Intervenção da Vereadora do PSD Vanessa Pereira, hoje na reunião do Executivo Municipal, sob o SAP
Bom dia a todos,
A Feira do Vinho Verde de 2010 foi perturbada pela questão da SAUDE e da Educação no concelho.
Na educação, perdoem-me, mas há histórias muito mas muito mal contadas e eu espero que o concelho não perca para interesses políticos demasiado evidentes….
Sobre a Saúde, nada mesmo nada me surpreende. Desde o início deste mandato que alerto para a situação da falta de médicos e do provável encerramento do SAP….
Este Governo Socialista que já nos habituou a ter uma politica prejudicial aos mais desfavorecidos, clara e evidente em todas as medidas que toma (tomemos como exemplo o PEC) e está decidido a não cumprir o acordo que fez com os Paivenses em 2007.
De facto para este Governo o encerramento do SAP já estava decidido para 2007 e só não aconteceu porque os Paivenses, A Câmara, a Assembleia Municipal e as juntas e assembleias de freguesia protestaram e fizeram o Governo recuar. E recuou fazendo um acordo com o concelho garantindo o SAP até à conclusão do IC35 e da variante à 222.
E por isso com pompa e circunstancia foi prometido por um ministro em plena campanha eleitoral o avanço do IC 35. Aliás o Despacho saiu até em Diário da Republica e solicito ao meu colega que por favor distribua cópia. Só que depois das eleições foi o que se sabe o Ministro deu o dito por não dito e esqueceu-se do IC35. Por isso agora o Governo não quer cumprir o acordo de manutenção do SAP e como não conseguiu fecha-lo de uma vez estrategicamente começa a fechá-lo aos soluços para não nos queixarmos….
E foi assim no fim-de-semana da Feira de Vinho Verde com milhares de pessoas a visitar o concelho e provavelmente com algumas (muitas) espantadas com o que se passa na saúde em Castelo de Paiva.
Estranho o timimg do comunicado emitido ontem mesmo poucas horas antes desta reunião de CM e que ainda não disponível no site da CM…bem secalhar não estranho! A exemplo de outras vezes mais uma vez se conheceu o seu teor pela Rádio Paivense! Solicito aqui uma cópia do mesmo…
Afinal sempre tivemos razão para o que andamos a alertar desde o inicio deste mandato…ainda bem que o Sr. Presidente acordou!
No comunicado fala em nome da Câmara Municipal, esquece por sinal que CM somos todos, os 7 vereadores e mais uma vez não fomos ouvidos nem achados! Esta é a sua Ideia de Democracia! Os paivenses começam a entender…
No comunicado dirigem-se ataques à Dr.ª Fátima Gonçalves mas como nunca nos foi permitido assistir a nenhuma reunião com a Ace´s, não sabemos a posição da mesma, nem o motivo pelo qual o não o recebe! Estranhamente somos na Ace´s o único concelho que é liderado por uma CM socialista!
Mas deixem me relembrar algumas coisas ditas ao longo destes meses:
- Na reunião de câmara de 14 de Janeiro do presente dizia-se que a ARS ia celebrar um contrato com o Dr. Avelino Alves, medico que muito deu ao Centro de Saúde de Castelo de PAiva e aos paivenses …afinal nunca aconteceu;
- Na reunião de 11 de Março eu própria sugeri que fosse aprovada uma moção de repúdio pelo previsível encerramento do SAP.***
O Presidente da Câmara referiu não ver razão para aprovar nesta altura qualquer moção de repúdio, simplesmente porque não há ainda qualquer decisão sobre o encerramento. – Mas estranhamente no comunicado emitido ontem diz que logo em Novembro 2009 foi confrontado com a possibilidade de encerramento do SAP, afinal em que ficamos? Aqui já se chamaram alguns nomes por muito menos!
- Na reunião de Câmara de 25 de Março referiu que ainda não viu necessidade de levar um autocarro para defender o interesse dos paivenses em relação ao SAP de quando necessitar contratará o autocarro!
- Na penúltima Assembleia Municipal o senhor até referiu conversas com o Secretário de estado Dr. Pizarro e que ele conhecia muito bem concelho!
- Na ultima reunião de câmara referi o caos no Centro de Saúde….. a falta de médicos no SAP dias a fio… a deslocação de enfermeiros do CS castelo de Paiva para outros CS…o deteriorar das condições de trabalho dos profissionais, e quando refiro a condições de trabalho não me refiro só a condições físicas mas sim às emocionais…estes profissionais merecem respeito!
Nós avisamos e aqui afirmo que sem luta o seu Governo Socialista não vai cumprir o acordo que fez com os Paivenses. Sem luta o SAP fecha e curiosamente nem sequer negociamos contrapartidas. Á meses que dizemos isso….
A sua resposta foi que estava atento e que não precisava dum autocarro. Pois bem, a minha conclusão e tendo em conta os últimos desenvolvimentos no CS Castelo de Paiva e no SAP, é que por este andar o senhor nem de autocarro, nem de comboio, nem de avião resolve o problema.
Este problema da Saúde, grave, não é seu. É NOSSO e como tal temos que todos, paivenses, câmara, assembleia municipal, juntas de freguesia e assembleias de freguesia de lutar pela sua defesa. Não queira ficar sozinho ligado ao maior ataque feito aos direitos na saúde dos paivenses! Não queremos ser mais do que ninguém! Apenas queremos ser tratados de forma igual aos restantes portugueses!
Uma palavra aos profissionais do Centro de Saúde (médicos enfermeiros auxiliares e administrativos) de castelo de Paiva que muitas vez são privados das condições ideais para trabalharem…uma palavra de agradecimento pelo empenho esforço e dedicação nesta altura difícil. A todos o nosso agradecimento!
Uma palavra para os paivenses, chegou a hora de nos unirmos, de lutarmos juntos sem demagogias… por mantermos o acesso aos cuidados de saúde, por mantermos o nosso SAP! Para exigirmos que o Governo Socialista cumpra o que nos prometeu!
Castelo de Paiva, 8 de Junho de 2010