Vanessa Pereira, vereadora social democrata, mostra o seu desagrado sobre a "UNIDADE DE CUIDADOS PERSONALIZADOS DE OLIVEIRA DO ARDA" em reunião de Câmara Municipal realizada no passado dia 28 de Outubro". Por isso emitiu um "Comunicado" no facebook do PSD local a dar conta de tudo isso.
Posição sobre UNIDADE DE CUIDADOS PERSONALIZADOS DE OLIVEIRA DO ARDA em Reunião de Câmara Municipal do dia 28 Outubro de 2010
Não podemos deixar de tecer algumas considerações relativamente ao comunicado que o senhor Presidente assina no que se refere à saúde em Oliveira do Arda.
E permita-me que lhe diga, senhor Presidente, que o seu comunicado é chocante e usando os termos que o senhor usava quando estava na oposição…
E uma vez que esta aqui a rádio que tem dado grande acompanhamento a este problema, agradeço que me permitam esclarecer!
Nós compreendemos que passado um ano após a tomada de posse o Senhor tenha necessidade de apresentar trabalho. De facto deste ano de poder socialista o que nós recordamos é:
O IC 35 voou;
O Serviço de atendimento permanente, já foi (mas mais à frente falarei nisso);
A variante à 222 depois da Póvoa vai pelo mesmo caminho tendo em conta que o senhor ainda não percebeu que uma regra da boa gestão é o trabalho de equipa e nem sequer participa no grupo de trabalho já criado e a trabalhar;
O mega agrupamento estaria implementado senão fosse a acção pronta e rápida da Assembleia Municipal;
As fábricas que o senhor garantiu durante a campanha eleitoral se fosse poder, já eram;
O desemprego continua a aumentar de 1378 para 1648 (mais 270 desempregados) e, por tudo isto havia necessidade de apresentar trabalho e como tal esta alteração em termos de funcionamento da saúde em Castelo de Paiva, veio mesmo a calhar.
Mas até aqui senhor Presidente enganou-se! De facto o que se passou e se passa em Oliveira do Arda não é nada do que o senhor diz no seu comunicado.
Vamos por isso a factos e falar seriamente desta situação.
Oliveira do Arda os seus profissionais que lhe deviam merecer mais respeito criaram uma UNIDADE DE CUIDADOS DE SAÚDE PERSONALIZADOS. O que é isto? Diríamos que é uma espécie de unidade de saúde familiar apenas com menos vantagens financeiras do pessoal em serviço.
Esta UNIDADE está a ser negociada entre a ACES do Vale do Sousa e os Técnicos de Saúde de Oliveira do Arda há mais de um ano. Na verdade a competência para criar estas Unidades é da ACES (por delegação de competências) e não da Administração Regional de Saúde do Norte. Compreende-se por isso a sua dificuldade é que estas Unidades ficam hierarquicamente dependentes da ACES do Vale do Sousa ou seja da Dra. Fátima Gonçalves.
Significa isto que os profissionais de saúde de Oliveira do Arda dependem directamente da ACES do Vale do Sousa nada tendo com a UNIDADE DE CASTELO DE PAIVA. Aliás a Castelo de Paiva só vão fazer SAZU quando necessário como vem outros profissionais das diversas unidades da Aces quando necessário.
O QUE MUDOU?
Os profissionais de saúde de Oliveira do Arda organizam todas as actividades da sua UNIDADE DE CUIDADOS DE SAÚDE PERSONALIZADOS e distribuem as suas actividades em função das necessidades. Em concreto os médicos que até agora iam realizar consulta aberta em Castelo de Paiva passaram a realizá-la em Oliveira do Arda e como tal passou a haver consultas abertas em períodos da tarde e em horário mais alargado. Por outro lado os utentes da freguesia do Paraíso podem inscrever-se em Oliveira do Arda.
Esta Unidade existe porque os profissionais de saúde e a ACES a implementaram e nada, mesmo nada teve a ver com qualquer intervenção política basta dizer que está a ser negociada há mais dum ano.
Mas como em tudo na vida não há bela sem senão e desse senão o senhor não falou.
Efectivamente os profissionais de Oliveira do Arda ao criarem a UNIDADE DE CUIDADOS DE SAÙDE PERSONALIZADOS deixaram de hierarquicamente ter ligação a Castelo de Paiva e logo deixaram de efectuar consulta aberta na em CASTELO DE PAIVA. Por isso na sede do Concelho as respostas pelo menos médicas passaram a ser menores. Isso mesmo dizia um utente à rádio quando se queixava que a sua esposa em fim de gravidez não foi vista pelo médico - e até dizia o nome - exactamente porque esse médico deixou de efectuar consultas abertas em Castelo de Paiva. Logo na sede a situação é pior enquanto não houver mais médicos. Como dizia o Dr. Canhoto é a historia do cobertor, tapa a cabeça destapa os pés se tapa os pés destapa a cabeça!
Finalmente o SAP. Foi bonito ouvir e saber que em Vieira Minho o senhor Presidente da Câmara que por sinal é socialista se juntou à população na defesa do Serviço de Atendimento Permanente. A defesa dos interesses da população não se compadece com Partidos Políticos, isso só acontece em Castelo de Paiva!!! Até ameaças de manifestação ilegal, mas os actos ficam com quem os pratica.
Mesmo assim não está tudo dito. Todos sabíamos em Janeiro de 2010 que estava tomada a decisão de fechar o SAP de Castelo de Paiva. Quando falamos pela primeira vez, na expectativa de que avançássemos para o terreno para defender a nossa população compreendi que o senhor Presidente tinha outra estratégia. O SAP fechou e a pressa…em cima do joelho…criou-se um comissão urgente a 9 Setembro de 2010 que a data imagine-se lá…ainda não reuniu uma única vez!!!!
Espero muito sinceramente que se trabalhe mais e se faça menos politiquisse. Os autarcas estão ao serviço da população e não dos partidos políticos. Este ano foi mau demais fazemos votos para que o próximo seja melhor….
Vanessa Pereira
Vereadora do PSD Câmara Municipal de Castelo de Paiva
O comunicado não traz nada de novo.
ResponderEliminarO estilo na elaboração do mesmo já é sobejamente conhecido.
Se a Jovem Vereadora Vanessa Pereira quer mostrar a diferença tem que inovar no discurso e mostrar independência e que tem aptidões para ser Vereadora, porque até agora, não se viu nada.
estar a publicar artigos e por a letra a preto para ninguém ler mais vale não escrever, senhora vereadora isso não está mal de agora, já tem cabelos brancos... mas está bem como agora o poleiro é diferente a que falar.
ResponderEliminar