurso.
Alberto Santos sublinha que a ligação existente a Entre-os-Rios, a EN 106, é “uma das estradas mais perigosas da região” e lembra que em quatro anos registaram-se 573 acidentes, dos quais resultaram mais de 200 feridos e sete mortos.
O autarca recorda também que o perfil da EN 106 há muito não corresponde às necessidades da região.
Segundo Alberto Santos, são prejudicadas pessoas e empresas do sul do concelho e dos municípios vizinhos, como Castelo de Paiva, Cinfães ou Marco de Canaveses, que têm nessa estrada o acesso principal à A4 e ao Hospital do Vale do Sousa.
O autarca acusa também o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, de “falta de respeito pela região”, ao não corresponder aos sucessivos apelos dos autarcas para que se pronuncie sobre a questão do IC35.
O edil insurge-se também contra o facto de ter sido suspensa a requalificação da EN 15, entre Penafiel e Paredes, cujo concurso já tinha sido lançado.
A posição de Alberto Santos ocorreu no dia em que o concelho de Penafiel está a ser visitado por uma delegação de deputados do PSD.
O deputado Jorge Costa disse à Agência Lusa que o grupo parlamentar social-democrata vai apresentar na AR uma proposta de resolução, recomendando ao Governo que no âmbito da reavaliação das obras públicas se decida pela imediata construção do IC35.
“O PSD não é contra os investimentos públicos, defendemos os que, como este, são de proximidade e interferem no dia-a-dia das pessoas”, afirmou.
Jorge Costa considera que o Governo “tem estado de costas voltadas para a região do Tâmega e Sousa”, apesar de, vincou, “nestes concelhos viverem mais de 500 mil pessoas”.
APM.

3 comentários:

  1. A Câmara de Penafiel cumpre o seu dever.
    Não sei porquê mas lembrei-me agora da ligação da variante 222 à Feira/Canedo/AE Douro Litoral !

    ResponderEliminar
  2. Pois pois... A diferença é que em Castelo de Paiva quem tenta fazer alguma coisa tem que ser posto "na ordem e na linha"... Como aconteceu recentemente a um Presidente da Junta de Castelo de Paiva!

    ResponderEliminar
  3. QUEM SE METE COM O PS....LEVA !
    ENTÃO...MEMÓRIA CURTA,ESSA !...

    ResponderEliminar